Já que o assunto é tamanho das torcidas.....

Achei uma pesquisa(não tão recente é verdade, mas a mais confiável e atual que tenho noticias) do instituto DataFolha do final de 2007 e os números comprovam aquilo que a maioria já sabe.
Interessante que a pesquisa divide em regiões também o que dá uma confiabilidade ainda maior.

Se levarmos em consideração nos anos sem a pesquisa atualizada(2008 até agora) podemos pensar em um pouco mais de crescimento de São Paulinos e Palmeirenses pelos titulos brasileiros e paulista de 2008 e creio que na mesma proporção o Corinthians pelos titulos paulista e da Copa do Brasil desse ano), do restante eu acredito nada mudou.

Segue a matéria:
Ranking das torcidas

Fla segue no topo eCorinthians também continua como o segundo clube mais querido dos torcedores do Brasil!
As torcidas de Flamengo e Corinthians continuam como as maiores do Brasil, Flamengo e Corinthians continuam sendo os clubes que lideram a preferência nos corações dos torcedores por todo o Brasil. Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha mostra estabilidade no ranking. O Rubro-Negro tem a preferência de 17% dos brasileiros com idade a partir dos 16 anos, enquanto o Timão é o preferido de 12%. Em terceiro vem o São Paulo, com 8%. Em relação à pesquisa anterior sobre o tema, realizada em agosto, os percentuais obtidos por esses três times permaneceram idênticos. Um detalhe importante: a pesquisa foi feita com os clubes que disputam as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.
Os dados foram coletados entre os dias 26 e 29 de novembro de 2007. Foram ouvidos 11.786 brasileiros em 390 municípios do país. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.O percentual dos torcedores do
Palmeiras diminuiu de 8% para 6%. No entanto, a variação negativa está dentro da margem de erro. O número de vascaínos chegou aos 6%. No levantamento anterior, era de 5%. O curioso é que, entre todos os entrevistados, 26% dizem não torcer por clube algum.

No Rio, Fla bate os rivais juntos!
O Globo.
Torcidas de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Rubro-negros superam rivais
No Estado do Rio de Janeiro, a torcida do Flamengo mostra ainda mais força. O clube é o primeiro colocado, com quase três vezes o percentual obtido pelo segundo, e também supera os rivais juntos. São 46% que declaram ser torcedores do Rubro-Negro, contra 16% que torcem para o Vasco. Botafogo e Fluminense atingem 9% cada. Na capital, o resultado é parecido: Flamengo é o time preferido de 43%, afirmam torcer para o Vasco 18%, citam o Fluminense como time do coração 11% e declaram-se botafoguenses 9%.

Fiel segue com o Timão.
O Corinthians continua sendo o time com maior torcida em São Paulo, tanto no estado quanto na capital. Analisando os dados da pesquisa atual com os de levantamento realizado em março, observa-se que entre os moradores do Estado de São Paulo o percentual dos que declaram o Corinthians como time de preferência oscilou dois pontos para baixo, de 31% para 29%, enquanto a taxa dos que torcem para o São Paulo oscilou dois pontos para cima (de 19% para 21%). Assim, o tricolor paulista obtém a maior taxa desde 2000. Palmeiras e Santos também oscilaram positivamente: o time alviverde variou de 12% para 13%, e a equipe do litoral passou de 6% para 7% das preferências.
Entre os que moram na capital paulista, a oscilação no percentual de torcedores do Corinthians, nesse caso em relação a levantamento realizado em agosto, foi de um ponto para baixo (de 31% para 30%), e a taxa dos que declaram torcer para o São Paulo se manteve idêntica à registrada anteriormente (21%). Oscilaram um ponto para baixo Palmeiras (de 14% para 13%) e Santos (de 6% para 5%).

Em Minas e no Sul, equilíbrio
Em Minas Gerais, o Cruzeiro é o primeiro colocado no estado, mas empata com o Atlético na capital. Quando se leva em consideração o total de entrevistados em Minas, a equipe celeste atinge 29% das preferências, nove pontos a mais do que o percentual obtido por seu maior rival, que fica com 20%. Em Belo Horizonte, a diferença se situa dentro da margem de erro da pesquisa para a cidade, que é de cinco pontos, para mais ou para menos: Cruzeiro tem 38% e o Atlético fica com 34%. Algo parecido acontece entre os gaúchos. No Estado do Rio Grande do Sul o Grêmio é líder isolado, com 48%; o Internacional conta com 36% das preferências. Em Porto Alegre, o tricolor gaúcho atinge 48%, apenas cinco pontos percentuais a mais do que o rival colorado, que obtém 43%, e ocorre um empate, em razão da margem de erro, de exatamente cinco pontos, para mais ou para menos.

Na Bahia, também dá Flamengo
O Bahia é o líder isolado entre os moradores de Salvador, com 40% das preferências, 18 pontos à frente do Vitória, que atinge 22%. Porém, no estado como um todo, o Bahia fica com 16%, perdendo a preferência para o Flamengo, que chega a 21%. O Vitória é o time declarado de 8% dos baianos.

O rugido do Leão tem força
O Sport lidera entre os moradores de Pernambuco, com 21%, e no Recife, com 34% das preferências. No estado como um todo, vêm a seguir, entre outros, Corinthians (8%), Santa Cruz, Flamengo (7%, cada), São Paulo, Palmeiras (5%, cada) e Náutico (4%). Na capital pernambucana, o Santa Cruz atinge 15%, e o Náutico fica com 11%, enquanto Palmeiras obtém 3% e Flamengo, Corinthians e São Paulo ficam com 2%, cada.

'Intrusos' se destacam no Paraná
No Paraná, os paulistas chamam a atenção: entre os que moram no estado, 15% declaram torcer para o Corinthians e 10%, para o Palmeiras. O Atlético fica com 7%, percentual idêntico ao obtido pelo São Paulo, o Coritiba com 6%, mesmo percentual registrado pelo Flamengo e pelo Santos, e o Paraná conta com 3% das preferências, a exemplo do que ocorre com o Grêmio. Já entre os que moram em Curitiba, Atlético atinge 22%, Coritiba fica com 17% e Paraná, com 10%.


Confira a lista dos mais queridos do Brasil
CLUBE %
Flamengo 17
Corinthians 12
São Paulo 8
Palmeiras 6
Vasco 6
Grêmio 4
Cruzeiro 3
Internacional 3
Santos 2
Atlético-MG 2
Botafogo 2
Fluminense 1
Bahia 1
Vitória 1
Sport 1
Santa Cruz 0
Ceará 0

0 (zero) = não atingiu 1%

**Fonte http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL260098-4274,00.html

16 comentários:

  1. População do Estado de São Paulo: 40.000.000 habitantes.

    Corinthians tem 30% da população paulista = 12.000.000 de torcedores.

    População do Estado do Rio de Janeiro: 15.000.000 habitantes.

    Flamengo tem 46% da população carioca = 6.900.000 de torcedores.

    É isto que vale, não?

    Obs.: Eu encontrei outras pesquisas sobre ranking de torcidas no Brasil, que apresentam outros números, com uma margem de erro, em relação a esta, de "só" 5 milhões de torcedores. Não é confiável estas pesquisas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não leve em consideração numero da população.
    Essa pesquisa é feita com torcedores acima de 16 anos e abrange muito mais do que número populacional.
    O fato é que o Corinthians através de Ronaldo está reinvindicando algo que não é cabível, o Corinthians têm uma grande torcida porém números são números e o Flamengo querendo ou não possui o maior número de torcedores no nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Para mim flamengo, corinthians dividem a ponteira entre os torcedores leais ao time(os modinha aqui não contam). Falando em torcida modinha a do SPFC se destaca, sem duvida é o time dos que não torcem pra ninguém! O time mais modinha do país disparado!

    ResponderExcluir
  4. Agora partiu pra uma idéia individual.
    A pesquisa respeita parametros, os mesmos que apontam por região apontam o geral e isso é fato pois é número.
    Corinthians deve pensar em jogar bola, reinvindicar posto que não têm cabimento já fica chato.

    ResponderExcluir
  5. O Corinthians não está reinvindicando nada!!!!!!

    O Ronaldo (c/ flamengista) só teve a coragem de questionar uma verdade, que queria se tornar incontestável p/ o resto da vida, por interesses pessoais e financeiros (Rede Globo).

    O Flamengo tem uma torcida maior? Acredito que sim. Mas os seus torcedores tem um perfil totalmente diferente, de outros times do país. Por imposição da senhora Rede Globo, os jogos do Flamengo são transmitidos p/ todos os estados, que criam uma certa simpatia c/ o time, mas não deixam de torcer p/ os clubes regionais. Portanto, Flamengo tem o maior número de simpatizantes, e o Corinthians de torcedores fiéis!!!!!!

    Vide isto, no exemplo do estado do Paraná, que mesmo participando da pesquisa os clubes paranaenses (Atlético, Curitiba e Paraná), a torcida do Corinthians é a maior do estado, ou seja, os torcedores paranaenses são Corinthians, c/ primeira opção!!!!!!!

    Agora vamos ver o depoimento abaixo:

    "Enviado por: MANOEL CARTAXO DA SILVA

    SOU NORDESTINO, SOU CEARENSE E TORÇO PELO CEARÁ , agora aqui muitos torcedores tando do fortaleza e do ceará tem uma segunda opção pelo Flamengo.
    o flamengo é a segunda opção , aqui o cara torce em primeiro lugar pelo ceará ou fortaleza e depois como segunda opção escolhe principalmente o Flamengo do rio."

    Flamengo o clube mais simpático do mundo!!!!!!
    Graças a Globo!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Vamos a outro depoimento:

    "Enviado por: junior

    Realmente a questão de quem tem a maior torcida é complicada, e concordo que se a analise for feita nos Estados de SP e RJ a torcida do Corinthians é bem maior. Mas como citou um colega a grande formadora de opinião(GLOBO) influência diretamente isso. Sou paulista e Corinthiano e estou morando em Brasilia e aqui meu amigo, jogo do Corinthians só se vê quando ele joga com times do Rio e se o Flamengo não estiver jogando. Se o Flamengo estiver jogando com o Asa de Arapiraca(com todo respeito) a Globo transmite o jogo do Flamengo. Isso falando do período do Brasileiro, no período dos Estaduais então, só ficamos sabendo dos resultados nos jornais da noite. Mas a verdade é que o Ronaldo falou apenas uma coisa que se ouve o tempo todo em SP e talvez nem expresse a opinião dele. E mais, não sei porque os flamenguistas(e olha que eu gosto do Flamengo) estão nervosinhos, ele ficou uma cara na Gávea e ninguém propôs nada ao cara, queriam o que? Que ele jogasse lá por caridade."

    Rede Globo e Flamengo tudo a vê!!!!!!!

    Corinthians em SP = 12.000.000 de fiéis!!!!

    Flamengo no RJ = 6.900.000 de torcedores, que representam 1 bilhão de simpatizantes em todo mundo, segundo a imprensa carioca. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. vejam a pesquisa do GALLUP do Brasil aco ela muito interessante e confiável, sem bairrismo e como é um instituto internacioal fica mais ainda, e não foi pedido por políticos, globo, folha e nem comentaristas torcedores, foi pedidopor uma revista internacional.

    ResponderExcluir
  8. POR ISSO QUE A TORCIDA DO FLAMENGO É A MAIOR DO BRASIL, PORQUE SÃO PAULO É UM ESTADO E NÃO A REPUBLICA FEDERATIVA DE SÃO PAULO.FUI EM NATAL, RN ESTE ANO E SINCERAMENTE SÓ VI CAMISA DE TRES TIMES, FLAMENGO, VASCO E SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  9. OUTRA COISA A TORCIDA DO FLAMENGO É A QUINTA NO ESTADO DE SÃO PAULO, A TV BANDEIRANTES NÃO INFLUENCIA EM NADA? , GLOBO SÃO PAULO SO PASSA JOGO DO TIMINHO ISSO NAO É INFLUENCIA? OUTRA COISA NO INTERIOR DE SÃO PAULO NÃO SE TORCE PARA DOIS TIMES? ISSO É CONVERSA O FLAMENGO É MAIOR E REALMENTE SOMOS SIMPATICOS AO CONTRARIOS DE UM TIME QUE AS TORCIDAS SÃO ANTIPATICAS

    ResponderExcluir
  10. Mengo, simpatia e nada mais!

    ResponderExcluir
  11. O Flamengo tem SIM a maior torcida, mas de que adianta isso tudo se vive afundado em dividas?
    Gente vamos acordar, tamanho de torcida não é documento nem da títulos.
    Era pro flamengo lotar o Maracanã todos os jogos, e faz isso?
    Então torcedor de sofá e simpatizantes são pesos mortos nessas pesquisas...
    Eu não ligo pra tamanho de torcida, a torcida do Palmeiras deve ser a quinta ou sexta do País atualmente mas eu nem ligo pois isso é questão de GOSTAR, AMAR, SE IDENTIFICAR.

    ResponderExcluir
  12. Eu moro em Cuiabá-MT, era para ser Flamenguista por conta da familia (metade Fla, metade variada).

    Meu tio fez de tudo para eu virar Flamenguista.

    Virei Corinthiano na derrota "pra la de injusta" frente ao Palmeiras em 1994.

    Percebi que a paixao entregue no campo pela equipe alvinegra, a motivação, e todo esforço em campo, mesmo sendo inevitavel a derrota,foi suficiente para eu torcer que no proximo ano eles viessem ganhar, e acabar com aquele timinho que tanto roubou, ganhou roubado.

    obs. torcedores não torcem por equipes, eles torcem por Zico, Socrates, Pele, Marcelinho Carioca, e ninguem mais, porque de la pra ca os times esqueceram como se faz para captar uma torcida

    ResponderExcluir
  13. Du, essa idéia de que o Flamengo é o 2° time de varias pessoas não tem lógica nessas pesquisas, pois a pesquisa pergunta qual é o time do pesquisado. Se ele for Ceará e torcer pelo Flamengo como 2° time, ele dirá ao pesquisador que torce pelo Ceará e não pelo Flamengo. A pesquisa não computa o 2° time das pessoas, só os primeiros. Se fosse computar o 2° time, nós teríamos pelo menos 50% da população brasileira sendo Flamenguista.
    E o Flamengo não lota apenas o maracanâ, mas em todas as cidades do país.

    Diego
    Salvador/BA

    ResponderExcluir
  14. SE FOSSE FEITA UMA PESQUISA SÉRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO, VERIAMOS QUE A TORCIDA DO PALMEIRAS É MAIOR QUE A DO SÃO PAULO, ISSO PORQUE NO INTERIOR DO ESTADO A DO PALMEIRAS É BEM MAIOR, MAS ELES SÓ TRABALHAM COM PESQUISAS NA CAPITAL.

    ResponderExcluir
  15. ACREDITAR QUE A TORCIDA DO FLAMENGO TEM SIMPATIZANTES FORA DO RIO É TAMBÉM ACREDITAR QUE SÃO PAULO ONDE A MAIORIA É IMIGRANTE - NODESTINOS, JAPONESES, ITALIANOS E OUTROS MAIS, E PAULISTAS DA GEMA SÃO MINORIA - O CORINTHIANS TAMBÉM TEM SIMPATIZANTES. O NODESTINO TORCE PARA O TIME DO SEU ESTADO E O CORINTHIANS VEM COMO SEGUNDO TIME, O ITALIANO TORCE PARA O JUVENTUS, MILAN, INTERNAZIONALE AÍ O CORINTHIANS VEM COMO SEGUNDO TIME, O JAPONÊS TORCE PARA O KASHIMA, PARA O VERDY KAWAZAKI E O CORINTHIANS VEM COMO SEGUNDO TIME.
    QUANDO SÃO FEITAS ESSAS PESQUISAS É PERGUNTADO QUAL É O SEU TIME E NÃO O SEU SEGUNDO TIME.
    PAREM DE CHORAR E ADMITAM: O FLAMENGO É A MAIOR TORCIDA DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  16. SOMOS UMA NAÇÂO ! MENGOO !

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.