Sobre o clássico dos clássicos no próximo domingo!


PALMEIRAS x CORINTHIANS
CORINTHIANS x
PALMEIRAS




Algumas curiosidades sobre o clássico sem dúvida nenhuma de MAIOR RIVALIDADE E PROPORÇÃO do Brasil.


Por que o nome "Derby Paulista"?
Derby Paulista é o nome por que é conhecido o clássico paulista entre os time de futebol Corinthians e Palmeiras. É a rivalidade entre dois dos clubes de futebol ainda na ativa mais antigos da cidade de São Paulo!

Foi o jornalista Thomaz Mazzoni quem batizou a rivalidade, em referência à mais importante corrida de cavalos do mundo, o Derby de Epsom.


Pode-se entender a proporção do clássico quando se sabe que Corinthians e Palmeiras já decidiram campeonatos estaduais (Campeonatos Paulista), regionais (Torneio Rio-São Paulo), nacionais (Campeonato Brasileiro) e vaga para a final de competição continental (Taça Libertadores da América). Nenhum outro clássico brasileiro decidiu tantos campeonatos importantes.


CURIOSIDADES:

*No primeiro confronto entre Palestra Itália e Corinthians, em 6 de maio de 1917, houve vitória palestrina por 3 a 0.

*A primeira vitória alvinegra sobre o Palestra foi por 3 a 0, no dia 3 de maio de 1919.

*O Corinthians foi campeão em oito competições que contaram com o Palestra-Palmeiras como vice-campeão: nos Campeonatos Paulistas de 1922, 1923, 1937, 1939, 1951, 1954, 1995 e 1999. Conquistou títulos em partidas decisivas contra o arquirrival nos Paulistas de 1954, 1995 (final) e 1999 (final) e também no Torneio Rio-São Paulo de 1954, quando o Fluminense foi vice-campeão.

*O Palmeiras foi campeão em nove competições que contaram com o Corinthians como vice-campeão: no Campeonato Brasileiro de 1994, nos Torneios Rio-São Paulo de 1951 e 1993, e nos Campeonatos Paulistas de 1936, 1942, 1947, 1966, 1974 e 1993. Nos Estaduais de 1942, 1947 e de 1966, apesar de o Corinthians ter sido vice-campeão, as partidas decisivas foram realizadas contra outras equipes: São Paulo, Santos e Comercial de Ribeirão Preto, respectivamente.

*Nas duas vezes em que se enfrentaram pela Taça Libertadores da América, o Palmeiras eliminou o Corinthians nos pênaltis: em 1999, nas quartas-de-final, e em 2000, nas semifinais. Na primeira disputa, em 1999, o Palmeiras venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e o Corithians venceu o segundo pelo mesmo placar, levando a decisão para os pênaltis, que resultaram em vitória alviverde por 4 a 2. Na Libertadores de 2000, o Corinthians venceu o primeiro jogo por 4 a 3 e o Palmeiras venceu o segundo por 3 a 2, levando a decisão para os pênaltis. Ao final, a equipe alviverde bateu o Corinthians por 5 a 4.


ESTATISTICAS GERAIS DO CLÁSSICO:


Número de jogos: 329
Vítórias do Corinthians: 112
Vitórias do Palmeiras: 119
Empates: 98
Número de gols: 925
Gols marcados pelo Corinthians: 442
Gols marcados pelo Palmeiras: 483
Maior goleada: Palestra Italia 8 x 0 Corinthians (
Campeonato Paulista de Futebol/Rio-São Paulo) - 5 de novembro de 1933
Ultima Partida: Palmeiras 1 X 1 Corinthians (
Campeonato Paulista, 8 de Março de 2009)Diego Souza 48'(PAL) Ronaldo 92' (COR).


ESTATISTICAS DO CLÁSSICO NO BRASILEIRÃO:


Número de jogos: 33
Vitórias do Corinthians: 10
Vitórias do Palmeiras: 11
Empates: 12
Gols do Corinthians: 31
Gols do Palmeiras: 41
Última partida:
Palmeiras 1 a 0 Corinthians (23 de setembro de 2007)

4 comentários:

  1. Este histórico apresentado pelo Dr. Allan, mostra c/ clareza uma máxima do futebol brasileiro, que tem sido deixada de lado por modismos de torcidas simpatizantes, que querem diminuir a grandeza do futebol brasileiro em relação ao futebol internacional:

    1. A história gloriosa do futebol brasileira foi escrita pela rivalidade dos clubes em âmbito regional.
    O futebol pentacampeão mundial nasce da paixão de seus torcedores pelos seus clubes e da rivalidade construída em várias décadas, que moveram multidões de torcedores apaixonados, criaram a ambição em jovens de se tornarem heróis destas multidões e promoveram a formação dos maiores craques do futebol mundial!!!!!!!!

    E tudo isto fizeram da nossa seleção e do nosso futebol o melhor do mundo!!!!!!!!

    2. As competições e as conquistas internacionais, não foram as principais responsáveis pela construção da grandeza de nennhum time brasileiro, todos os clubes grandes brasileiros ganharam seus espaços no país do futebol, conquistando campeonatos regionais e nacionais.

    *Talvez o Santos de Pelé, seja o único clube brasileiro que construiu sua história de grandeza, com conquistas nacionais e internacionais em paralelo, mas mesmo assim o Santos, como outros clubes brasileiros naquela época, não davam valor aos campeonatos internacionais com a Libertadores, que não teve representantes brasileiros nos anos de 68, 68 e 70.

    3. Estatísticas não é o principal fator p/ construção da grandeza de um clube.

    Primeiro, números no futebol são totalmente cíclicos por acompanhar as fases dos clubes, que mesclam momentos grandiosos e momentos menores, e por isso que existe futebol. Se só um clube ganhasse, não existiria rivalidade e por consequencia não existiria futebol.

    Segundo, a grandeza que um clube é medida pela paixão que este clube consegue promover em seus torcedores.
    Vou explicar esta afiramação com um exemplo: o jogador Keirrison (ex Palmeiras) acabou de ser contratado pelo Barcelona, e declarou que sempre teve o desejo de jogar no maior time do mundo. Eu já ouvi várias vezes, por várias fontes, que realmente o Barcelona é o maior time do mundo. Então fui conferir as estatísticas, e fiquei surpreso, pq o Barcelona nunca foi campeão mundial e perde feio p/ o seu rival (Real Madrid) em números de títulos nacionais e continentais, a seleção de seu país nunca foi campeão mundial tb e o campeonato nacional que ele compete, na maioria dos anos só tem dois clubes que são candidatos ao título.
    Fica claro, que estas opiniões de quem é melhor é puramente momentânea, e não pode ser levada em consideração, nem pela estatística, pq esta sofre tranasformação a cada temporada.
    Um clube é melhor que o outro em um ponto e perde no outro. Por exemplo, o Atlético MG tem bem mais vitórias que o seu rival Cruzeiro, no confronto direto. Mas o Cruzeiro tem mais títulos internacionais. Eu pergunto quem é o melhor dos dois times? Para mim, nenhum. Os dois são muito importantes, porque através desta grande rivalidade, os dois times construiram suas histáorias e tiveram as condições de conquistarem seus grandes títulos. E a história continua, o Atlético pode conquistar os mesmos ou mais títulos internacionais e o Cruzeiro pode empatar ou ultrapassar o rival no confronto direto. Isto é a grandeza do nosso futebol!!!!!!!!

    Com tudo isto, não estou menosprezando a conquista pelos clubes brasileiros de torneis internacionais, muito pelo contrário, mas não posso concordar com a diminuição das conquistas nacionais como esta acontecendo no futebol brasileiro atualmente. Hj se diz na Copa do Brasil, que é o caminho mais curto p/ a Libertadores e no Campeonato Brasileiro o que importa é se manter no G4, para conquistar a vaga.

    E ser campeão perdeu a graça?????

    Um clássico Corinthians e Palmeiras, Inter e Grêmio, Cruzeiro e Atlético MG, não vale mais nada?

    O importante é ganhar do Once Caldas, da LDU, etc.

    Eu gosto é de Derbi!!!!!!!!!!!!!!! E vcs?????

    ResponderExcluir
  2. corinthians 0 x 0 palmeiras

    galo 5 x 1 goias


    e o galo disparaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa, que para mim contribuiu para o desmerecimento das conquistas de títulos nacionais e regionais é essa chatice de campeonato de pontos corridos.

    Um Corinthians e Santo André (sem desmerecer o St. André) tem o mesmo valor que um clássico c/ o Palmeiras e São Paulo, que quase sempre são canditados direto ao título.

    Essa conversa de que campeonato de pontos corridos é mais justa, é uma besteira. Pq um erro de arbitragem na primeira rodada pode definir no final o rumo do campeonato. Por exemplo, os erros de arbitragem que ocorrrerem na última rodada contra São Paulo e Palmeiras.

    Será que este de jogo, do Palmeiras contra o Goías não pode interfir diretamente, lá no final na conquista do título?

    Será que isto é justo?

    No campeonato de mata-mata, as finais são apitadas pelos melhores trios de arbitragem do Brasil, diminuindo assim a probalidade de erros que possam comprometer o título.

    No Campeonato Brasileiro de 2005, todo mundo até hj reclama que o Inter perdeu o campeonato pelo um erro de arbitragem que favoreceu o Corinthians. Mas todos se esquecem que se o Inter tivesse ganho o último jogo do campeonato contra o Curitiba (que ficou em 19 lugar e foi rebaixado naquele ano), teria sido campeão.

    P q a lembraça de todos ficou fixa no erro do arbitro em vez da incapacidade do Inter de fazer o dever de casa?

    Pq no campeonato de pontos corridos os erros de arbitragem tem um poder muito maior de influenciar no resultado final de campeonatos, do que no mata-mata!!!!!!!

    Cadê a justiça que os defensores de campeonatos de pontos corridos tanto defendem?

    Aposto que estes mesmos defensores de campeonatos de pontos corridos são os mesmo que super valorizam a Libertadores e os clubes europeus, que disputam os campeonatos continentais e mundiais na fórmula do mata-mata. Para mim, estes só defende a fórmula de campeonatos de pontos corridos no Brasileirão, pq querem que o futebol brasileiro copie em tudo o que os estrageiros fazem, sendo que deveria ser ao contrário, não é?

    Além tb, do campeonato de pontos corridos, por ser mto longo, ter destruído os campeonatos regionais, diminuído assim, a importância das rivalidades, promovendo a progressão da clara descaracterizam do futebol brasileiro.

    Mata-mata é mto mais emocionante, mais justo e mto melhor, principalmente p/ nós os melhores do mundo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sem falar muito eu sou a favor dos pontos corridos, vale a regularidade e não o lampejo.
    Campeonato de mata mata tem a copa do Brasil, Libertadores, Sulamericana entre outras já o brasileirão tem que ser pontos corridos mesmo.
    Infelizmente hoje não temos juízes de bom calibre nesse país e por isso os erros são grotescos muitas vezes, isso nos mata mata também seriam não tenham dúvida.
    Sobre o mata mata ser mais justo não tem sentido algum, mata mata é para superação vide o Santos campeão brasileiro que se classificou em último dos 8 melhores e foi campeão.

    Vamos ser claros, pontos corridos é a realidade mais justa em um campeonato envolvendo tantos bons times.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.