Sobre as duas arenas paulistas


Em conversa bem animada como sempre com meus amigos Dr. Du e Dr. Fabricio muito falamos sobre as arenas de Palmeiras e Corinthians que prometem ser obras grandiosas e consequentemente os estádios mais modernos de São Paulo e quem sabe do Brasil.
Pois bem, muitas dúvidas pairam na cabeça dos torcedores e quero tentar esclarecer algumas coisas que atrapalham a visão correta de projetos tão interessantes.
Começarei pelo projeto Palmeirense (Já que é o único que saiu da fase projeto).
A Arena Palestra Itália está sendo construída no lugar do ''velho'' Parque Antártica e promete ser uma ambiciosa geradora de recursos não só para o Palmeiras mas para seu investidor maioral que é a W.Torre na figura do Sr. Walter Torre.
Pois bem, o projeto tramitou por muito tempo em várias esferas políticas e creio que na pior delas entre os próprios diretores e sangue sugas do Palmeiras, hoje com as obras já iniciadas vários pontos acabam vindo a tona quase que diariamente e muitos temem a paralisação da obra por falta de seguro, por falta de aporte financeiro da W.Torre, por falta de qualquer coisa aparece sempre uma noticia sobre o projeto Arena Palestra.
O último fato que deixou o torcedor palmeirense e os rivais de olho fixado na Arena foi a declaração do presidente Arnaldo Tirone:
- Tivemos uma reunião do COF em relação a vários assuntos e um deles foi a Arena do Palmeiras. Estamos analisando e devo esperar outro relatório para ver se tem alguma pendência para poder analisar e ver o que eu vou fazer. Mas no momento a Arena está sendo construída e vamos aguardar mais informações. No momento não vou tomar nenhuma decisão. Preocupado eu estou, mas, sinceramente, estou há um mês e pouquinho (no cargo) e as informações até o momento não são suficientes para poder me manifestar - admitiu Tirone, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Prontamente o Sr. Walter Torre respondeu sobre as preocupações do torcedor Palmeirense e de todos que levantam suspeitas de que a Arena vai sair no prazo, aliás sobre isso ele mesmo declarou:
- A arena está dentro do prazo. Estamos em dia com as obras. Temos antes que entregar dois prédios, que são áreas para onde vão transferir os esportes indoor. Temos de deixar prontos esses imóveis para terminar com a demolição da Arena. A obra está perfeita. Existe uma discussão sobre o seguro, que é uma questão contratual importante que estamos discutindo com o Palmeiras. Mas estamos só discutindo cláusula de contrato, que não interfere em nada. Tínhamos 30 meses de obra (prazo para entrega), mas a ideia é antecipar e fazer em 24, 25 meses. Queremos surpreender e entregar cinco meses antes - disse Walter Torre.
LINK DA ENTREVISTA: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2011/03/apos-reuniao-com-conselho-tirone-admite-preocupacao-com-arena.html

O Palmeiras terá participações crescentes nas receitas e nas propriedades da Arena, inclusive no site oficial do clue pode-se ver mais detalhes do projeto e a amplitude da obra e seus benefícios tanto para o povo Paulistano quanto para o maior interessado e envolvido, o torcedor Palmeirense.
Falando como torcedor acho a iniciativa perfeita, com dinheiro próprio o Palmeiras não teria condições de tirar do papel um projeto nessa magnitude, é como se você tivesse um terreno e viesse uma pessoa com interesse em construir ali não só um local para eventos mas desse a você o direito de usufruir dessa construção e com o passar do tempo esse empreendimento fosse se transformando cada vez mais em propriedade sua.
Vejo com excelentes olhos o projeto e o andamento das obras, aliás em época de copa do mundo grandes centros serão procurados e apesar de nunca ter aspiração em ser o estádio para a abertura da copa 2014 o Palmeiras tem em sua arena a certeza de que se precisar ser solicitado por alguma seleção ou pela organização do evento pode oferecer tudo o que exige o caderno de encargos da FIFA.
Segue link para detalhes do projeto Arena Palestra Itália: http://www.palmeiras.com.br/conteudo/?categoria=Arena&menu=Clube

Vamos a arena do Corinthians:
Dificil falar algo a respeito de algo que não existe, como diria Caio Ribeiro em alguma de suas frases de efeito.
A Arena Corinthiana promete ser um projeto grandioso e com toda pompa para receber a abertura do mundial 2014, inclusive essa semana a FIFA confirmou que a Arena Alvi Negra será a sede da Copa do Mundo em São Paulo e inlcusive na mesma nota alegou mais uma vez que o Morumbi não faz parte de nenhum plano da FIFA para esse mundial canarinho.
A prefeitura e o governo do estado já se manifestaram na condição de viabilisar o empréstimo na casa de R$400.000.000,00 vindos do BNDES para que a obra saia do papel, acredita-se que só não saiu antes por questões politicas e esperava-se a confirmação do partido do ex presidente Lula como ganhador da eleição.
Agora com todos os detalhes certos e o $$$ praticamente liberado acredita-se que a obra saia rapidamente do papel, afinal de contas para um mundial que já bate as portas é necessário que o estádio seja rapidamente iniciado.
Conheço muito pouco do projeto e o video que vi a respeito é impressionante e bem bonito, a exemplo do que promete o video da Arena Palestra é um estádio para os amantes de obras faraonicas e de impacto.
Muito se discutiu quem iria assinar o cheque, se era o Lula, Dilma, Oderbrecht, Banif, Goverdo Paulista ou CBF, o fato é que agora com as garantias aprovadas e o aval da FIFA a arena preto e branca deve começar a tomar mais forma do que um monte de terra em um terreno discutivelmente ''doado'' pelo governo.
Vamos aguardar e a cada fato novo eu reviverei esse post para assima de qualquer coisa fiscalizar os acontecimentos.

2 comentários:

  1. Eu creio que os dois projetos são patrocinados por interesses políticos.
    Nenhuma construtora em sã consciência iria investir tanto dinheiro em estádio de futebol, se não tivesse um outro interesse financeiro envolvido.
    As obras do Parque Antártica só começaram, após a vitória do candidato ao governo de São Paulo Geraldo Alckmin, do partido de José Serra, palmeirense declarado.
    A obra do Corinthians será a mesma coisa. Com o lob do ex-presidente Lula, "a herdeira ao trono", Dilma, vai avalisar o projeto.
    Essas construtoras ganham bilhões construindo obras para o Governo, por isso ceder aos lobs dos governantes é certeza de retorno garantido.
    O investimento em futebol é pretexto.
    O orçamento da Copa no Brasil, já está em 23 bilhões de reais, sendo que, 85% deste montante será de dinheiro publico.
    Só para lembrar, o Panamericano que aconteceu no Rio, tinha o orçamento de 400 milhões, e foram gastos 4 bilhões de reais.
    Se acontecer a mesma coisa na Copa vamos gastar.......... 230 bilhões??????????
    Vamos esperar para ver.

    ResponderExcluir
  2. Em suma duas arenas para sugar o dinheiro do contribuinte, assim como fazem em minas e no rio e farão no restante do país. Só espero que apesar disso a COPA ainda traga dividendo para o país.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.