26/04 - Dia do goleiro!! Aqui nossa homenagem aos maiores nessa posição! 10 melhores goleiros de todos os tempos!

Muito se fala dos craques camisas 10, dos famosos matadores da camisa 9 e também dos xerifões das camisas 3 e 4, porém o ditado comum no mundo do futebol é ''um bom time começa por um excelente goleiro''.
Hoje comemoramos o dia desse jogador que talvez seja o menos favorecido pela fama do futebol, muitos dizem que onde ele opera nem grama nasce e que quando ele pega muito é obrigação mas quando falha fica marcado talvez para sempre.
Resolvi fazer uma homenagem aqui no blog ao bom e velho arqueiro, portero, goal keeper, seja lá como chamar esse jogador saibamos sempre que ele pode ser nosso herói e vilão com maior facilidade do que qualquer outro jogador.
A FIFA tem uma tradição de fazer uma eleição com chamados ''especialistas'' e escolher anualmente o melhor goleiro do ano, eu por ser mais saudosista e também mais estátistico do que os outros doutores resolvi fazer uma ingrata lista com na minha opinião os 10 maiores goleiros de todos os tempos, claro que teremos discórdia nessa minha lista e por isso sintam-se a vontade para dar sua lista e seus palpites a respeito.
Vamos lá, abaixo segue a minha lista:

1) Lev Yashin (chamado de ''Aranha Negra'')
O Russo nascido em Moscow fez sucesso pela União Soviética nas décadas de 50, 60 até o começo dos anos 70, conhecido como Aranha Negra por seu uniforme todo preto o goleirão foi até hoje o único goleiro a receber a Bola de Ouro dada pela France Football em 1963, Yashin costumava fazer grandes defesas e foi o principal nome na posição, Yashin morreu em 1990 e a Fifa homenageou o goleirão dando ao premio de melhor goleiro da copa o troféu Lev Yashin, posteriormente esse prêmio tomou o nome de luva de ouro.

2) Gilmar dos Santos Neves
O goleirão brasileiro foi o dono da camisa 1 nas copas de 58 e 62 e foi sem dúvida o primeiro dos muitos bons goleiros brasileiros que hoje dominam sempre a lista dos melhores do mundo, Gilmar é chamado de campeão de tudo pois tem pelo menos 1 título de cada campeonato que disputou, foi o goleiro da seleção e do super time do Santos nos anos 60, conhecido por sua elasticidade e ótima saída do gol Gilmar será eternamente um dos melhores em sua posição, uma curiosidade é que Gilmar costumava usar a camisa 3 na seleção. Hoje passa por uma doença degenerativa e não fala nem anda mais, fica aqui nossa homenagem a essa lenda viva do futebol mundial.

3) Gordon Banks
O goleiro dono da considerada maior defesa de todos os tempos foi o dono da camisa 1 inglesa nas copas de 66 onde foi campeão e 70 quando foi o responsável pelo jogo durissimo entre Brasil e Inglaterra, a grande seleção brasileira conseguiu bater o goleirão Banks apenas uma vez e selou a vitória brasileira, encerrou praticamente a carreira como goleiro de ponta após um acidente automobilistico em 1972, ainda jogaria 1 ano nos EUA porém encerrou em seguida sua brilhante carreira.

4) Cláudio Taffarel
Se nos clubes Taffarel conseguia um misto de amor e ódio com grandes defesas e enormes frangos na seleção o nosso Taffarel foi excepcional, ganhou a copa de 1994 em grande atuação principalmente na final onde pegou 2 penaltis da Itália e ainda viria a fazer grande papel em 1998 onde nos classificou para a final em outra atuação genial nos penaltis contra a Holanda nas semi finais. Taffarel foi o grande ''Taffa'' durante muito tempo e até hoje é ovacionado e lembrado pelos goleiros mais novos por seu espírito de liderança e tranquilidade no gol brazuca.

5) Dino Zoff
O grande goleiro italiano é até hoje o jogador mais velho a ter ganho uma copa com 40 anos, era um líder em campo e em 82 levou a azurra ao caneco com excelentes atuações, aliás contra o Brasil onde a Itália contou com Paulo Rossi para levar a melhor o grande goleiro também contribuiu com excelentes defesas e atuação memorável. É considerado o melhor goleiro italiano de todos os tempos e merece lugar em nossa lista.

6) Peter Schmeichel
O goleirão dinamarquês teve suas melhores atuações pelo Manchester United nos final dos anos 90, foi responsável ao lado dos irmãos Laudrup por fazer a dinamarca desse período uma das melhores seleções da europa, aliás fez da dinamarca campeã da Eurocopa em 1992 quando o time foi chamado de Dinamáquina pela a imprensa. Schmeichel conseguiu sucesso tanto no Manchester United(onde jogou por 9 anos) quanto no rival Manchester City (Atuou por 1 ano), ele jamais perdeu um clássico de Manchester quer seja o lado em que tenha disputado, atulamente seu filho joga na primeira divisão inglesa e todos torcem para que seja um grande herdeiro do trono conseguido pelo velho Schmeichel.

7) Gianluca Pagliuca
Outro italiano em minha lista, o grande goleiro italiano foi sempre símbolo de garra e vitória para os italianos e durante os anos 90 foi o grande dono da camisa 1 da azurra, na copas de 90, 94 e 98 foi goleiro da seleção e ostenta um recorde negativo sendo o primeiro goleiro a ser expulso em uma copa do mundo, apesar disso Pagliuca foi um goleiraço e merece esse lugar em minha lista.

8) Marcos (Ou São Marcos como queiram)
Marcos é um exemplo vivo de que o futebol pra ser bom tem que ser feito com amor, Marcos sempre vestiu a camisa palmeirense e teve excelentes atuações do final dos anos 90 até os dias de hoje, atualmente está sofrendo com contusões e deve encerrar sua carreira ao final do ano, Marcos foi o primeiro goleiro a ser eleito o melhor jogador de uma Libertadores em 99 e é um recordista no quesito pegador de penaltis, Marcos vai deixar saudades tanto nos Palmeirenses quanto em todo brasileiro que o ovacionaram em 2002 quando foi nosso goleirão no penta campeonato.

9) Ladislao Mazurkiewicz
O goleirão uruguaio foi o dono da camisa 1 celeste nas copas de 66, 70 e 74. Foi o protagonista do lance onde Pelé deu um lindo drible de corpo e depois chutou para fora, Mazurkiewicz foi um símbolo do excelente time uruguaio de 66 e 70 onde ergueu o Uruguai ao lugar de uma das principais seleções do mundial, coisa que não acontecia desde 50 no Maracanazzo. Depois dele viria Rodolfo Rodrigues que muitos consideram o maior goleiro uruguaio, eu porém fico com Mazurkiewicz.

10) Gialuiggi Buffon
Outro italiano em minha lista, goleiro campeão do mundo pela Itália em 2006 Buffon vem de família de esportistas e desde cedo demonstrava seu talento na meta do Parma, posteriormente foi para a Juventus onde se tornou ídolo e por diversas vezes foi eleito o melhor goleiro do mundo, dono de defesas de deixar-nos boquiabertos Buffon fecha minha lista e espero que tenham gostado.

Deixem suas listas e comentem a minha.

*Quero deixar uma mençao honrosa aos seguintes goleiros:
Ubaldo Fillol (Argentina), Michel Pred'homme(Bélgica), Sérgio Goycochea(Argentina), Rogério Ceni(Brasil), Dida(Brasil), Casillas(Espanha), Chilavert(Paraguai), Rodolfo Rodriguez(Uruguai), Barthez(França), Van Der Sar(Holanda) e Oliver Kahn que certamente teriam lugar nessa lista, mas como resolvi fazer apenas com 10 nomes esses ficaram de fora da lista, mas da história do futebol JAMAIS.

Um comentário:

  1. Allan mais um post nota 9,5. Vc está se superando! Sobre ser o Dr mais estatístico é verdade, bem sua cara, bem parmerense isso!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.