quarta-feira, 8 de junho de 2011

O exemplo a ser seguido!

Que tempos vive nossa seleção hein?!?!?
Me levou a pensar sobre isso e afirmo com toda certeza que deveríamos IMITAR, sim a palavra é essa IMITAR o esquema de jogo espanhol, e temos materia humano para isso!
Hoje essa é a seleção mais competente e perigosa do planeta, isso se deve a anos de trabalho e apostas nos novos jogadores e em um padrão de jogo bonito de toques de bola e extremamente eficiente.

A Espanha provou que é possível jogar com 1 só volante de ofício, provou que da pra jogar com pelo menos 1 zagueiro que seja considerado baixo para os padrões normais, provou que pode jogar com 2 meias de ligação juntos e provou que com 3 atacantes dá pra ser ofensivo sem deixar a defesa desprotegida.
Vou fazer uma brincadeira aqui de substituir os jogadores da espanha por jogadores brasileiros com potencial ao meu ver de serem jogadores de seleção, tenham certeza que em matéria de jogadores nós temos vantagem mas para nosso jogadores terem a consciência tática que hoje tem a Espanha deveriamos começar a plantar desde já para colher na Copa 2014.

Goleiros
O espanhol é Iker Casillas, um ótimo goleiro que apesar de não ser tão alto tem grande experiência e a várias temporadas é o titular da ''Fúria'' e do Real Madrid.
O brasileiro é Julio Cesar, na minha opnião o brasileiro leva vantagem pelo momento que vive, à 3 anos vem sendo o melhor goleiro na Europa e apesar das falhas na copa do mundo na minha visão leva por pontos a disputa embaixo do gol.

Laterais
Os espanhóis são Sérgio Ramos(Direito) e Capdevilla(Esquerdo), o primeiro é Zagueiro de ofício e titular do Real Madrid, não consegue apoiar muito por falta de qualidade mas compensa isso com a sua grande capacidade de marcação, o lateral esquerdo é já velho e na minha visão só joga na seleção por ue não tem outro no momento pois é ruim que da dó e muito possívelmente o calcanhar de Áquiles da seleção vermelha.
Os brasileiros são atualmente Maicon ou Dani Alves pela direita e na esquerda rola uma dúvida entre Marcelo do Real Madrid e André Santos, aqui fica muito parelho pois na direita Daniel Alves é muito mais ofensivo do que Sérgio Ramos mas defensivamente perde feio, no caso de Maicon equilibra-se um pouco mais pois ele consegue defender muito bem e apoiar com qualidade.
Na lateral esquerda temos o mesmo problema que a Espanha, falta de qualidade pois André Santos é muito fraco na defesa apesar de apoiar bem e talvez a principal aposta seria Marcelo mas não está jogando por motivo de volta de lesão.
Aqui eu também afirmo que temos vantagem.

Zagueiros
Os espanhóis são Piqué e Puyol, o primeiro faz mais o tipo de zagueirão que sobe bem de cabeça e bom dominio de bola, longe de ser um craque mas devido ao sistema todo funcionar bem nunca são tão exigidos, o segundo sim é um zagueiro de raça e que da o sangue pelo time e apesar de baixo faz muitos gols de cabeça pelo seu excelente tempo de bola.
Os brasileiros são Lucio e David Luiz, ou Lucio e Thiago Silva o primeiro já em idade mais avançada mas que continua dando conta do recado, antes com Juan fazia uma excelente dupla mas com a má fase do parceiro começa a se readaptar ao novo companheiro que revesa entre David Luiz, na minha opnião uma das promessas para nossa safra de jogadores, tem muita habilidade e consegue chutar com as duas pernas o que o torna um zagueir muito tranquilo ou ainda Thiago Silva que é um monstro jogando futebol, acredito que seja ele o sucessor de Lucio, a propósito eu começaria a lançar a dupla de zaga David Luiz e Thiago Silva pois Lucio apesar de muito bom zagueiro não vai durar pra sempre.
Aqui eu dou empate pois todos os jogadores citados são muito bons!

Volante
Aqui o pulo do gato da seleção espanhola, eles utilizam apenas 1 volante e que sabe jogar no ataque quando necessário e faz um balanço defensivo excelente, seu nome é Sérgio Busquets que faz o mesmo papel no timaço do Barcelona.
Os brasileiros são muitos, nosso time é demasiadamente composto de volantes que são testados aos montes pelo Mano Meneses, desde Lucas(Liverpool), Sandro(Totehan) entre outros mas que de longe perdem feio para o volante espanhol tanto em qualidade defensiva quanto em ofensividade.
A minha idéia seria jogar com 1 volante e o nome dele seria Hernanes que joga atualmente na Lázio, é o mais indicado a fazer esse balanço e não entendo o que o Mano tem na cabeça de não chama-lo.

Meias
Na Espanha eles são David Silva que joga aberto pela esquerda e tem total liberdade ofensiva já que o Lateral Capdevilla defende aquele lado, pelo meio atua Iniesta que é um baita armador e dos pés dele saem os melhores passes para gol da Fúria, e pela esquerda mas caindo pelo meio o craque de bola Xavi que dificilmente faz um jogo abaixo da perfeição, seja com a Espanha ou com o Barcelona.
Ainda vale dizer que as vezes David Silva da lugar a Xabi Alonso que é um volante com passe melhor do que muito armador por ai e quando entra a seleção espanhola continua ofensiva, aliás uma característica deles é atacar sempre e nunca recuar.
Os nossos meias se é que podemos chama-los assim são basicamente 2 e que fase vivem principalmente fisicas, são eles Ganso e Kaká, esses são os que podemos confiar em criatividade mas não estão atuando justamente por probelmas musculares e o outro que mais tem mostrado qualidade é Ramirez mas que longe de atingir o nível dos que citei do lado espanhol.

Ataque
Aqui sempre levamos vantagens mas hoje perdemos de longe para a qualidade espanhola que conta com Fernando Torres e David Villa, os 2 atacantes espanhóis jogam buscando a bola sem que 1 fique fixo na área e isso aliado aos passes precisos e velocidade do meio campo espanhol faz desses atacantes muitas vezes armadores em momentos do jogo, ainda contam no banco com Pedro que é a jóia do futebol espanhol hoje.
No Brasil me responda quem puder qual é a dupla de ataque? Costumamos atuar com Robinho e Neymar, ou Robinho e Fred, Neymar e Damião, sei lá mas nenhuma configuração supera a espanhola.

Em termos de treinador Vicente Del Bosque é muito melhor do que Mano Meneses, foi multi campeão no Real Madrid e na Espanha ganhou foi campeão mundial.

Hoje acho que deveriamos adotar esse futebol de qualidade acima da marcação extrema, poderiamos ser ousados pos nossa fama nos dá esse direito e quem não temeria um futebol brasileiro pra cima?
É torcer para alguma coisa bater na cabeça do Mano e ele ter essa idéia de ousar e fazer a nossa máquina andar nos trilhos.

3 comentários:

  1. Dr Allan vc me surpreendeu!!!!!!
    Pela primeira vez na vida concordo 100% c/ vc.
    Dr Fabricio, aquelas discussões intermináveis c/ o Dr Allan, não foram de todo em vão.
    Tenho esperança ainda no Dr Allan.
    Este post foi o melhor que vc já escreveu Dr Allan.
    De uma maneira inteligente e com mto conhecimento, vc conseguiu descrever a realidade do futebol mundial.
    De um lado está a fraca escola espanhola, que representa os pequenos do futebol, que c/ mto investimento reproduziu a maneira de jogar dos brasileiros, e encontrou a fórmula dos vencedores. Isso mostra que apesar da pouca produção de talentos dos espanhóis, eles revelaram jogadores com estilo dos brasileiros, e implantaram um esquema que prioriza o ataque, e por isso, sem dúvida nenhuma, são a melhor seleção do planeta.
    Já o Brasil, o maior de todos, em função do interesse financeiro de exportar jogadores para o futebol europeu, virou uma máquina em série de produzir volantes, marcadores, zagueiros, etc. Está jogando fora, com certeza, milhares de craques habilidosos nas categorias de base, estilo Neymar para cima.
    Outra coisa que contribui p/ isso, é a maldita escola gaúcha de técnicos, que só prioriza a defesa, ganhando jogos apenas c/ as jogadas de bola parada. Sem contar ainda o chatíssimo ptos corridos, que privilegia o jogo truncado, em vez da habilidade.
    Realmente Dr Allan vc tem razão. Nós criamos o futebol arte, e trocamos pelo futebol paga pau de europeu, a Espanha copiou a gente, e hj manda no futebol mundial.
    Mas deixa eu tirar as suas esperanças. O Mano não vai trazer a alma do futebol brasileiro de volta. Ele é retranqueiro!!!!!!!
    Enquanto isso, nós vamos vendo a Espanha jogar futebo brasileiro!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dr Allan mandou bem, tem meu apoio em cada uma das palavras. Dr, você saiu de de tótó italiano a um digno defensor do futebol canarinho, parabéns Dr Allan, vc é a prova viva de que investir numa pessoa em qualquer que seja a área, dá retorno!

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkk
    Vocês são engraçados!
    Eu só disse o que sempre defendi, que dá pra jogar bonito e o jogo coletivo é melhor do que o jogo individual.
    Tem que pensar que temos material humano para fazer a engrenagem andar, temos esperança nisso.
    Só não acho que a escola gaúcha tenha culpa no esquema, Felipão em 2002 jogava com um time muito bem armado e ofensivo.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!