terça-feira, 18 de outubro de 2011

Técnicos, por que sempre eles pagam o pato?


SEMPRE defendi o investimento a médio e longo prazo.
SEMPRE acreditei que bagagem e experiência valem para alguma coisa.
SEMPRE debati a importância de se investir na continuidade de um trabalho.

Porém a cada ano, ou melhor a cada mês, ou melhor ainda a cada rodada as coisas no nosso futebol jogam contra tudo isso que eu falei.
Levanto aqui a seguinte questão:
- É culpa do técnico? Realmente me respondam com total imparcialidade, é culpa do técnico?

E quando o cara (camisa 10 do time) erra o penalti, é culpa do "professor"?
Tipo você se forma em Mecânica, ai um belo dia você me faz uma bobagem em uma máquina, acha justo seu chefe ser mandado embora e suas bobagens de tempos em tempos voltarem a acontecer?

E quando o time todo (uma andorinha não faz verão) resolve "fritar o comandante"?
Você concorda com a greve velada? Aquela tipo "vamos dar migué"? Pois no caso do Técnico de futebol quando isso acontece geralmente o único que sai perdendo é ele.
E motivos não faltam, quando ele quer treinar mais tem a galera do "chinelinho" que não quer, rusgas daqui e dali e o que acontece? O treinador CAI.
Está certo isso?

O cara já viveu de tudo, tem experiência de jogar copa do mundo, de jogar libertadores, champions league, Eurocopa, copa América e de que vale quando os seus comandados não conseguem vencer um rival? Ou quando seu time (pelo qual a maioria da a cara a tapa) não rende o que ele ensina ou as vezes só pede?

Acho que em mais um quesito devemos dar um CTRL + C na Europa e depois mandar um CTRL + V aqui para o Brasil.
Sir Alex Fergunson (Conhecem?), tem mais tempo de Manchester United do que eu tenho de vida.
Esse cara já passou de tudo nos "Red Devils", pegou crise por falta de títulos, pegou problemas de indisciplina, pegou problemas financeiros (dentro dos padrões deles, mas pegou), pegou times medíocres e tomou sapatada de todo lado.
Ai vem a diferença, é um MEGA PROFISSIONAL. Não precisaria estar ali, com a grana que já ganhou ele aposentou a família toda por mais de 5 gerações. E por que ele está ali? Me digam os sabichões que demitem um treinador que muitas vezes briga por títulos e saiu só por que a torcida não gostou do começo dele ou por que ele não escala A ou B.
O Sir Fergunson está ali por 3 coisas: AMOR AO CLUBE, RESPEITO AO CLUBE E A CONFIANÇA NELE INVESTIDA, BUSCA DO MELHOR SEMPRE.

Tem treinador no Brasil que não ganhou nada jamais e deita na fama de "bom rapaz", ESSE RODA RÁPIDO.
Tem treinador aqui que já ganhou tudo e deita na fama do que conseguiu no passado, ESSE DEMORA, MAS RODA.
Tem outros ainda que são chamados de "nova safra", todo mundo acha que surgiu o novo Telê ou algo do tipo, ESSE RODA ATÉ MAIS FÁCIL QUE OS OUTROS.

Que tipo de treinador que o Brasil quer?
Será que o Sir Fergunsou, ou o Arsene Wenger(Arsenal) são tão superiores aos que temos aqui como Luxemburgo, Joel Santana, Felipão, Muricy e muitos outros?
Eu respondo que NÃO, mas lá a figura do treinador tem a sua imagem como um "pai" mas não dos jogadores e sim do Clube onde ele defende.
Talvez isso aqui no Brasil deveria ser colocado em prática, ainda tenho esperança que antes de me enojar (mais) com os teoremas do futebol eu possa ver nossa Seleção com um treinador durante 3 ou 4 copas, nossos times com treinadores assoprando velas de 10 anos no cargo e essas coisas.

Só pra lembrar o Bernardinho (Volei masculino) demorou a engrenar, o José Roberto Guimarães (Volei feminino) demorou a engrenar, o Larri Passos (Tênis) foi dado como louco quando investiu (e investiram nele também) em um magrelo cabeludo chamado Guga.
Isso só quero deixar como exemplo pra pensarem da seguinte maneira, SE O CARA É BOM, INVISTA NELE.
Seja em qualquer área da vida, se sabe que a pessoa é honesta, trabalhadora e tem gana em vencer no que faz INVISTA NELA.
Pode até demorar um pouco e muitas pedras aparecerão no caminho, mas se de fato a pessoa for de fibra vai passar por tudo isso e superar!!

Acorda futebol brasileiro, acordem dirigentes, presidentes de confederações, presidentes de clubes, acordem corja de gafanhotos e imprensa sensacionalista que quer ver sangue todo dia!!
Para o Brasil ser a potência (e muitos acreditam que o Brasil seja mas eu digo a vocês sonhadores que NÃO É) futebolística que merece precisa mudar muita coisa, mas em primeira página precisa mudar a visão que tem do futebol!

Material humano temos, tanto para dirigir os clubes como para vestir a camisa deles.
Talento temos (DE SOBRA).
FALTA VERGONHA NA CARA e VONTADE DE MUDAR!

Se copiar fosse tão errado como muitos pensam me digam algo que seja genuinamente original e inventado por nós que não precisou de um "projeto piloto" ou algum esboço feito por outros?

Grande abraço boleiros do meu Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!