Pontos Corridos - A história da Carochinha


Mas uma vez vou bater na mesma tecla: campeonato de pontos corridos é uma chatice.

Este método, defendido pela maioria da imprensa esportiva, só porque os europeus adotam a fórmula nos seus campeonatos nacionais, é uma porcaria no quesito de competitividade.

O argumento de ser a fórmula mais justa é uma fantasia matemática, porque na prática a verdade é que no Brasil a chance é enorme de o melhor time não vencer.

A disputa é longa, existem várias competições acontecendo ao mesmo tempo e os protagonistas da competição tem interesses distintos, proporcionando que vários jogos, mesmo todos valendo 3 pontos, tenham diferença no grau de dificuldade, conforme o interesse do adversário.

Por exemplo, o Palmeiras é o time grande com mais chance de ser rebaixado para série B, por estar a várias rodadas na zona de rebaixamento.

Faltam 5 cinco rodadas, vejam os adversários e o interesse de cada um nos confrontos contra o Palmeiras na ordem:

  • Botafogo - está com 50 pontos e 8 pontos da zona de classificação para a Libertadores, vai enfrentar a equipe paulista sem muito interesse pelo jogo;
  • Fluminense - tem 8 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. Se vencer ou empatar o seu jogo contra o São Paulo, praticamente garante o título, e enfrentará o Palmeiras sem nenhuma pretensão;
  • Flamengo - não briga por nada, seu jogo contra o Palmeiras não vale nada;
  • Atlético-GO - já está rebaixado, contra o Palmeiras vai cumprir tabela;
  • Santos - o time santista vai cumprir tabela na última rodada, sem pretensões, vai entrar em campo com o time reserva, porque os titulares vão estar de férias.
Portanto, dizer que no campeonato de pontos corridos todos os jogos tem o mesmo peso porque valem 3 pontos, é assinar um atestado de lunático.

O principal objetivo dos clubes brasileiros hoje, é conseguir uma vaga na Libertadores, e não ser campeão brasileiro, porque é quase impossível disputar várias competições simultaneamente, e ainda ter fôlego de brigar pelo título de uma campeonato longo e chato, como é este campeonato com 38 rodadas e quase 9 meses de disputa.

Vamos avaliar a figura do campeão. Por exemplo, o melhor time da América atualmente é o Corinthians, Campeão Invicto da Libertadores 2012 e candidato ao posto de melhor time do mundo, porque disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

No início do Campeonato Brasileiro o Timão focou seus olhos para a Libertadores e deixou de lado o nacional.

Pergunta: se o Corinthians tivesse levado a sério o Brasileiro desde o começo, o Fluminense seria mesmo o campeão nacional deste ano? Nunca saberemos, o campeonato não permite tal conclusão. Ridículo!!!!!!

No passado aconteceu a mesma coisa. O Santos foi o campeão da Libertadores e não levou a sério o Brasileiro, abrindo o caminho para o Corinthians ser o campeão nacional.

Para encerrar, vamos falar de arbitragem. É caótica a relação do futebol brasileiro com a arbitragem desde que foi implantado no Brasil o campeonato de pontos corridos.

A grande quantidade de jogos, dá vazão ao aumento de erros e a necessidade de qualificar e formar árbitros para atender a demanda, missão difícil de se concretizar.

O campeonato hoje para o torcedor, não é mais a consagração do grande campeão que somou mais pontos, mas a discussão de quem foi o time mais favorecido ou mais prejudicado pela arbitragem ou pelos julgamentos do Superior Tribunal Desportiva.

Levanto a bandeira para voltarmos para o sistema de mata-mata, com uma quantidade menor de clubes e um campeonato mais curto, permitindo que os times disputem outros campeonatos.

Na Europa os campeonatos nacionais são em pontos corridos porque só disputam o título no máximo 2 ou 3 clubes, e fazer uma final seria a repetição do mesmo jogo ano após ano.

Somos brasileiros, estamos no país do futebol não precisamos copiar a limitação dos outros países.

2 comentários:

  1. é chover no molhado! PC é RUIM DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Dú não gostam dos pontos corridos, pois o Corinthians em toda sua história tem conseguido ganhar jogos no apito, quando começa um mata-mata, aconteceu isto muitas vezes principalment com a Portuguesinha de desportos, o Corinthians entrava na 8ºcolocação disputava era favorecido em todos os jogos e era campeão, isso é atradição Corinthiana !!!!!! Por que acham que não tinham conseguido nada internacionalmente até os dias de hoje, em campeonatos internacionais, não tem o apito de arbitros corinthianos e nem ajuda de imprensinha ou tv brasileira favorecendo o timeco de voçes, o Corinthians não é conhecido internacionalmente e nunca sera kkkkkkkkkkkk mesmo com o novo dono Lula e aliado CBF, kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.