quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

 

BOLA DE OURO x FIFA THE BEST

Foi-se o tempo em que era fácil definir quem foi o melhor jogador do mundo! Em 2024, talvez como em nenhum outro ano, a discussão foi intensa sobre quem merece ou merecia e o por que quem ganhou não deveria ter ganho! Enfim, uma confusão só para apontarmos o melhor jogador do mundo! 

TUDO É UM GRANDE JOGO DE EGO:
A revista francesa France Football dá o prêmio ao melhor jogador da temporada desde o ano de 1956, já a FIFA escolhe o "seu" melhor jogador da temporada desde 1991. Entre os anos de 2010 e 2015 ambas decidiram unificar o prêmio que foi chamado de Fifa Bola de Ouro, mas em 2016, por interesses distintos ambas voltaram a premiar seus escolhidos de maneira individual.

Ao longo do tempo tivemos sempre grandes polêmicas para escolher de fato quem foi o melhor jogador da temporada, para isso criaram-se critérios, metodologias e tantas outras métricas para chegar-se a um vencedor, fato é que nunca foi unanimidade, e que bom por isso!

Esse ano a Bola de Ouro escolheu Rodri do Manchester City e da Seleção Espanhola, já o Fifa The Best premiou Vini Jr. do Real Madrid e da Seleção Brasileira.
Premiações justas, mas que geram discussões se de fato eles foram os melhores mesmo. Eu confesso que quando se trata de algum brasileiro, nós, os torcedores, sempre ficamos indignados quando o mesmo não recebe a honraria, muito se deve ao patriotismo e ao reinado (já perdido) do Brasil como o País do Futebol!

O QUE ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS ANOS?
A FIFA vem tentando remodelar suas competições, seus prêmios e de toda forma ela busca estabelecer seu comando sobre o futebol no mundo, é assustador pensarmos que existem mais nações atreladas a FIFA do que a ONU por exemplo. O poder é o centro para o comando de uma esfera da sociedade, e cetro que simboliza esse poder tem nome, FIFA.

Acho louvável a France Football continuar a sua tradição independentemente se seus interesses se mostram diferentes dos da FIFA, tomara que assim siga por longo caminho!
Para nós, meros torcedores, fica o desejo de ver novamente nossos jogadores no topo da montanha, ainda que pelo momento isso pareça utópico e distante!

E você, concorda com os prêmios desse ano?
Rodri foi melhor?
Vini foi melhor?
Quem sabe algum outro foi (pra você) melhor que os escolhidos?

Viva a resenha, viva as opiniões diversas e claro, viva o futebol!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!