Esclarecendo dúvidas - As fundações de Palmeiras e Corinthians



Boa tarde pessoal, como os 2 times fizeram aniversário recentemente (Palmeiras 26/08 e Corinthians 01/09) foi levantada uma questão que sempre nessas datas é levantada e muitos entendem de forma errada e sem base alguma.
A fundação dos dois clubes será detalhada à seguir para que fique claro para ambos os torcedores já que muitos Corinthianos acreditam que o Palestra Itália foi fundado por pessoas ligadas ao Corinthians que sairam da administração do Corinthians para fundar outro clube...
Vamos aos FATOS:


O texto abaixo é longo, mas deve ser lido na sua íntegra, para que saibam sobre a origem do Palestra Itália.
O nosso amigo Jota Roberto Christianini - Diretor do Departamento de Acervo Histórico e Memórias da S.E. Palmeiras e conselheiro do clube, enviou o material abaixo, de autoria do amigo e historiador Luciano Pasqualini - da Academia da História Palestra-Itália. Essa é a verdadeira história da criação do Palestra Itália/Socuedade Esportiva Palmeiras e deve ser difundida junto à coletividade palestrina-palmeirense, via orkut, blogs, twitter e outros canais importantes:
A Fundação do Palestra Itália
POR LUCIANO PASQUALINI
ACADEMIA DA HISTÓRIA PALESTRA-PALMEIRAS
Este documento foi elaborado originalmente em fevereiro de 2006, fruto do trabalho de pesquisas às diversas fontes históricas existentes, incluindo livros, revistas, jornais e publicações especiais, bem como entrevistas realizadas pela Academia com personagens vivos da história, incluindo descendentes diretos dos fundadores do Palestra Itália.
O objetivo deste estudo foi o de pesquisar qualquer vinculo existente entre as fundações do Palestra Itália e do Sport Club Corinthians Paulista, citado eventualmente por algumas fontes, mas sempre desvinculados de qualquer fundamentação histórica, ora tratado como lenda, ora tratado como fato.
Todos os grandes trabalhos de registro histórico publicados sobre os dois clubes foram consultados, incluindo diversos livros antigos fora de circulação, e publicações especializadas. Atas iniciais do Palestra Itália também foram objeto de pesquisa.
O resultado deste trabalho é apresentado de forma resumida nas páginas a seguir, registrando apenas os fatos objetivos e fundamentados encontrados nas pesquisas, incluindo a relação de fundadores do Corinthians, cujos nomes foram cruzados com uma lista de 429 nomes de fundadores, conselheiros e sócios dos 6 primeiros anos do Palestra Itália, sem que fosse encontrado qualquer nome em comum.
O que temos aqui é um retrato verdadeiro aos fatos históricos, que fica à disposição de qualquer registro novo, que possa ser trazido à luz por algum historiador dos dois clubes, mas que diante do esgotamento das fontes de pesquisa se torna a versão real da fundação do Palestra Itália, difundida pela Academia de História do Palestra-Palmeiras.
Obrigado.
---
Corinthians – Fundação e Origens
Fundação: 01/09/1910
Origens: Em 1910, operários do bairro de Bom Retiro, praticavam o futebol em clubes da várzea local. Uma destas equipes, o Botafogo, acabou sendo extinto por determinação policial, motivada pelas constantes brigas em que se envolvia.
Entre os ex-jogadores do Botafogo, encontravam-se os jovens que se tornariam fundadores do Corinthians. Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correia e Carlos Silva, que no dia 01/09/1910 esperavam o bonde para voltar para casa, na antiga rua dos Imigrantes (atual rua José Paulino, no centro de São Paulo), quando, sob a luz de um poste de iluminação a gás, tomaram a decisão de fundar o novo clube.
Após reuniões realizadas no salão do barbeiro Miguel Bataglia [futuro presidente do Corinthians], Joaquim Ambrósio sugeriu o nome de Corinthians, inspirado na excursão semanas antes do Corinthian Casuals da Inglaterra, com ótima performance em campos paulistanos. Outras sugestões de nome, como Santos Dumont e Carlos Gomes, participaram da votação que definiu Corinthians como o nome oficial.
Os destaques que marcam a fundação do Corinthians são:
a) O objetivo inicial era a criação de uma nova equipe de futebol, para continuar atuando na várzea paulistana [até porque era sabido por todos que a Liga da elite tinha enorme preconceito de equipes populares da várzea].
b) A característica comum que reuniu os fundadores e atraiu os primeiros simpatizantes, era serem operários da região do Bom Retiro, notadamente da “São Paulo Railway”. A origem étnica não era o referencial, mas sim a classe social [trabalhadores] e a região de origem [Bom Retiro], havendo espanhóis, portugueses, italianos e até mesmo ingleses entre os fundadores e pioneiros, entre eles:
§ Ambrósio, Joaquim
§ Bataglia, Miguel
§ Bataglia, Salvador
§ Campbell, Jorge
§ Correia, Anselmo
§ Desiderio, Afonso
§ Lopomo, Salvador
§ Lotito, Emilio
§ Magnani, Alexandre
§ Nunes, Antonio Alves
§ Pereira, Antônio
§ Perrone, Rafael
§ Silva, Carlos
§ Silva, João da
§ Teixeira, Alfredo
§ Valente, Felipe
S.S. Palestra Itália – Fundação e Origens
Fundação: 26/08/1914
Origens: Em 1914 já havia vários clubes italianos na cidade, que tinha 25% da população vinculada à colônia, mas eram todos varzeanos, clubes de operários que praticavam o futebol pelos campos disponíveis da cidade. Nas ligas da elite paulistana desfilavam apenas equipes representantes dos ingleses [como o Mackenzie], escoceses [Scottish Wanderers], alemães [Germânia] e da burguesia da cidade [como Paulistano e São Bento].
Neste ano, a primeira visita de equipes italianas ao Brasil, [simultaneamente a Pró-Vercelli e o Torino], mobilizaram a colônia, que se encheu de orgulho ao ver os campeões italianos enfrentarem imponentemente as equipes da elite paulista.
É neste contexto que uma fagulha fomentou a criação de uma equipe que pudesse representar toda a colônia na cidade de São Paulo, um clube que reunisse os vários atletas de origem italiana, espalhados por clubes da cidade, montando uma equipe competitiva capaz de brigar por títulos contra as grandes equipes da elite.
Luigi Cervo, jovem funcionário administrativo das Indústrias Matarazzo [subordinado do Cav. Ernesto Giuliano, pai do Paschoal Giuliano], jogava futebol pelo S.C.Internacional da capital, e foi o principal idealizador. Após reunir vários amigos em torno da idéia, convenceu outro jovem, Vicente Ragognetti, jornalista, poeta e escritor, a se envolver. Anos depois Ragognetti forneceu um depoimento que retrata este momento da gênese palestrina:
"...mandei uma cartinha ao Fanfulla atacando, sempre tive e tenho a mania de atacar alguém, a colônia italiana de S.Paulo então numerosa e barulhenta, pela sua negligencia em não fundar um time de futebol... no dia seguinte o Luigi Cervo, empregado de categoria das Industrias Matarazzo respondia aceitando a proposta. Liderando um grupo de seus colegas de trabalho, e convocava uma reunião para a fundação..."
Em outro depoimento, desta vez de Luigi Cervo para Walter Pellegrini, então historiador oficial do clube, a história continua:
"...Eu e meus colegas funcionários da Casa Matarazzo fazíamos parte da Sociedade Recreativa e Dramática Bela Estrela, onde reuníamos as nossas famílias para eventos lítero-musicais e também para as danças que, naquela época, eram consideradas como novo gênero de esporte. No entanto, as visitas à nossa capital das equipes de futebol da Pro-Vercelli e Torino, que aqui realizaram onze partidas, repercutiam em todas as classes, provocando, como era natural, o sentimento patriótico da colônia com momentos de empolgação e de entusiasmo transbordante."
A seguir, a transcrição das duas publicações históricas feitas no jornal Fanfulla, representativo da colônia italiana:
14/08/1914 - Carta de Vicente Ragognetti publicada no Fanfulla
“Pela formação de um quadro italiano de futebol em São Paulo.
São Paulo, 13 de Agosto de 1914
Egrégio Sr. Diretor do “Fanfulla”
Uma palavra apenas e, para esta, um cantinho no vosso jornal.
Eis do que se trata:
Alguns conhecidos futebolistas italianos, mas associados a clubes brasileiros, encarregaram-me de escrever-vos acerca de um projeto por eles comentando entre dois goles de café, fazendo-me então compreender a esperança de que tal projeto o vosso jornal se torne portador e propagandista.
Nós temos em São Paulo (afirmam os referidos esportistas) o clube dos alemães, dos ingleses, dos portugueses, dos internacionais, e mesmo dos católicos e dos protestantes. Mas, para um clube que seja exclusivamente de “sportman” italiano, e sendo nossa Colônia a maior do estado, nada se tentou ainda realizar. Futebolistas italianos que jogam bem encontram-se em São Paulo. Por que, de comum acordo, não reunimos os referidos senhores e, assim como temos associações de remo, filodramáticas, mundanas, patrióticas, etc., de estrutura italiana e fundemos um clube de futebol ?
Aí fica a proposta dos futebolistas italianos e com V.S., Sr Diretor, o comentário
(a) Vicente Ragognetti”
19/08/1914 - Anúncio publicado no Fanfulla por Luigi Cervo e amigos
Fanfulla de 19/08/1914, página 5, Seção “Gli Sports”
“Palestra Itália. Foi organizada uma diretoria provisória para a formação de uma sociedade que está denominada Palestra Itália. A Sociedade compreenderá, também, a seção filodramática e dançante, além de uma seção esportiva, objetivando a organização de um time puramente italiano, para jogos de foot-ball. Os aderentes, que até o momento se compõem de estudantes e empregados no comércio, reunir-se-ão hoje às 20 horas, no Salão Alhambra, sito à Rua Marechal Deodoro nº 2, com o fim de eleger a diretoria provisória e para completa formação da Sociedade.”
"Todos os quais desejarem participar da criação de um clube italiano de calcio (futebol) devem comparecer às 20h00 no número 2 da Rua Marechal Deodoro, Salão Alhambra, para a reunião de fundação do Palestra Itália".
A primeira reunião, na quarta-feira 19/08/1914 contou com 37 presenças, e ficou marcada por muita discussão em torno do objetivo primordial do novo clube. Parte dos que estavam presentes queria um clube voltado a atividades artísticas e literárias, enquanto que a maioria queria um clube focado no futebol. Assim, Luigi Cervo e os amigos marcaram nova reunião para a quarta-feira da semana seguinte, 26/08/1914, que acabou ficando formalizada como a data de fundação do clube.
Entre os 46 presentes, fundadores do Palestra Itália, absolutamente nenhum fazia parte ou foi membro do clube Corinthians. Eram em sua grande maioria moradores do Brás e funcionários das Indústiras Matarazzo, entre eles:
§ Cervo, Luigi [eleito Secretário-Geral]
§ Marzo, Luigi Emmanuelle [eleito Vice-Presidente]
§ Ragognetti, Vicente [eleito Diretor Esportivo]
§ Simone, Ezequiel [eleito 1º Presidente]
§ Aulicino, Antonio [eleito vice-secretário]
§ Cileno, Francesco Vicenzo [inspetor de sala]
§ Giangrande, Oreste [eleito revisor de contas]
§ Giannetti, Guido [eleito revisor de contas]
§ Morelli, Francesco [eleito 2º mestre de sala]
§ Nipote, Francisco De Vivo [eleito tesoureiro]
§ Rebucci, Armando [eleito revisor de contas]
§ Silva, Alvaro F. da [eleito 1º mestre de sala]
§ Azevedo, Alfonso de
§ Betti, Delfo
§ Bucciarelli, Amadeo
§ Camargo, Francesco
§ Ciello, Michele A.
§ Del Ciello, Clementino
§ Ferré, Fábio
§ Gallo, Eugenio
§ Gallucci, Antonio
§ Giannetti, Giorgio
§ Giannetti, Giulio
§ Izzo, Adolfo
§ Izzo, Alfredo
§ Izzo, Luigi
§ Lamacchia, Giovanni
§ Lilla, Onofrio
§ Maninni, Battista
§ Médici, Luigi
§ Migliori, Alfredo
§ Mosca, Alfonso
§ Nigro, Giuseppe
§ Pareto, Leonardo
§ Prince, Giuseppe
§ Rizzo, Vicenzo
§ Rosario, Luigi M. F.
§ Romano Filho, Gennaro
§ Romano, Oreste
§ Rossi, Giovanni
§ Russo, Ercole
§ Tavollaro, Michele
§ Vaccari, Aughusto
Numa demonstração clara da diferença da concepção do Palestra Itália desde a sua fundação, em relação aos demais clubes italianos da cidade, e das grandes ambições desde sua origem, é justamente o Baile de apresentação do clube para a sociedade paulistana, realizado em Janeiro de 1915, antes mesmo de sua primeira partida. Um evento luxuosíssimo, no Salão Nobre do Clube Germânia, com decoração especial, coquetel, jantar completo e baile sob o comando de uma grande orquestra. O baile contou ainda com a presença de diversas personalidades paulistanas, todos os expoentes da colônia, com destaque para o Consul Geral, Comendador Pietro Barolli.
Os preparativos, a organização e os convites geraram frutos antes mesmo do Baile, já que uma semana antes, a APSA, liga de elite do futebol paulista, anunciava oficialmente o ingresso do Palestra Itália como filiado da entidade.
Como pode ser visto e afirmado com absoluta clareza, os dois clubes jamais possuíram qualquer vinculo nas origens, muito menos a “versão“ completamente infundada de uma cisão no Corinthians que pudesse ter vinculo com as origens do Palestra Itália. Não há nem mesmo registro de cisão na história do Corinthians, nos idos de 1914.
Qual o motivo então para o surgimento desta versão, além da simples ignorância e desconhecimento da história dos dois clubes ?
A suspeita recai sobre um fato paralelo, que em nada tem a ver com a fundação:
O Corinthians, foi fundado em 1910 e passou a fazer jogos na várzea paulistana. Somente em 1913 conseguiu sua inscrição para a recém-criada LPF, liga paralela que reunia clubes de menor expressão, impedidos de participar da APSA comandada pelo Paulistano.
Em 1914 o Corinthians conquistou o torneio da LPF, e com este cacife procurou a APSA em 1915, obtendo o sinal positivo para sua filiação na liga da elite. Desta forma, formalizou seu desligamento da LPF, abrindo mão do torneio. Para sua surpresa, a APSA aceitou a filiação, mas não inscreveu o Corinthians no torneio de 1915. Não aceitando a situação, pediram o desligamento da APSA e retornaram para a LPF, mas o torneio já havia sido iniciado. Assim o Corinthians ficou fora de qualquer torneio em 1915, liberando seus jogadores. Neco, Casemiro, Gonzales e Bianco disputaram o Paulista daquele ano pelo Mackenzie, Pollice pelo Wanderers, e Bororó, Aparício, Fulvio, Peres e Amilcar, pelo Ypiranga. Simultaneamente os jogadores se reuniam para amistosos com a camisa do Corinthians.
Em paralelo, ocorre que o Palestra Itália passa a atrair jogadores italianos de todas as equipes, obtendo a adesão de vários expoentes, incluindo o goleiro Stillitano e o ponta Dante Vescovini, ambos do poderoso Paulistano, Olivieri que jogava junto com Luigi Cervo no S.C.Internacional, Flosi do Lusitano, Di Lascio, Cestari, Grimaldi e Severini do Campos Elyseos, Bertolini de Jundiaí, Picagli do Ruggerone, e até do Corinthians, alguns jogadores como Fulvio, Police e Amilcar acabam participando do primeiro amistoso.
Quanto a Bianco Spartacco Gambini, muitas vezes citado, na verdade o craque após morar na Argentina, tornando-se inclusive campeão da segunda divisão daquele País em 1912, aos 19 anos de idade, retornou ao Brasil e foi convidado a atuar pelo Corinthians reforçando a equipe em 1914, mas assim que tomou conhecimento da fundação do Palestra Itália, ele e toda a família Gambini se integraram ao novo clube. Seu pai tornou-se um dos primeiros dirigentes do clube, e seu irmão também atuou no segundo quadro. Em 1915 Bianco atuou no campeonato paulista pelo Mackenzie, chegou à seleção da APSA e já em 1916 integrou-se ao Palestra Itália para seu primeiro campeonato oficial, tornando-se um dos maiores ídolos da história do clube, onde permaneceu por longuíssimos 17 anos, conquistando vários torneios.
DEPOIMENTOS
"Eles decidiram fundar o Palestra Italia, pois não havia um grande clube da colônia italiana em São Paulo naquela época. O Palestra nasceu na Matarazzo, fruto de uma iniciativa de parte de seus funcionários. Não tem nada a ver essa história de que o Palestra é dissidência do Corínthians, não sei de onde tiraram isso. Nunca teve nada a ver com o Corínthians. Foi uma iniciativa de papai e seus colegas que tomou corpo e virou realidade. É muito claro isso: o Palestra nasceu na Matarazzo e quando os italianos vieram excursionar em São Paulo [nota: o Torino e a Pró-Vercelli, em 1914] a idéia de fundar o clube finalmente foi posta em prática".
Depoimento dado em 18/07/2009 por Dona Etelvina Cervo, filha do fundador do Palestra Italia, Luigi Cervo
“Definitivamente, de minha parte, não há dúvida: o Palestra não é uma dissidência direta do Corinthians.
Entre seus primeiros participantes havia, sim, gente que em algum momento fez parte do Corinthians, notadamente nosso herói em comum Bianco Spartaco Gambini, campeão paulista de 1914 pelo Corinthians e depois ídolo palestrino durante décadas. Nada mais normal: afinal, antes da fundação de um clube da colônia italiana, quem agregava esses representantes era o próprio Corinthians, de resto um reduto também de espanhóis, portugueses, sírios... Não se trata, porém, de uma dissidência direta, como no caso da criação do departamento de futebol do Flamengo pelos ex-jogadores do Fluminense, por exemplo.
Depoimento dado via email em 17/04/2007 por Celso Unzelte, jornalista e historiador, autor do “Almanaque do Timão” e “Almanaque do Palmeiras”, entre outros.
abs
Jota Roberto

Espero que o texto em questão esclareça possiveis dúvidas que alguns ainda tinham ou porventura venham a ter sobre o assunto.

Abraços!

97 comentários:

  1. allan que chatice! ninguém quer saber dessas baboseiras, bla,bla,bla! Vamo colocar coisas mais criativas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo!!! Chatice e baboseira, blá, blá, blá...

      Excluir
    2. Eu gostei e ajudou muito Allan, muito obrigada!

      Excluir
    3. Quanto pergunta a um Sãopaulino, porque torce para o SPFC, fala na lata porque somos campeões mundiais...e se não fosse? seria???? isso é a verdadeira identidade de um torcedor...time sem origem, ou a famosa origem de apropriações de bens alheios, graças a DITADURA!!!!!!

      Excluir
    4. O detalhe da superioridade do s.paulo reside no fato de que o spfc, com 18 anos de idade, enfrentou com coragem, a idéia visionária de construir estadio para 150.000 pessoas... só ai, já se ve o destino a grandesa do spfc....os seus rivais, depois, usaram o morumbi por muitos anos, ganhando muita receia com isto....Pessoa que não reconhecer o empreendimento, a grandesa do s.paulo tem mais é que calar a boca e parar de ser invejoso..

      Excluir
    5. Tem gente que quer saber sim. Aliás, só vim parar neste site porque pesquisava justamente essa estória da dissidência Corintiana.

      Excluir
  2. conhece aquela do urubu bicando a cueca? eu tava assim, quando li esse post o urubu levantou voô, por isso dedico metade da minha cagada pro parmerda e metado do bostintians. KKKK
    O JASON VOLTOU!!!

    ResponderExcluir
  3. Bruno, tipico comentário da sua torcida modinha que duvido vc saiba da origem do SPFC alias o passado do São Paulo não é nada glorioso...
    Mas tudo bem, opinião deve ser respeitada mesmo quando vêm em forma de um monte daquilo que vc diz cagada!

    ResponderExcluir
  4. CONHEÇA A HISTÓRIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.

    MESMO QUE NÃO GOSTE DO CLUBE, LEIA... É, NO MÍNIMO, CURIOSO... INTERESSANTE... HONESTO... DIGNO DO TAMBÉM GLORIOSO SENADO FEDERAL...
    _____________________________________________________________________________

    Você sabia...?

    - Que o São Paulo foi fundado em 1930, lá na beira da Marginal do Tietê (lugar de pobretões, como Palmeiras e Corinthians).

    - Que, por má administração, o clube faliu em 1934.

    - Que tentaram recriar o clube, mas faliram novamente.

    - Que as dívidas contraídas nunca foram pagas pelo São Paulo, mas pelo
    clube vizinho, o Clube de Regatas Tietê, que aceitou incorporar o terreno, ficar com
    as taças e pagar todas as dívidas.

    - Que finalmente o clube foi fundado em 1935, sem qualquer patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e que o são paulo só naum faliu dnv pois o palmeiras eo corinthians fiserão um amistoso para ajudar ele

      Excluir
    2. Corinthians 06 x 01 bambis.rsrsrsrsrs já entrou pra historia.

      Excluir
  5. - Que só sobreviveram nesta terceira fundação porque se fundiram com o
    Clube Atlético Estudantes da Moóca, passando a mandar seus jogos naquele bairro (clube de italianos, tão desprezados por sua torcida).

    - Que o São Paulo foi salvo de nova falência por um jogo beneficente
    entre Palestra e Corinthians, o famoso “Jogo da Barrica”, assim chamado
    pois colocaram uma barrica na entrada para o povo jogar dinheiro e
    ajudar o São Paulo a pagar suas dívidas.

    - Que neste “Jogo das Barricas” Porfírio da Paz andou no meio das
    torcidas adversárias com a bandeira do arco-íris esticada, para o
    pessoal atirar algumas esmolas na bandeira.

    - Que em 1942, com apenas sete anos de vida e sem patrimônio, foram
    salvos pela II Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  6. - Que por utilizar o nome da cidade eram aliados da elite política
    (racista) e por isto não aceitavam atletas negros.

    - Que tentaram a todo custo se apropriar do Palestra Itália já que o
    Brasil havia declarado Guerra ao Eixo, do qual a Itália fazia parte.

    - Que, não conseguindo tomar o PalestrA, conseguiram ao menos tomar de
    graça um Clube Alemão (Germânia) lá na região da Marginal Tietê - o
    Canindé.

    - Que neste mesmo ano, 1942, o São Paulo fugiu do gramado para não ser
    goleado pelo Palmeiras, na final do Paulistão.

    - Que 10 anos depois venderam para a Portuguesa o terreno que havia
    sido tomado de graça.

    - Que com o dinheiro compraram um terreno no Jardim Leonor ( de
    Barros ), urbanizada com maracutaia do então Prefeito Adhemar de
    Barros (coincidência, ha ha).

    ResponderExcluir
  7. - Que, como até meados da década de 50 não aceitava negros no seu
    elenco, para enganar diretores e torcedores os negros alisavam o
    cabelo e usavam um pó branco sobre a pele conhecido como pó de arroz (aaahh).

    - Que um dos maiores craques do São Paulo só assumiu sua negritude
    quando foi jogar no Corinthians e tal fato foi tão importante para a
    sociedade negra do Brasil que uma empresa de alimentos criou um
    produto em sua homenagem. O jogador foi Leônidas da Silva, a empresa a
    Lacta e o produto foi o chocolate Diamante Negro.

    - Que nos anos da ditadura, sem explicar a origem do dinheiro, sem um
    clube de associados, sem rendas (pois jogava em estádios vazios pela
    péssima campanha), construíram o maior estádio particular do mundo.

    - Que o terreno do Morumbi foi DOADO por um corinthiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este anonimo 8.10.09, é doido da cabeça...Leonidas jogou no sccp ?. Só depois disto puseram-lhe o apelido de Diamante Negro ? Foi isto que eu li ?......................o cara que escreveu isto tem queentrar pro guines com dois troféus, o de maior cotovelo doido do mundo e o de mais ignorante do mundo pois só fala absurdos...kko

      Excluir
  8. - Que, enquanto construía seu estádio, o São Paulo mandava seus jogos
    no Palestra Itália sem pagar aluguel (por caridade).

    - Que Laudo Natel, dirigente do São Paulo, era Governador do Estado na
    época da construção do estádio.

    - Que, para inaugurar seu estádio (parcialmente acabado) precisou de 2
    jogadores do Palmeiras (Julinho e Djalma Santos) para reforçar seu
    time, que era medíocre demais, e arriscava apanhar no jogo de
    inauguração.

    - Que o Palmeiras foi o primeiro campeão do Morumbi, pelo Brasileiro de 1969...

    - Que tinham o Governador biônico Laudo Natel ( não-eleito, imposto
    pela ditadura militar) como dirigente do clube, chegando a sentar no banco de
    reservas nas partidas para tirar o time da fila.

    - Que na década de 80 o São Paulo já foi rebaixado e jogou na segunda
    divisão do campeonato Paulista.

    - Que o São Paulo nunca disputou a Taça Brasil, pois só entravam os
    campeões estaduais...

    - Que o São Paulo é o único clube grande da capital que NUNCA vestiu a
    camisa da Seleção Brasileira...

    - Que o São Paulo é o time grande da capital com menor média de
    público nos últimos brasileiros...

    - Em 1936 o primeiro Uniforme do São Paulo foi dado pelo Corinthians. Um
    uniforme nas cores branco, vermelho e preto. O uniforme era camisa
    branca com a manga direita vermelha e a manga esquerda era preta.
    Calção branco com listra lateral e meias brancas...

    ESSE É O “GLORIOSO” SÃO PAULO F. C...

    Nota: Esqueceram de dizer que o então governo da época duplicava uma de nossas rodovias (Anhanguera) e, com dois prá lá (estádio) e um só para a rodovia (isso é, caminhões de pedra, areia, ferro, cimento e outros), nasceu assim o maior estádio particular do mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que hoje é o maior time do Brasil e um dos melhores do Mundo. Chora.

      Excluir
    2. AO ''DISTINTO'' SENHOR QUE SE APRESENTA COMO ''ANONIMO'':

      LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO COM RESPOSTAS A TODAS ESTAS BARBARIDADES, E CLARA PERDA DE TEMPO COM O INTUITO (INÚTIL) DE DENEGRIR A HISTÓRIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.
      CLARA DEMONSTRAÇÃO DE DESPEITO E FRUSTRAÇÃO (SINDROME DE VIRA-LATAS) QUE TOMA CONTA DE SEUS ''RIVÁIS'' PAULISTAS A TUDO QUE É RELACIONADO AO CLUBE TRICOLOR PDO MORUMBI!!! NATURAL... ISSO TUDO APENAS REFLEXO DA NOSSA SOCIEDADE, QUE SEMPRE HOSTILIZOU TUDO O QUE SE SOBRESSAÍSSE OU FOSSE DE ALGUMA FORMA INOVADOR EM RELAÇÃO AOS DEMAIS!!!

      SEGUE TEXTO ABAIXO EM VARIAS PARTES:
      Espaço de crônicas, textos e análises sobre o SPFC.

      Home
      Intuito do blog
      Lista de presença
      O são-paulino

      Esclarecendo e desmentindo alguns fatos sobre o SPFC
      04/11/2010
      tags: história, são paulo fc, spfc

      Luciano Borges, do Blog do Boleiro, postou o conteúdo de um e-mail que anda circulando, onde são contados alguns fatos, umas mentiras e outras meia-verdades sobre o SPFC.

      Michael Serra, do SPFCpédia e historiador do clube, tratou de esclarecer os fatos citados.

      O mais engraçado é que o e-mail, segundo Luciano, foi lido pelo jornalista Eduardo Savoia, no programa “Papo de Craque”, da Transamérica FM.

      Alguns comentários de leitores do Blog do Boleiro criticam o fato do Luciano ter procurado o SPFC para esclarecimentos. Mas porque não tiveram a mesma atitude quando o comentarista leu para quem quisesse ouvir, sem que tivesse ninguém ali para confirmar todas as informações? Dois pesos, duas medidas?


      Excluir

    3. Segue texto publicado por Luciano Borges, em seu blog.

      Em azul, o e-mail. Em preto e em negrito, os comentários de Michael Serra e em vermelho, os meus.

      —————————————–

      Historiador desmente provocações e “fatos históricos” de e-mail anti-São Paulo

      Um e-mail apócrifo voltou a circular pela internet, levantando 25 pontos que tratam a história do São Paulo. O tema é recorrente. O historiador oficial do clube paulista, Michael Serra, disse ao Blog do Boleiro que o teor do texto tem ido e vindo nos últimos anos. “Já estou acostumado”, afirmou.

      Na verdade, Serra chega a citar o próximo ítem antes mesmo que ele seja lido. São meias-verdades, algumas mentiras e provocações bem humoradas que têm dado trabalho aos tricolores.

      Nesta terça-feira, no programa Papo de Craques – 1ª Edição, da rádio Transamérica, o jornalista José Eduardo Savoia leu alguns trechos e a reação dos ouvintes foi imediata, pedindo para que ele repassasse o e-mail.

      O Blog do Boleiro procurou Serra para que analisasse cada ponto da mensagem e colocasse os “pingos nos is”.

      Abaixo, você lê trechos literais do e-mail e a versão de Serra que deu boas risadas no meio da conversa por telefone.

      VOCÊ SABIA?

      1 – Que o São Paulo foi fundado em 1930, lá na beira da Marginal do Tietê.
      O São Paulo foi fundado na Praça da República, número 28, no centro de São Paulo. Foi criado por dissidentes do CA Paulistano e integrantes da Associação Atlética das Palmeiras. A sede esportiva ficava na Chácara da Floresta, na Marginal do Rio Tietê. A propriedade era utilizada pela AAP.

      Engraçado é que naquela época, nem existia a Marginal Tietê. Se ainda tivessem dito “às margens do Tietê”, mas nem pra mentir eles sabem

      2 – Que por má administração, o clube faliu em 1934.
      3 – Que tentaram recriar o clube, mas faliram novamente.
      4 – Que as dívidas contraídas nunca foram pagas pelo São Paulo, mas pelo clube vizinho, o C.R.Tietê que aceitou incorporar o terreno, ficar com as taças e pagar todas as dívidas.
      Os são-paulinos negam que estivessem enfrentando dificuldades financeiras, que teriam sido provocadas – em parte – pela compra do Palácio de Trocadero. Eles alegam que o Tietê propôs a fusão numa época em que o clube andava às rusgas com a CBD, que levou quatro de seus atletas para o a Copa do Mundo da Itália. Como o Tietê não se dedicava ao futebol, mas a outras modalidades, a diretoria tricolor rachou e a parte que ficou contra a fusão, fundou o São Paulo Futebol Clube.

      5 – Que finalmente o clube foi fundado em 1935 sem qualquer patrimônio.
      Verdade. O clube foi fundado por integrantes que não concordaram com a fusão com o Tietê. Desta vez, a reunião de fundação foi feita na Rua 11 de Agosto, número 9A. Todo material inicial alugado. Daí vem o apelido de Clube da Fé: não tinham nada e deixaram para trás a formação elitista de 19 03, acreditando na construção de uma nova agremiação.

      Excluir
    4. 6 – Que só sobreviveram nesta terceira fundação porque se fundiram com o C.A. Estudantes da Moóca, passando a mandar seus jogos naquele bairro.
      Em 12 de setembro de 1938, o São Paulo incorporou o C.A. Estudantes Paulista, que era formado por ex-integrantes do próprio São Paulo de 1930 e jogava no campo da Companhia Antarctica Paulista, no bairro da Moóca. Mas não é verdade que o São Paulo precisou desta fusão para sobreviver. Ao contrário. O clube já pagava salários de atletas do Estudantes, que tinha sido enganado por um empresário que o levou a jogar amistosos na América do Sul. Tanto que, em agosto de 1938, o São Paulo venceu um amistoso com o Corinthians (3 a 0), utilizando vários titulares que pertenciam ao Estudantes.

      7 – Que o São Paulo foi salvo de nova falência por um jogo beneficente entre Palestra e Corinthians, o famoso jogo da barrica, assim chamado pois colocaram uma barrica na entrada para o povo jogar dinheiro e ajudar o São Paulo a pagar suas dívidas.
      Mentira. Em 3 de julho de 1938, aproveitando a paralisação dos campeonatos por causa da Copa do Mundo da França, o São Paulo organizou um ”festival” de um dia, com a participação de Corinthians, Palmeiras e Portuguesa de Desportos. O clube colocou em disputa a Taça Henrique Mündel.
      Os anúncios colocados nos jornais da época informavam que a entrada seria gratuita e que, quem quisesse poderia contribuir com a quantia que bem desejasse. O dinheiro arrecadado foi repassado aos jogadores do Estudantes Paulista que enfrentavam dificuldades financeiras.
      O São Paulo foi derrotado pela Portuguesa (0 x 3) e o Corinthians bateu o Santos no critérios de escanteios (2 a 0), depois de um empate sem gols nos 90 minutos. Na final, disputada no mesmo dia, os corintiano venceram a Portuguesa por 2 a 1 e levaram o troféu.

      Este é o principal motivo que reúne “Romeu & Julieta” para fofocar sobre o amigo bem-sucedido. Engraçado que a torcida dos dois vive falando disso, mas só conquistaram alguns de seus principais títulos com investimento de terceiros. Vai tentar entendê-los…


      Excluir
    5. 8 – Que neste Jogo das Barricas, Porfírio da Paz andou no meio das torcidas adversárias com a bandeira do arco-íris, esticada, para o pessoal atirar algumas esmolas na bandeira.
      Sem comentário. Trata-se de provocação explícita. Observação do Blog do Boleiro: a bandeira com o arco-íris foi adotada em 25 de julho de 1978, durante a San Franciso Gay Freedom Day Parade, uma manifestação organizada no bairro de Castro, maior comunidade gay dos Estados Unidos. Ou seja, bem depois do Jogo das Barricas.

      Quando são misturadas a ignorância e a inveja, saem pérolas como esta, dignas (?) de nenhum comentário.

      9 – Que em 1942, com apenas sete anos de vida e sem patrimônio, foram salvos pela II Guerra Mundial.
      Na década de 40, o São Paulo começou a construir um patrimônio, mas não há uma relação direta entre o conflito mundial e o fato do clube ter se fortalecido administrativamente.

      Interpretando grosseiramente a frase mal formulada, podemos concluir que a II Guerra Mundial ter aconteceu justamente para salvar o SPFC. Quanta ignorância…

      10 – Que por utilizar o nome da cidade eram aliados da elite politica (racista) e por isto não aceitavam atletas negros.
      Desde o primeiro jogo de sua história, em 1930, o São Paulo tinha em seu quadro o atleta Bino, vindo de Campinas (Ponte Preta), tinha origem afro. Sem falar em Artur Friedenreich, um mulato que se tornou um dos grandes nomes do futebol brasileiro.

      Excluir
    6. 12 – Que não conseguindo tomar o estádio do Palestra, conseguiram ao menos tomar de graça um Clube Alemão (Germânia) lá na região da Marginal Tietê (Canindé).
      Os antigos são-paulinos dizem que o São Paulo nunca teve esta pretensão. E o clube que se fundiu ao São Paulo não foi o Germania.
      Em janeiro de 1942, o São Paulo iniciou um processo de incorporação da Associação Alemã de Esportes, batizada de Deutsche Sport Club. Este clube tinha uma sede alugada no Canindé, que pertencia a um casal de italianos.
      A DSC, pressionada pelo governo brasileiro, optou por ser incorporada por um clube brasileiro. Corinthians não se interessou. O Palestra Itália também. Em março de 42, o Conselho Deliberativo do São Paulo votou a favor.
      Detalhe: tudo isso aconteceu antes que o governo de Getúlio Vargas declarasse guerra aos países do Eixo.

      Só para esclarecer: o Germânia é o atual Esporte Clube Pinheiros.
      13 – Que neste mesmo ano, 1942, o São Paulo fugiu do gramado para não ser goleado pelo Palmeiras, na final do Paulistão.
      Trata-se de meia verdade, segundo o São Paulo. O jogo foi disputado sob tensão. Pressionados pelo governo, os palestrinos tiveram que mudar de nome para “abrasileirar” o clube. De início, tentaram mudar para Palestra São Paulo.
      Já com o nome Palmeiras, o time entrou em campo portando a bandeira do Brasil. Os torcedores do São Paulo, que preparavam uma vaia, uniram-se aos aplausos. Mas, durante o jogo, passaram a reclamar a atuação do árbitro Jayme Rodrigues Janeiro. Ele permitiu que o jogo enveredasse para a violência.
      O Palmeiras vencia por 2 a 1, quando Janeiro marcou um pênalti contra o São Paulo e ainda expulsou o infrator, Virgílio. Os tricolores reclamaram e o capitão Luizinho – que já tinha passado pelo Palestra – chamou os diretores e disse que a partida estava “armada”.
      O time então decidiu não jogar mais. Ficou no campo até o juiz dar a partida por encerrada depois de constatar que o São Paulo não iria mais jogar.

      Excluir
    7. 14 – Que 10 anos depois venderam para a Portuguesa o terreno que havia sido tomado de graça.
      Ao incorporar o clube alemão em 1942, o São Paulo passou a pagar 80% do valor do aluguel do campo, que pertencia ao casal Vanucci, de italiano. Em 1944, o São Paulo comprou a área por 780 mil cruzeiros. O valor era quatro vezes maior do que foi investido na contratação de Leonidas da Silva. O clube só terminou de pagar esta dívida em 1951.
      Em 1955, vendeu o terreno para Wadi Saddi, conselheiro do próprio São Paulo e empresário do ramo de venda de carros, por 12 milhões de cruzeiros. No ano seguinte, ele vendeu o terreno para a Portuguesa de Desportos.

      15 – Que com o dinheiro compraram um terreno no Jardim Leonor [de Barros], urbanizada com maracutaia do então prefeito Adhemar de Barros.
      Segundo Laudo Natel, ex-governador de São Paulo e ex-presidente do clube – o dinheiro da venda do Canindé foi utilizado em parte para as obras de construção do estádio do Morumbi e também para pagar débitos do clube.
      A área onde está o estádio fazia parte de um loteamento organizado pela Imobiliária Aricanduva, cujo acionista majoritária era, de fato, Adhemar de Barros. Os dirigentes tricolores conseguiram junto à Prefeitura que a praça que seria construída no lugar, fosse transferida para outra área e ficou com terreno pagando 1/3 do valor e ganhando 2/3 em doação da imobiliária.

      16 – Que, como até meados da década de 50, não aceitava negros no seu elenco, para enganar diretores e torcedores os negros alisavam o cabelo e usavam um pó branco sobre a pele conhecido como pó de arroz.
      Provocação. A referência é ao Fluminense no início do século 20.

      Sem contar que Leônidas da Silva jogou antes da década de 50, no SPFC. E não usava disfarce algum…

      17 – Que um dos maiores craques do São Paulo só assumiu sua negritude quando foi jogar no Corinthians e tal fato foi tão importante para a sociedade negra do Brasil que uma empresa de alimentos criou um produto em sua homenagem. O jogador foi Leônidas da Silva, a empresa foi a Lacta e o produto foi o chocolate Diamante Negro.
      Leônidas nunca jogou no Corinthians. O chocolate foi batizado com seu apelido, mas no final dos anos 30. Ele foi contratado pelo São Paulo em 1942. E Leônidas nunca escondeu suas origens raciais.

      Em tempos de Google, Wikipedia e livrarias megastore, eles me soltam uma dessas. Leônidas no Corinthians? HAHAHA! E o Savoia leu isso…desmentiu, ao menos?
      18 – Que nos anos da ditadura sem explicar a origem do dinheiro, sem um clube de associados, sem rendas (pois jogava em estádios vazios pela péssima campanha), construíram o maior estádio particular do mundo.

      Excluir
    8. 19 – Que enquanto construía seu estádio, o São Paulo mandava seus jogos no Palestra Itália sem pagar aluguel, por caridade.
      20 – Que Laudo Natel dirigente do São Paulo era Governador do Estado na época da construção do estádio.
      Antes mesmo de alugar o terreno do Canindé, em 1942, o São Paulo ostentava o quarto maior quadro social dos clubes de São Paulo (depois de Tietê, Corinthians e Palestra). Eram cerca de 10 mil associados que contribuíam somente para o futebol. Ajudaram a contratar Leônidas da Silva.
      O estádio do Morumbi começou a ser construído em 1952 e a primeira fase, com um pouco mais de um terço do estádio pronto, foi inaugurada em 1960.
      A construção foi concluída em 1970, depois das obras andarem lentamente entre 1960 e 1968. Ou seja, começou 12 anos antes do golpe militar de 1964 e terminou seis anos depois.
      O impulso para os dois últimos anos de obras veio da venda do Carnê Paulistão, onde quem aderia pagava mensalidade e concorria a sorteios de carros e eletrodomésticos.
      Antes do São Paulo inaugurar a primeira parte do Morumbi, em 1960, ele mandava seus jogos no estádio do Pacaembu.
      Laudo Natel foi governador de São Paulo em duas ocasiões. Na primeira, em 1966, ele substituiu Ademar de Barros, que foi cassado pelo governo militar. Ficou nesta função por oito meses. Entre 1960 e 1968, as obras do Morumbi ficaram praticamente paradas.
      Depois, Natel voltaria ao Palácio do Governo em 1971, quando o estádio do Morumbi já tinha sido completado.

      Enquanto isso, discute-se a utilização (ou não) de verba ou financiamento público para construção do estádio corinthiano com lugares suficientes para ser abertura da Copa 2014.

      21 – Que para inaugurar seu estádio (parcialmente acabado) precisou de 2 jogadores do Palmeiras (Julinho e Djalma Santos) para reforçar seu time, que era medíocre demais, e arriscava apanhar no jogo de inauguração.
      Para inaugurar o estádio, o São Paulo promoveu vários eventos festivos durante uma semana. No dia 2 de outubro de 1960, quando a inauguração oficial foi feita, o time paulista derrotou o Porto, de Portugal, por 1 a 0. Nesta partida, só atuaram atletas do elenco tricolor.
      No dia 9, numa festa de confraternização, foram convidados jogadores de outras equipes para participarem do jogo. O time de vários atletas, venceu o Nacional do Uruguai por 3 a 0.
      22 – Que tinham o governador biônico (Laudo Natel), não-eleito, imposto pela Ditadura como dirigente do clube, chegando a sentar no banco de reservas nas partidas para tirar o time da fila.
      Nos anos 70, não só Laudo Natel como outros dirigentes ficavam no banco de reservas. E ele, de fato, participou de alguns jogos.

      Até pouco tempo atrás, dirigentes, de diversas equipes sentavam no banco de reservas, durante os jogos. Esse povo nunca assistiu Taça Guanabara, na Band, nos anos 90. E o governo militar, na época, não tinha outras coisas mais importantes para resolver do que decidir quem manda num clube de futebol?

      23 – Que o São Paulo é o único clube grande da capital que nunca vestiu a camisa da Seleção Brasileira.
      De fato, o São Paulo nunca representou a seleção brasileira. Mas os tricolores contam que são a agremiação que mais cedeu jogadores ao selecionado em Copas do Mundo: 47 convocações . E incluem nesta conta, os quatro atletas “roubados” pela CBD para o Mundial de 1934, além de Araken Patuska, “pirateado” pelo Flamengo em 1930.

      25 – Em 1936, primeiro uniforme do São Paulo foi dado pelo Corinthians. Um uniforme nas cores Branca Vermelho e Preto. Que o uniforme era camisa branca com a manga direita Vermelha e a manga esquerda era Preta. Short branco com listra lateral e meias brancas.
      Nada a ver.

      ???

      Excluir
  9. Como dizia um famoso palmeirense: Corintians é rival, São Paulo é inimigo.

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha conhecimento de alguns dos fatos citados, confesso que de muitos não tinha e o mais complicado fato sem dúvida é a construção do Morumbi, essa história eu me recordo ter sido tema de um gazeta esportiva tempos atrás mas como haviam na mesa representantes do São Paulo logo trataram de desconversar e mudar o foco mas a verdade é essa mesma que ao estádio foi construido com dinheiro público desviado do governo Natel.
    Sobre eles tentarem tomar o Parque Antártica foi o episódio onde ficou declarada a índole do clube tricolor e por isso sempre falamos(Palmeirenses) que o Corinthians é rival e o São Paulo inimigo.
    O bom foi saber que a superioridade que eles vomitam muitas vezes só existe por piedade daqueles que sempre serão maiores do que eles.
    Boa São Paulo, vc é demais...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Sr Anonimo,

    Registro aqui meu fiel agradecimento por essa aula de historia e por relatar ao publico em geral a realidade sobre o São Paulo Futebol Clube.
    Agora fica claro o por que esse clube, uma vez que não podemos nunca chama-los de Time, tem uma torcida tão desprezivel, é devido a origem que alem de vergonhosa é marcada por racisno, desonestidade e corrupções.
    Realmente o Palmeira é apenas rival Do Corinthians por que se trata de dois Times que lutaram e estabeleceram sua historia baseado na formação de Atletas uma sociedade.Esperamos que as torcidas em geral aprenda que a rivalidade seja apenas em campo e que não tenhaos mais Familis sendo destruidas e em luto por motivos tão banais.

    ResponderExcluir
  12. O Palmeiras foi sim fundado por dissidentes GAYS do Corinthians enquanto as SAPATONAS ficaram no timeco da e de marginal ! BANDO BIXAAAAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ COM CERTEZA DEVE SER MAIS UM SÃOPAULINO GAY NO ARMARIO RSRSRSRSRSRSRSRS

      Excluir
  13. Sou do Rio...não sou tão velho...conheço a historia recente do futebol brasileiro...mas que isso deve ser um texto de um corintiano ou palmeirense que morrem de inveja pela supremacia de títulos do São Paulo...Conheço realidades do futebol moderno e vejo como o Corinthians ganhou o titulo de 2005...Dualib...Edilson..KIA... e o Palmeiras , ser exemplo de clube... desde 1976 estaria na fila, se não arrenda-se o futebol pra Parmalat...
    Otacilo santos - RJ/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAI FORA ...VOCÊ NEM PAULISTA É.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  14. Olá,

    tenho uma foto de meu pai quando ele jogava num time em São Paulo da segunda divisão. A foto traz escrito: Associação Recreativa Viasoca, 10/4/1952, bairro do Bom Retiro - SP. No entanto, queria saber o nome do time e achei que para chegar a esta informação preciso saber que Associação é esta. Algum de vcs. pode me dizer isso? Ficarei imensamente agradecido pela resposta.

    Obrigado,
    José.

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca engoli essa historinha de "COSTELA" do S.C.Corinthians Pta. Graças ao jornalismo sério e pontual, vejo com imensa satisfação essa matéria forte e elucidativa. Como Corinthiano que sou, terei ainda mais orgulho do CORINTHIANS ao qual sempre, através destes pesquisadores FANTÁSTICOS, odiei esta MENTIRA e hoje CONFIRMADA, pelos ilustres. Apenas lamento que o infeliz criador desta HORRENDA história tenha contaminado muitos, levando-os a aceitarem de maneira simples e gratuíta, esta que desde já, jaz entre nós.

    ResponderExcluir
  16. Impressionante a historia do São Paulo!
    Quanto ao texto do post, uma correçãozinha que em nada o diminui: quando excursionou por vários países, incluindo o Brasil, colaborando para difusão do futebol, o time londrino chamava-se apenas Corinthian; a fusão com o Casuals deu-se em 1939, conforme diz a placa da foto colocada no meu blog.

    ResponderExcluir
  17. Olha como são as coisas do "proletariado" alviverde de um bairro por sinal muito pobre e fundado por "Italianos" que eram cidadãos simples e do nada fundaram o Palestra Itália ($ dos Matarazzo na jogada e os terrenos doados pela prefeitura na Barra Funda ninguém comenta) e do nada tinha dinheiro para construir um clube (Jornalismo sério a onde ?) HAHAHAHA, E a história do Corinthians então ?!! HAHAHA Só acredito nessa merda quem gosta de engolir a seco que alguma história de clube tenha sido fundado por trabalhadores, pelo amor (nenhum clube paulista aceitava negro em seus clubes, principalmente os dois mais velhos no começo)... o futebol nasceu nas elites, se algum operário fundou algum clube na época (principalmente no contexto histórico de 1900 a 1940) pode ter certeza meu amigo, teve apoio da direita totalmente, ainda mais que as Elites da época viram que o futebol era uma forma bem TRANQUILA para ALIENAR o POVÃO. Todos os clubes formados em redutos "populares" nem existem mais. Cabe lembrar que nessa época quem trabalhava no BOM RETIRO era considerado CLASSE MÉDIA na época com sua devidas proporções comparando com a realidade atual. Os principais clubes no Brasil tem origem de 1900 a 1940 todos com impulso da DIREITONA que mandava no país. Cada clube teve sua fundação escrita pelo jornalismo da época (que já começa cagado, pois jornalista ñ é historiador e como sabemos a credibilidade dessa profissão deixa a desejar faz tempo nesse país, principalmente a grande mídia). Cada um escreve o que quer e na época em questão era de praxe engolir a seco as histórias imposta. Nenhum clube de futebol no Brasil é "santo" e continuam ñ sendo, basta ver as dívidas dos mesmos, tráfico de influência para atingir seus objetivos particulares, dívidas com o governo ñ pago, estádios contruídos que ninguém sabe de onde surgiu o $ (olha o estádio do Corinthians, tá sendo construído com $ do BNDS e de quem é esse $ ? ), Palmeiras e o famoso ËSQUEMA PARMALAT que veio em foco alguns anos atrás, Corinthians e EXCEL-ECONÔMICO, dinheiro do PROAR para ajudar os bancos fálidos, fora as maracutaia do SR. DUALIB e KIA (foragido). Todos os clubes seguem os mesmos padrões, os coroneis do futebol são os mesmos, para atingir a presidência de um clube é preciso vender a alma ( e todos acreditam que quem dirige esses clubes não ganham um centavo, hahahah), o futebol se tornou negócio de enriquecimento ílicito no Brasil e de lavagem de $, só não vê quem ñ quer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com você! e não abro!!!

      Excluir
    2. Porque a maioria dos Torcedores do SPFC, não sabe da origem do Clube, o proprio site não sabe explicar, porque foi o único a ser beneficiado com o patrimonio de muitas equipes, sendo um clube jovem, pois o Corinthians e Palmeiras eram os mais, antigo, a Origem do SPFC é militar, graças ao LAUDO NATEL, ADHEMAR DE BARROS, ex governadores, em periodo entre guerras de 1930 e o regime militar de 1945, se escondem e enganar até hoje seus torcedores, como um clube tão jovem teve tantos beneficios???

      Excluir
    3. Paulo - SPFC08/09/2012, 20:54

      Mais um desinformado. Origem do SPFC é militar? hahahahahahahahahahaha...
      Palmeiras e Corinthians eram muito pobres, tadinhos...
      Matarazzo e Alfredo Schuring te lembram alguma coisa?

      Excluir
  18. nem li o comentario de cima. parei na parte "Olha como são as coisas do "proletariado" alviverde de um bairro por sinal muito pobre e fundado por "Italianos" "... blá blá blá whiskas sachê . só fala bosta .

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkk Caralho ainda tem otário que acredita nessa falsa história do São Paulo... não acredito que tá cheio de zé bubu aplaudindo uma piada claramente cheia de contradições. O citado "diamante negro" antes de jogar no são paulo já tinha sido jogador do flamengo e já era consolidado artilheiro da copa do mundo como ele assumiu a "negritude" quando foi jogar no corintians? Antes ele jogava com uma máscara do michael jackson? Ou voces já viram o grande leonidas inventor do gol de bicicleta jogar com po de arroz na cara e cabelo alisado como o pau no cu autor do texto está dizendo? E ele diz que "- Que o São Paulo é o único clube grande da capital que NUNCA vestiu a camisa da Seleção Brasileira... " O que isso quer dizer?? kkkkkkkk Não sei quem é o maior drogado o Anonimo que escreveu essas bostas ou os pau na guela que acredita em papai noel, bando de aliciado pelo padrasto. Mete as cara porcorinthians, eu sempre soube da união sexual entre vocês as escondidas. Os maiores amantes da historia do futebol de fato se merecem. Aqui é Jason porra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que escreve as historias e quem viveu na epoca,e passou para os filhos e netos,infelismente voce so conhece futebol das pernas do rai pra frente,se fosse no morumbi nos anos 70 iria voltar pra casa com po de arroz nos cabelos

      Excluir
    2. CARA VOCÊ REALMENTE É O PERFEITO IDIOTA, TUDO NA VIDA É POLITICA FINANCEIRA, EM QUE MUNDO VOCÊ VIVE AFINAL? MUNDO DE OZ? não só o governo mas, todos os seres humanos defendem aquilo que dá mais lucro para uma determinada classe maior, você acha que seu dinheiro, alimento , emprego, escola, casa etc etc etc vem da onde? a unica coisa que não se paga nem se cobra é o ar que se respira!deixa de ser retardado, mal educado,neurótico, burro e hipócrita. arrume um time pra torcer ou cai fora com sua hipocrisia. Eis uma palmeirense.

      Excluir
    3. Paulo - SPFC08/09/2012, 20:45

      Dois anônimos retardados.

      Excluir
    4. Pois é Paulo, concordo com vocÊ em gênero ,.n~umero e grau. " dois anônimos retradados" " O curintia , nóis pode tu, nóis é fieu " quanto ao " parmera, nos tambeim quer ser da ilite, mas nóis num ser curto né?"

      Excluir
  20. O Palmeiras é o melhor!!! (meu time do coração) E o Corinthians é foda!!! (time do coração do meu pai), o resto é lixo !!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. A ligação do pó de arroz com a torcida do São Paulo é outra, assim surgiu também a fama de torcida gay:

    -A torcida levava um pó branco que era jogado para cima quando o time entrava. Formava-se assim uma nuvem branca, que chamava e atenção e todos achavam bonito.

    -O problema foi quando descobriram que o pó branco era o pó de arroz.Pó de arroz na época era utilizado principalmente em maquiagens de mulheres.

    -Desta forma, a torcida do SP ganhou dos rivais o nome de "Torcida Pó de Arroz", o que era sinonimo de "Torcida Gay", visto que macho que é macho jamais levaria maquiagem para um jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu " curintiano" analfabeto e mal informado, para sua informação, esta história do pó de arroz é do Fluminense, eles passavam pó de arros no rosto
      para proteger do sol. Torcida gay para mim é pura inveja de galinhas pretas de despacho e dos porcos ,( parmeirenses ) que vivem na lama podre

      Excluir
    2. Pois você de fato não conhece a história... Até a década de 1980 a torcida do São Paulo utilizava pó de arroz SIM, assim como outros "pós brancos" para dar o mesmo efeito na entrada da equipe no campo. Pergunte a quem era REALMENTE torcedor de arquibancada do SPFC nessa época.

      Excluir
  22. Quando eu quizer da risada de novo eu volto a ler.

    imaginação fraca ou será fertíl demais.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    SOBERANO!!!!!!!!!!!!SOBERANO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cérebro desse indivíduo deve ser do tamanho de uma noz.

      Excluir
  23. infelizmente é isso que acontece as pessoas torcem para o seu time de futebol, sem ver o seu passado e como os eleitores votam nos candidatos a troco de uma cesta básica que dura no máximo 1 mês e nunca vai saciar a sua fome,é o que acontece com os torcedores do são paulo 90% torcem pelo bi-mundial 92,93 que durou 2 anos e a história que veio a seguir para os novos torcedores, mas o seu passado é horrível,sendo este passado preconceituoso e racista. conpletamente poluido com idéias da ditadura e muita corrupção que apesar de muitas vezes ser ajudado por times de são paulo, não foi humilde , más sim manteve sempre o nariz enpinado, sendo assim a sua diretoria deve pedir desculpas para todos principalmente para os seus próprios torcedores de 92 para frente, os do passado realmente conhecem as suas glórias preconceituosas,racistas e corruptas que vem sim lá do passado.eu sou historiador,não de futebol e sim da história da cidade e do estado de são paulo. nos comentários acima,5% são um pouco de exagero más infelizmente 95% são verdadeiros e é tão culpado que os seus presidentes e diretores nos últimos anos nem falam do assunto.aqui vai um conselho para ser vitorioso no presente e futuro, terão que ver os erros do passado e assumi-los para que sua nova geração de torcedores não assumirão a culpa do seu passado,porque os do passado são culpados sem pedir desculpas para os do presente, porque o meu primo que era sãopaulino, pessoa humilde,trabalhador da classe média, deixou de ser sãopaulino por vergonha da história do passado do seu ex-time de futebol,meus tios não deixaram de ser sãopaulinos,más estão decepcionados! obrigado a todos e desculpas aos verdadeiros sãopaulinos por falar a verdade,más desejo que essa verdade se transforme em orgulho por pedidos de desculpas a memória de são paulo o presente e o futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou corinthiano, mas aplaudo seu modo de ver as coisas sobre seu time São Paulo. "Terão que ver os erros do passado para que os novos não assumam os erros passados".

      Excluir
    2. Paulo - SPFC08/09/2012, 20:57

      Teu primo é um otário por acreditar em mentiras de palmeirenses e corintianos. E ele não deveria ser são-paulino, mas sim uma grande farsa. São-paulino de verdade conhece a verdadeira história do clube. Uma das mais bonitas do futebol brasileiro e mundial.

      Excluir
  24. vcs ñ sabem respeitar a opinião dos outros? time é time! politica religião e futebol ñ se descute cada um tem sua opinião, e acho q vale a pena respeitar o outro se querem q te respeitem! pelo menos educação se traz do berço,,,,agora se vcs ñ tiveram almenos berço para ser educados .......AZAR DE VOCES!!!!

    ResponderExcluir
  25. Paulo - SPFC08/09/2012, 20:41

    Não dá pra esperar muita coisa de palmeirense (segregacionistas) e de corintianos (falsos democráticos). Neco, o primeiro ídolo do Corinthians, era racista. Expulsou um jogador negro do clube em 1919, chamado Bingo. Por coincidência, o Corinthians só voltou a ter jogadores negros no time quando o tal Neco parou de jogar, em 1930.
    O São Paulo nunca fez nenhuma restrição. Foi o time da capital que mais aceitou a inserção dos jogadores negros no mundo do futebol. Nunca foram proibidos pessoas de qualquer nacionalidade, cor ou classe social de jogar no clube.

    E continuem na ignorância, raça de víboras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, por que será que os Corinthianos eram chamados de "pretalhada" pela "elite"?

      Excluir
  26. sou corinthiano,sou preto e branco sem preconceito de raça e de cor,policial e bandido,judeu e mulçumano,italiano español e portugues,japones e chines,frances e ingles,aqui o mais rico abraça o mais pobre,num só grito num único amor!!!!!!!!!!!!!!!! aqui é corinthians graças a DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Esta coisa que se intitula Anônimo, é tão medíocre, coitado
    tão desinformado que chega a dar " pena " Curintia, nois é tudo fiel . A perseguiução ao clube do Morumbi, causa tanta inveja , falem bastante " gentalha galinhas pretas " que agora viraram amiguinhos dos porcos ( parmeras ).Quem sabe poderiam se juntar e formar um time de verdade.Adorei este esclarecimento entre a fundação dos dois times.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza a galinha que bota os ovos é que se acusa(anônimo),cego é voce surdo é você o brasil está mudando e as pessoas estão abrindo os olhos, quanto a você que tinha a visão previlegiada e a audição perfeita está sofrendo a transformação, o seu time ficou para trás assim como a corrupção dos "grandes" que está caindo,já que os pequenos"pobres" são os mesmos ,mas não mais serão usados pelo que se diz "grande",eles sim nós sim estamos enormes e estamos enxergando bem e ouvindo bem para cada vez mais se afastarmos de voces racistas e preconceituosos!!!!!!!! aqui é corinthians para pretos e brancos unidos para sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  28. zé ruela do spfc(sou preconceituoso facista corrupto)ignorante é você que não sabe da história do seu clube,não adianta chorar como disse o colega a verdade está aparacendo e serão abertas a todos,e os verdadeiros torcedores deixarão de torcer para o ajuntamento de ienas do spfc(sou preconceituoso facista e corrupto).mineiro de coração cruzeiro eternamente.

    ResponderExcluir
  29. SPFC(SOU PRECONCEITUOSO FACISTA CORRUPTO),sãopaulinos ignorantes acham que estão com a razão,falam como corretos abram os olhos e se desculpem do seu passado para que sejam homens e mulheres dignos no presente,procurem a sua história na sua propria cidade de são paulo,nós de alagoas que estamos bem longes de voces sabemos do seu passado.os sãopaulinos nordestinos torcem para o time de futebol não conhecem o passado do tricolor mentiroso!mara de souza,maceió-al.da-lhe CRB

    ResponderExcluir
  30. e dai aqui nós tricolores somos preconceituosos mesmo,com a galinhada preta do corinthians..hi.hi.hi.hi,corintiano é tudo bandido e esfomeado.SOBERANO,o jason voltou.

    ResponderExcluir
  31. Aqui é Chelsea kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jamais, nunca sep,spfc,sfc,crf,crvg e etc...
      saberão o que é realmente amor,paixão,dor,emoção e união de um clube com uma torcida fiel.
      um clube que os torcedores são democraticos sem preconceitos de raça e de cor de religião,aqui é uma nação uma republica de respeito com seu irmão sendo ele pobre ou rico ou de qualquer lugar do mundo na nossa republica todos as pessoas de bens inclusive aqueles que erraram na vida e querem realmente deixar(em) os seus erros para tras,aqui é muito mais muito amor por esse clube SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA,fundado em 1º de setembro de 1910,por imigrantes italianos,espanhóis e portugueses da classe pobre,como alfaiates,operários,pedreiros,domésticos, ajudantes e serviçais,que eram excluidos do convivio da burguesia da época,sendo o 1ºclube do estado de são paulo,resaltando numa briga contra a sociedade da classe média alta a união das pessoas de cor preta a se juntarem a jogarem a ter o mesmo espaço num simples jogo de futebol o corinthians abriu a porta para esse ato rico e nobre de pessoas de rico espirito,para registrar que as pessoas de cor preta no estado de são paulo 73% são corinthianas e 80% dos judeus no estado saõ corinthianos,70% dos irmãos nordestinos e falando dos imigrantes vindos dos paises vizinhos como paraguaios,peruanos,colombianos e bolivianos cerca de 88% são declarados corinthianos,ou seja é a classe pobre que sempre desde a sua fundação está com o corinthians,lembrando que 20% são pessoas da classe média alta, ou seja as pessoas ricas são corinthianas,mas os seus atos são nobres torcem para o time do povão pelos seus ideais de justiça para todos democraticamente,AQUI É CORINTHIANS MANO. Paulo Portugal de Almeida. morumbi-sp.

      Excluir
    2. Paulo Portugal Gouveia morumbi-sp
      gostaria de falar que apesar da rivalidade com sfc,crf e crvg,esses times não tem problema com torcedores e pessoas da classe média baixa ou seja pessoas pobres na sua história,inclusive do brasil o primeiro time a aceitar pessoas da cor preta em seu time de futebol foi o crvg,os outros times spfc e sep falei do seu passado, no presente mudou muito tem pessoas da classe média baixa cerca de 36% que torcem para esses times,talvez porque não conhecem o seu passado.

      Excluir
  32. Por onde andará o sócio fundador Edson sergio dos santos(Edinho) casado com Mª Helena?

    ResponderExcluir
  33. Fui trabalhar em um sábado (hora Exra). Desci na estação República do Metrô e cai na gargalhada. Tinha dois caras se beijando e se agarrando. Os dois usavam a camisa do São Paulo. São Paulinos são tudo gay. Cada um faz o que quer com seu furico...KKKK

    ResponderExcluir
  34. vai corinthians cachaça do torcedor sem preconceito de raça,sem preconceito de cor.realmente o pais mudou e a classe média baixa esta melhorando ano a ano e o time do povo está na mesma balada,só alegria.CAMPEÃO INVICTO DA LIBERTADORES O POVÃO SE LIBERTOU COMO O PAIS ESTÁ SE LIBERTANDO DE CORRUPTOS NA POLITICA INCLUSIVE NA POLITICA DO FUTEBOL DA CAMBADA DO JUVENAL GARDENAL,ALIAS ATÉ O MARCO AURÉLIO CUNHA SE AFASTOU DO DITADOR,E O POVÃO SE LIBERTOU DA DITADURA DO ALBERTO DUALIB, E HOJE SOMOS MAIS QUE DEMOCRATICOS SOMOS CORINTHIANOS BI CAMPEÃO MUNDIAL PARA A ALEGRIA DO POVÃO.

    ResponderExcluir
  35. sou do norte espesificarmenti de altamira aqui no para,fui visitar meu irmoa e meu sobrinhos em garulhos-sP agora no fin de ano fiquei um 15 dias.eu torso para o botafogo e realmente vi e escutei as pessoas falaren mau do corintia até meu irmoa que e saõ paulino tem um certo preconceto contra os efomeados como eles dizem ai em saõ paulo,eu alcides varanda de melo não achei legal e na minha opiniao como pessoa de bem isso e precoceito e real que nos cantos da cidade as pessoas mais simples saõ corintias como eles propio dizem e os que torsen palmeira santos e tambem saõ paulo colocam os corintias ´la no fundo do poco como que escluidos deles como os judeus saõ escluidos do mundo os corintias tamben naõ saõ bem visto por torcida de outros times aqui em sãõ paulo eu achei isso um precoceito de modo racista e intolerate sem respeito com o ser umano.um abraso a todos.

    ResponderExcluir
  36. História:Palmeiras nasceu de dissidência corintiana

    Por José Henrique Mariante 13/12/97 15h25
    Agência Folha
    De São Paulo

    Nada poderia ser pior. O Palmeiras, na verdade, nasceu de uma dissidência do Corinthians. O arquiinimigo, fundado em 1910, sofreu, quatro anos mais tarde, um racha que provocaria a debandada de parte dos dirigentes.

    Os insatisfeitos, quase todos italianos, queriam um clube próprio, como tinham o Germânia, os alemães, ou o Mackenzie, os britânicos. E o Corinthians, com poucos recursos, havia aberto os seus portões para quem quisesse entrar. Era popular. Na verdade, popular demais.

    E, em 14 de agosto de 1914, uma carta no jornal ''Fanfulla'' foi publicada conclamando os interessados na formação de um clube para a prática do futebol. Assim nasceu o Palestra Itália, nome original do Palmeiras.

    Claro, o detalhe da dissidência não tem registro oficial. E, dada a rivalidade que se criou entre palmeirenses e corintianos, continuará escondida, em algum recanto da história.

    ResponderExcluir
  37. A história do Corinthians que a mídia não divulga.

    - 1910: São fundados com nome inspirado no time inglês Corinthian Casuals (a matriz) que usa uniforme cor de rosa e chocolate até hoje. O time inglês disputa atualmente a 8º divisão da Inglaterra. Na origem do nome nota-se a falta de originalidade.
    - 1910: O primeiro presidente foi um alfaiate (!).
    - 1910: O primeiro uniforme era rosa em alusão ao time inglês. Há uma réplica do uniforme do time inglês no Memorial do Parque São Jorge.
    - 1910: A primeira sede foi um salão de cabeleireiros (!). Antigamente chamavam de barbearia. Atualmente, no mesmo endereço, há um movimentado centro de compras feminino.
    - 1910: Desde a fundação já usaram oito tipos de escudos diferentes. Uma histórica falta de convicção, tradição e originalidade.
    - 1913: Por imposição do presidente e da diretoria, trocam o uniforme rosa, contra a vontade da sua torcida, pelo bege para não distanciar muito a cor da camisa mãe do clube. Até hoje dizem que a primeira camisa foi bege tentando apagar sua história.
    - 1913: Perdeu em primeira partida oficial disputada por 3×1 para o Germania (atual Pinheiros).
    - 1914: Por discordarem da administração alguns sócios, dirigentes e jogadores se rebelam e deixam o clube. Por causa de dividas o clube deixou de ser elitizado e se popularizou. Os rebeldes fundam outro clube rival. Isto causou a dissenção e o racha. A história da traíragem é conhecida.
    - 1915: O Corinthians faliu. Resolveu abandonar a Liga Paulista para tentar participar do Campeonato promovido pela APEA, não obteve êxito. Quando tentou retornar à Liga não foi aceito, desta maneira o Clube apenas participou de amistosos implorados neste ano. Tal fato contribuiu para dificuldades financeiras, o que ocasionou inclusive o embargo da sede do clube. O proprietário do local fechou as portas com todos os bens do Corinthians dentro e o clube era ameaçado por cobradores de penhor. Deram o clube como falido, só que retornaram as suas atividades normais meses depois sorrateiramente.
    - 1928: Foi campeão por W.O sobre a Portuguesa. Após claro gol irregular de Gambinha, a Lusa não quis prosseguir no jogo, que terminou antes do fim. Era o inicio do apito amigo.
    - 1933: Sofrem três goleadas históricas no paulistinha para os três rivais da capital: 0×6 Santos, 1×6 São Paulo, 0×8 Palmeiras. Resultado, a sede foi invadida, atearam fogo e toda a diretoria se demitiu.
    - 1938: Com gol claro de mão de Carlitos, são favorecidos e ganham o Campeonato Paulista contra o São Paulo;
    - 1948: O Palmeiras vence por 6×0. Detalhe, na história dos confrontos, perde por 5×2 em jogos de grandes goleadas (de quatro gols ou mais).
    - 1956: Receberam 10 milhões de cruzeiros da prefeitura como incentivo para construção do seu estádio. O projeto de Lei 5066, de 22 de outubro de 1956 beneficiou o clube, assim como São Paulo e Palmeiras. Gastaram todo o dinheiro e até hoje não possuem estádio de sua propriedade.
    - 1957: Após perder o Paulista para o São Paulo a torcida enche o Pacaembu de garrafas, no episódio conhecido como “Jogo das Garrafadas I”;



    ResponderExcluir
  38. A história do Corinthians que a mídia não divulga.

    - 1961: É motivo de chacota dos rivais e chamados de “faz me rir” por perder sete partidas em 11 no paulistinha.
    - 1966: “Conquistam” o Rio-SP dividindo-o com mais 3 clubes.
    - 1968: Completam 11 anos de freguesia sem vencer o Santos. Recorde.
    - 1974: Após perderem o Campeonato Paulista para seu arqui-rival Palmeiras, a torcida resolve expulsar do clube o maior jogador de sua história: Rivellino. O jogador vai defender o Fluminense e, por coincidência ou destino, seu primeiro jogo pelo time carioca é contra o mesmo Corinthians. Ao entrar em campo, uma faixa levada ao Maracanã pelos corintianos com os dizeres: “A Fiel já esqueceu o Ruinzinho do Parque”. Rivellino sai de campo com 3 gols marcados na vitória de 4 a 1 do Fluminense sobre o Corinthians, que já ostentava 20 anos de fila;
    - 1977: Final do Paulista contra a Ponte Preta. O artilheiro ponte pretano Ruy Rei, comprado, sem motivo nenhum dá um pontapé num zagueiro corinthiano, e xinga o arbitro até ser expulso no começo do jogo. Corinthians Campeão saindo da fila de 23 anos (No Paulista!). Misteriosamente, logo depois, Ruy Rei anuncia acerto de contrato com o time favorecido;
    - 1977: No jogo contra a Ponte Preta batem recorde de publico em jogo no estádio do Morumbi com 146.000 pessoas, comprovado. Detalhe, a capacidade máxima do estádio era de 120.000 torcedores. Os 26.000 torcedores a mais somente caberiam sentando no colo dos demais. O maior público já registrado no Morumbi foi de 163.000 pessoas (43.000 no campo e entorno) em 1985 quando houve um congresso evangélico. Todos os demais maiores públicos em jogos teve média de 120.000 torcedores (capacidade máxima do estádio).


    ResponderExcluir
  39. A história do Corinthians que a mídia não divulga.

    - 1978: A prefeitura cede um terreno público em Itaquera para a construção de seu estádio. A entrega foi feita no parque São Jorge pelo general Ernesto Geisel, que presidia o Brasil, em ato populista na época da ditadura. É o mesmo terreno público onde está sendo erguido o Itravecão. Não é de hoje que o poder público se encarrega de suprir a incompetência administrativa do clube em nome do time do “povão”.
    - 1982: Depois de fazer campanha pífia no Campeonato Paulista de 1981, é obrigado a disputar a Taça de Prata do Campeonato Brasileiro de 1982, correspondente a Segunda Divisão do Torneio.
    - 1987: Terminam a Copa União em último lugar (16º lugar) e só não é rebaixado pois a mesma havia sido organizada pelo Clube dos 13, e não pela CBF;
    - 1988: A torcida Gaviões entoa o nome do Palmeiras no estádio. O Corinthians precisava vencer o Santos para chegar à final do Paulista, mas torcendo também para que o Palmeiras vencesse o São Paulo no outro jogo. Vencendo por 2×0, os corinthianos viram o placar eletrônico mostrar que o Palmeiras havia vencido o São Paulo por 1×0 e o locutor anunciou o resultado. Imediatamente começaram a entoar no Pacaembú o nome do rival Palmeiras.
    - 1988: Realiza jogo amistoso no Pacaembu contra o clube inspirador da fundação que usa uniforme cor de rosa/chocolate, Corinthian Casuals. Ao final do jogo trocam camisas.
    - 1990: Ganham primeiro titulo nacional. Após 80 anos de fundação. Inédito, mas vergonha para quem diz ser grande.
    - 1991: Revoltados por terem perdido de 2 a 0 para o Flamengo em pleno Pacaembu, pela Libertadores, resolvem encher o campo do Pacaembu de garrafas, no episódio denominado “Jogo das Garrafadas II”;
    - 1993: Viola imita um porco ao fazer o gol da vitória no primeiro jogo contra o Palmeiras na final do Campeonato Paulista. No jogo de volta, um sonoro 4 a 0 dá o título ao Palmeiras;
    - 1994: Globo denuncia no Jornal Nacional o “Esquema Ives Mendes” de arbitragem, envolvendo os dirigentes Mário Celso Petraglia, do Atlético/PR, e Alberto Dualib. O esquema culminou no banimento de Ives Mendes do futebol e no rebaixamento do Atlético Paranaense para a segunda divisão. Ao Corinthians, misteriosamente, nada foi aplicado;
    - 1994: Com o time principal e jogadores como Casa Grande, Ronaldo, Viola, Biro Biro, perdem a Copa Conmebol para o time juniores do São Paulo.
    - 1997: Recorde de 16 partidas seguidas sem vencer ninguém no campeonato brasileiro. Recorde de vencibilidade.
    - 1998: Jogo do Castrili. Arbitro argentino rouba descaradamente a Portuguesa na semifinal do Paulista anulando 2 gols legítimos da Lusa e marcando um pênalti de mão que não existiu. Desclassificou a Portuguesa.
    - 1999: Revista direcionada ao publico gay divulga ensaios com dois jogadores do Corinthians (Vampeta e Dinei seguidamente). O Corinthians é pioneiro nesse quesito.
    - 1999: Jogadores do Corinthians, irritados por serem eliminados da Libertadores pelo Palmeiras à um mês, resolvem iniciar uma briga generalizada na final do Paulista, no Morumbi contra o próprio Palmeiras que havia sido campeão da Libertadores. A confusão foi iniciada pelo jogador Edilson que provocou, mas saiu correndo para não apanhar dos palmeirenses.
    - 2000: É convidado, misteriosamente, a participar de um Torneio denominado “Mundial de Clubes”, aqui no Brasil. Detalhes interessantes: o Corinthians não era campeão continental e o patrocinador do Torneio, Traffic, era um dos parceiros do Corinthians. Coincidentemente, só passou de fase por um gol marcado do zagueiro Fabio Luciano que não entrou 20cm. O arbitro validou o gol contra decisão do bandeirinha. Ao vencer a competição, a própria FIFA enviou fax chancelando o título após sete anos em 2007.
    - 2000: Sofre uma sequência de 10 derrotas seguidas e é desafiado para um amistoso pelo Íbis, conhecido como “o pior time do mundo” naquele ano. AMARELOU para o desafio! Terminou a Copa João Havelange em último e não caiu porque o torneio não foi organizado pela CBF;





    ResponderExcluir
  40. A história do Corinthians que a mídia não divulga.

    - 2002: Vários erros de arbitragem a favor no primeiro jogo do Morumbi, com arbitragem de Carlos Eugênio Simon, na final da Copa do Brasil. São campeões contra o Brasiliense;
    - 2003: Fazendinha e a sede do Clube são penhorados devido a uma ação trabalhista, movida pelo atacante Luizão, ídolo no clube que não recebeu vencimentos;
    - 2003: O técnico Junior fica somente uma semana no clube após ser contratado. Pede demissão ao perder clássico. Mais um recorde.
    - 2003: São vergonhosamente goleados pelo Juventude de Caxias! 22º colocado! Por 6×1 no campeonato brasileiro!
    - 2004: Após campanha pífia no Campeonato Paulista, só não é rebaixado, pois o São Paulo vence o Juventus da Rua Javari na última rodada com gol de Grafite.
    - 2005: Vencem com vantagem maioria na parada GLS da av. Paulista.
    - 2005: Pesquisa informal do programa Mesa Redonda da TV Gazeta aponta que 45% do publico na parada GLS são corintianos. Um dos travestis corintianos entrevistados fundou informalmente a torcida organizada Pandora da Fiel (está no Youtube).
    - 2005: MSI, lavagem de dinheiro, máfia russa, jogos anulados e pedidos de desculpas de Márcio Rezende após erro vital no jogo contra o Inter no Pacaembu. Esse foi o Zveitão 2005 vencido. Melhor resumir o texto e parar aqui.
    - 2006: Efetiva Ademar Braga, reconhecidamente metrossexual e homossexual, seu técnico.
    - 2006: São rebaixados no carnaval de São Paulo após ficar em último na classificação das escolas de samba.
    - 2006: Vencem com larga vantagem maioria na parada GLS da av. Paulista.
    - 2006: A torcida estoura o alambrado e tenta invadir o campo do Pacaembu após vergonhosa eliminação da Libertadores pelo River Plate, mas afinam pra uma dúzia de PM’s;
    - 2006: Queda do 14º técnico demitido na história em clássicos contra o São Paulo, após derrota. Recorde.
    - 2006: Ameaçam, xingam Tevez (argentino que jogava muito pelos Travecos, foi ídolo), chegaram a chutar o carro do jogador e ele teve que fugir. Após o episódio ele abandona o time e vai para um clube e torcida mais civilizados na Europa.
    - 2006: Contratam o goleiro Bruno (o mesmo que está preso por assassinato e foi namorado do Macarrão). Ele ficou 20 dias no clube e pediu dispensa.
    - 2007: Vencem com larga vantagem maioria na parada GLS da av. Paulista.
    - 2007: Dualib ex presidente admite que o titulo de 2005 foi ganho com esquema fraudulento. A CBF não fez nada.
    - 2007: Policia apreende documentos na sede para investigar sonegação e emissão de notas frias no clube.
    - 2007: Operação abafa CPI do Corinthians. Após virar alvo do Congresso e Senado no requerimento de criação da CPI do Corinthians, a CBF faz loby por apoio politico e financeiro para esquecerem o caso. No total 75 deputados e 4 senadores voltaram atrás. Alegaram que sofreram forte pressão dos estados e CBF, porque o Brasil perderia a Copa do Mundo devido ao escândalo que atingiria muitas pessoas e instituições. A CPI foi engavetada.
    - 2007: A revelação Willian (vendido depois para o Shakhtar) declarou que o Diretor da base levava os moleques para um sítio de Indaiatuba em mais um caso de pedofilia no futebol. Afirmou ao Lancenet “todo mundo sabe o que acontecia lá”.
    - 2007: No final do ano já são cinco denuncias de pedofilia nas categorias de base com descrição de aliciamentos por parte de seis funcionários gestores. Com uma conduta dessas na base só poderia ser o time dos travecos desde a categoria fraldinha até o profissional. Vergonha repugnante!
    - 2007: Ministério Publico investiga Alberto Dualib ex presidente por transferir bens ao Uruguai para evitar penhora da Justiça.
    - 2007: São rebaixados para a série B do campeonato Brasileiro;
    - 2008: Após Ronaldo se envolver com alguns travestis, é contratado como ídolo pelo time dos Travecos.
    - 2008: Vencem com larga vantagem maioria na parada GLS da av. Paulista.
    - 2008: Efetivam a camisa roxa, remetendo ao primeiro ano de história quando usaram camisa rosa. A Nike lançou a “puple T shirt” até fora do Brasil.
    - 2009: Vencem com larga vantagem maioria na parada GLS da av. Paulista.


    ResponderExcluir
  41. A história do Corinthians que a mídia não divulga.

    - 2009: O vice-presidente Roque Citadini é investigado pela policia federal por recebimento de propina da Camargo Corrêa. Ele é conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo.
    - 2009: Vaza na internet um filme pornô intitulado corintiano-chupador, contendo cenas entre homens. Nem vale a pena comentar, dizem que o marketing corintiano abrange a todos.
    - 2009: Vencem a Copa do Brasil mais roubada da história. Os árbitros prejudicaram o Intumbiara (penalty inexistente), Vasco da Gama (penalty do Chicão não dado), Atletico Paranaense (dois penaltys inexistentes) e Internacional (penalty não marcado). Foi divulgado até um DVD inédito.
    - 2009: São expulsos do Mundial Interclubes Sub-18, na Espanha. Após estar perdendo por 3×0 para o Real Madrid os travequinhos iniciaram uma briga generalizada, se dizendo humilhados pelos jogadores do Real. Estão suspensos da competição por cinco anos. Vergonha para o Brasil.
    - 2010: Tiveram a Luz cortada pela Eletropaulo por falta de pagamento.
    - 2010: Na comemoração do centenário a torcida foi ao bairro Bom Retiro e invadiu o local onde o cube foi fundado. Curiosamente o local é um hoje um movimentado centro de compras feminino (em 1910 era uma barbearia ou cabeleireiro). Além dos torcedores, compareceram Luis Rosenberg, Neto e Andrés Sanchez. Noticia retirada do site rede poderoso timão. Piada pronta.
    - 2010: O Corinthian Casuals, time da 8º divisão inglesa, desmarca amistoso firmado com o Corinthians alegando falta de patrocínio. O jogo faria parte da celebração do centenário do clube paulista. Até o Corinthian inglês também é piada.
    - 2010: Ano do centenário, vira chacota de todos os rivais e alvo de peça publicitária inédita. 100 tenário, 100 estádio, 100 títulos, 100 caráter, 100 arbitragem honesta, 100 gols do Ceni, 100 CT, 100 respeito, 100 Libertadores, 100 tenada. 100 amistoso também, todos os times convidados (Barcelona, Real Madrid e outros) recusaram para jogar contra o Corinthians.
    - 2010: Ao contratar o técnico Tite, atingem a marca de 16 técnicos em dez anos. Um recorde negativo. Incompetência histórica que só se vê na série B e C.
    - 2010: Destroem tudo inconformados com a classificação pífia no Carnaval 2010. No sambódromo passou a destruir o local, quebrando cadeiras, agredindo jurados, depredando tudo o que viam pela frente.
    - 2010: Vencem com larga vantagem maioria na parada GLS da av. Paulista.
    - 2010: No total, 1437 pessoas assistiram ao filme “Todo Poderoso – 100 anos de Timão”. Fiasco retumbante. O Filme recebeu R$ 2,2 milhões do governo federal através do Ministério da Cultura para ser produzido.
    - 2010: O arbitro FIFA Gutemberg de Paula Fonseca denuncia esquema de favorecimento ao Corinthians no campeonato brasileiro de 2010. No jogo contra o Goiás ganho por 5×1 recebeu ligação do Presidente comissão de arbitragem Sergio Correa: “boa sorte, é jogo do timão ein”. Nota: naquele campeonato, houve sete “erros” decisivos que deram a liderança (mesmo assim conseguiram perder!).
    - 2011: São vexatoriamente eliminados pelo desconhecido Tolima na fase de Pré Libertadores. Acontecimento histórico do toliminado, Tolimaday.
    - 2011: Tomam o 100º gol de um goleiro (Rogério Ceni) em cobrança de falta.
    - 2011: Todos os times convidados para jogarem o amistoso comemorativo do centenário recusam o convite. Barcelona, Real Madrid e outros não toparam.
    - 2011: Vencem com larga vantagem maioria na parada GLS da av. Paulista.
    - 2011: A Justiça investiga irregularidades e fraudes do presidente Andrés Sanchez. Acusação de empresas fantasmas com negócios com laranjas.
    - 2011: O diretor de marketing Luis Rosenberg quis aloprar dizendo que o canal de tv fechado For Man era do São Paulo. Após a declaração, o presidente do comitê GLS repudiou, criticando o uso desse assunto como piada e reconhecendo ser corintiano. Por Érico Santos “Ele representa uma grande equipe de futebol e deve pensar antes de falar. Eu sou corintiano, torço pelo Corinthians e fiquei triste”.

    ResponderExcluir
  42. A história do Corinthians que a mídia não divulga.

    - 2011: Rede de Televisão CNN em seu portal o chama de small club (pequeno clube de São Paulo).
    - 2011: Após mais de cem projetos e maquetes, tem inicio a construção do Itravecão em um terreno público, com ajuda do governo federal, estadual, municipal e 75% de dinheiro público. O estádio é de propriedade de um fundo imobiliário que ficará com as receitas do estádio por 30 anos.
    - 2011: Alexandre Frota, jogador do time de futebol americano do Corinthians desde 2010 concede entrevista a um repórter falando sobre o filme pornô realizado com um travesti ” Tem muito homem que é louco por uma travesti, mas fica dentro do armário. Eu não. Eu fui lá, fiz o filme”. Não é coincidência que quando há envolvimento de jogador com travestis, o Shemale Club Corinthians Paulista contrata.
    - 2012: Anuncia patrocínio com a fabricante de camisinhas masculinas Jontex. Foi o primeiro clube com patrocínio desse tipo. Detalhe: patrocínio nas costas.
    - 2012: O ex jogador Fabinho (Fabio Fontes) é preso por abusar de uma criança de cinco anos. Na confissão à policia ele afirmou que seu desvio de conduta se originou nos vários abusos que sofreu nas categorias de base Terrão dos Travecos em 1990. Vergonha repugnante!
    - 2012: Destroem tudo inconformados com a classificação pífia no Carnaval 2012, no sambódromo, passou a destruir o local, colocando fogo em carros alegóricos, depredando tudo o que via pela frente na Marginal Tietê (marcha dos travecos na marginal tietê).
    - 2012: Elimina o numero 24 do uniforme por natureza de questão sexual duvidosa.
    - 2012: A TV Corinthians, que todos os corintianos se gabavam de ser o único clube com canal de TV, fale e fecha. A Band (já teria assumido) e o Esporte Interativo, dois canais corintianos, brigam para assumir o canal. Explicado, porque programação da Band dedica 2 horas diárias de espaço ao Corinthians.
    - 2012: Andres Sanchez envolvido em mais uma investigação. A Policia Federal encontra ligações com o chefe de quadrilha na operação Porto Seguro. Ao todo ele possui mais de seis denuncias e investigações da Justiça, Policia Civil e Policia Federal. No clube ele é conhecido como “tachinha” por cobrar participação em todas as negociações de jogadores. A torcida o considera o maior presidente da história do Clube. É o presidente de clube mais investigado da história, mas amigo do Lula.
    - 2012: Vencem com larga vantagem maioria na parada GLS da av. Paulista.
    - 2012: Em dez anos, na última década, tiveram 14 goleiros, a maioria frangueiros. Incompetência assim só se vê na série B e C.
    - 2012: Após mais de 100 anos conquistam o primeiro titulo internacional de verdade e atravessam o oceano Atlântico, aleluia.
    - 2012: Ao receber a taça da Libertadores, derrubam e quebram-na. Ainda depois do ocorrido convidam o ex-presidente Lula para apreciar a gafe e ver o sinistro. Depois devolvem a taça remendada para a Conmebol. Vem aí mais uma maldição?
    - 2012: Após ficarem sete meses sem conseguir patrocínio o Corinthians recorre a Lula, que se compromete com a Diretoria em ajudar ao término das eleições. Após as eleições municipais terminarem o ex-presidente se mobiliza e consegue acordo com o banco estatal Caixa Econômica Federal (saiu na Veja e em todos os portais). Com suas influencias o ex-presidente alcança patrocínio de R$ 30 milhões/ano com dinheiro público/privado ao clube.

    ResponderExcluir
  43. A história do Corinthians que a mídia não divulga.

    - 2013: Tentam diminuir a todo custo o valor das conquistas mundiais do futebol brasileiro anteriores a 2005, ano que a FIFA estabeleceu o mundial de clubes anualmente, utilizando o site da FIFA como argumento e alegando que somente a partir de 2005 clubes de todos os continentes participam. Chamam as competições anteriores de copa do Jipe devido ao melhor jogador da competição receber prêmio do patrocinador. Informações que eles não sabem: A Liga dos Campeões da África (competição da CAF) iniciou somente em 1997 devido a problemas políticos nos países africanos. Além disso, a competição Liga dos Campeões da Ásia (AFC) começou a valer de forma organizada em 1986, mas o formato atual foi definido somente em 2006. Está explicado porque não poderia haver mundial FIFA anteriormente com todos os continentes, porque na África, Ásia e Oceania os torneios continentais são recentes e o futebol era incipiente. Mas a própria FIFA afirma em artigos, revistas publicados e paginas dos clubes no site dela que os clubes campeões intercontinentais são campeões mundiais. O mundial de clubes continua sendo Toyota e o melhor jogador continua recebendo o “jipe”.
    - 2013: Recebem R$ 41,2 milhões de dinheiro público do governo federal para construírem o CT de formação das categorias de base.
    Não há como negar que com tantos fatos envolvendo a torcida e jogadores em polemicas transexuais, essa torcida e esse time merece um novo apelido. Vamos aos fatos:
    É o único campeão da parada GLSBT da av. Paulista, sem contestação (existem pesquisas de institutos sérios, etc, confirmando sempre a larga vantagem na primeira posição). Filmes transex envolvendo corintianos, até vazou um chamado corintiano-chupador. Vampeta e Dinei, primeiros jogadores a posar para revista do publico gay. Léo Áquila a mais famosa transex se declara fanaticamente corintiana. Vivian Fadel, outra transex, solta nas redes sociais que ela e sua amiga estavam subindo a rua Augusta comemorando o título da Libertadores. O goleiro Felipe saiu com travecos e a foto vazou na internet. Por falar em goleiro, o Bruno já foi goleiro deles em 2006 (o mesmo que teve caso com o Macarrão e está preso por assassinato). Vampeta tira fotos com amigos travecos. Ronaldo, após se envolver com três travestis é contratado, depois estranhamente o principal travesti morreu. Dinei, mais um ídolo, propicia cenas de travecuras na Fazenda da Record, se ridicularizando de calcinha fio dental, maquiagem e tudo mais. Travestis entrevistados pelos programas A liga, CQC, Pânico e os Legendários sempre são torcedores deles. Seguidos escândalos de pedofilia nas categorias de base. O famoso “homem picanha” divulgou caso com jogadores. Em 2010 o presidente Andrés solta, com conhecimento de causa, “claro que existem gays no futebol”. O Presidente da Associação GLS de São Paulo é corintiano assumido. Em 2012, Sheik se entrega na MTV dizendo que perderia meia hora com o repórter homossexual que o estava entrevistando. Não há duvidas, bando de Travecos.

    SCCP = Shemale Club Corinthians Paulista.
    SCCP = Shemale Club Chicken Paulista.

    Sem moral nenhuma para aloprar qualquer rival.

    ResponderExcluir
  44. Fica claro que o teor da matéria deixou os São Paulinos extremamente descontrolados. Teve um ai que até falou uma série de palavrões. Sabe qual é o problema do povo Brasileiro? Ele não procura saber a verdade. Apenas acredita no que papai disse. Tudo sobre a história do São Paulo já foi provado. Natel Milico intimando juiz em dia de jogo ainda por cima no banco de reserva....Dinheiro público usado para a construção do Morumbi....compra escusa do terreno do Germânia....( Vide que nasci no bairro e existem centenas de jornais da época espalhados pela comunidade) ....Dívidas pagas pelo clube Tietê........Olha.....eu sou da terrinha da Garoa.....e me orgulho de ter ido centenas de vezes as bibliotecas da cidade, as bancas de jornais, e a casa de vizinhos gloriosos conhecedores de futebol.
    Sou Corinthiano, me orgulho disso, mas acima de tudo....de saber ir atrás da verdade...e não de inventar a verdade a qual quero acreditar.

    ResponderExcluir
  45. Onde que um grupo de operários pobríssimo vai fundar um time de futebol? kkkk, ai meu deus. Essa história do Corinthians é bem pior do que imaginávamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2013 com 30.840.000 é o segundo maior time de torcida do brasil o primeiro em arrecadação por 3 anos consecutivos com estimativa de arrecadação de 2013 pasmem mentirosos secadores porcos e bambis de triplicar o valor de 2012,ah detalhe,2012 arrecadação com 290 milhões, record melhor arrecadação de bilheteria da historia do futebol latino americano,record de torcida de um continente para o outro campeão mundial de continentes detalhe está no site da fifa,ah detalhe a fifa é o orgão maximo do futebol bater de frente alem de bambi e porco tambem é mula.campeão invicto da libertadores com todos ingressos vendidos antecipadamente.2011 campeão brasileiro.2009 a maior contratação do futebol brasileiro em marketing para o clube a maior venda de camisas de um jogador no brasil e na américa latina ah detalhe ganhamos a copa do brasil e o campeonato paulista invictos ah detalhe o nome é ronaldo com um show na lambarizada.2007 um momento muito ruim mas que serviu de aprendizado para todos os corinthianos fomos para a série b e disputamos somente a serie b ao contrario do spfc( sou preconceituoso facista corrupto)que disputou o campeonato paulista de 1991 na 2º divisão e estava disputando a final da primeira divisão que estranho ah detalhe casal del rey chorou.2005 campeão brasileiro legitimo a falcatrua das apostas estava relacionada ao arbitro e varios times entre eles a sardinha e outros times que encobriram e naõ divulgaram o nome e nem houve punição estranho!!!!ah detalhe carlitos teves de bom mas a msi de ruim dualib e sua cambada cury e etc...2003 campeão paulista.1999,1997,e varios outros titulos estaduais ah detalhe e o maior ganhador de estaduais ,1995 junto com a copa do brasil em pleno olimpico ah detalhe uh marcelinho.1990 com time de raça comandado pelo xodô da fiel neto ganhamos com tupãzinho e fabinho do time que já tinha cantado vitoria antes do jogo começar.em 1988 o timão revela o centroavante viola com o gol na final do paulistão.1982,1983 um grande time campeão, dentro e fora de campo comandado por sócrates, casagrande,wladimir e zenom e tantos outros surgi a democracia corinthiana contra a ditadura ah detalhe o spfc calou-se ,será por sua origem?sim!!!!!1977 o povão esperava e aconteceu depois de 22 anos e alguns meses a nação explodiu de alegria e gritou é campeão graças ao elenco e ao pé de anjo basilio ,a cidade parou.ah detalhe nesses 23 anos sem titulos de expressão a torcida aumentou a cada ano que passava.diferente dos bambis que só teve torcida depois do interclubes não reconhecido pela fifa(orgão maior do futebol mundial)1976 apesar do corinthians ser vice- campeão brasileiro vale o registro da invasão corinthiana no maracanã por volta de 70.000

      Excluir
  46. Edilson Lira17/04/2013, 02:29

    Olha... achei a brincadeira sobre a história do São Paulo muito legal... Sim, porque só pode ser uma brincadeira. Eu ri bastante! E acabei descobrindo porque votamos tão mal. Porque é preciso ser muito BURRO para dar crédito a essas piadas que foram descritas por quem poderiam ser diretor do Zorra Total, para poder dar mais graça ao programa:

    a) Dizer que o São Paulo não aceitava negros até "meados" dos anos 50 é nunca ter visto NADA sobre o São Paulo, é ser um Maria-Vai-Com-As-Outras. Porque se quisessem entender um pouquinho só que fosse de futebol, saberiam a origem do 1º ídolo popular do futebol paulista, Arthur Friendenreich, que jogou no São Paulo em 1931, ou seja, na 1ª formação do time.
    b) Não sabem que o descobridor do Pelé foi um cidadão chamado Waldemar de Brito, artilheiro do campeonato paulista de 1933 pelo São Paulo. E se nem sabem quem é ele, acho que nem se interessaram em ver uma foto dele, para saberem a cor dele.
    c) Acreditam que o Leônidas da Silva jogou no Corinthians, e que o chocolate Diamante negro foi criado DEPOIS que ele "jogou" no Corinthians... aí eu acho que não é inocência... é a mesma burrice que leva os trogloditas que acreditam e ainda respondem uma merda dessas para as urnas de 2 em 2 anos...
    d) Ao mesmo tempo diz que o clube era da ELITE DA CIDADE e que o time era pobre, sem patrimônio nenhum... Acho que OU UMA COISA, OU OUTRA, NÉ?
    É muita baboseira!



    ResponderExcluir
  47. eu tb gostei!!!
    que gente chatinha! :)

    ResponderExcluir
  48. Bem, o historiador do museu do futebol me falou algo sobre o Corinthians ter sido fundado sim por imigrantes da direita brasileira que eram dos países de regime fascista/nazista , italianos, alemães, espanhóis e portugueses, o inglês é fita... E de que o Corinthians se desmanchou em 1941 para enviar seus integrantes para serem soldados da Luftwaffe e no caso dos italianos , serem camisas negras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vikie,desculpas por falar a verdade,mas esse historiador de futebol que falou essas mentiras a voce deve torcer para outro time que não é o corinthians minha flor,só para lembrar a todos que o clube dos alemães era o germania e dos italianos mafiosos era o palestra italia,lembrando que na segunda guerra mundial deixou de chamar P. I .,para se chamar palmeiras por seus diretores terem ligações com o facismo de benito mussolini e por assumir naquela época que era um time somente de torcedores italianos.ao contrario do corinthians que os operarios de diferentes nações como os italianos da familia bataglia que eram alfaiates e de espanhois e portugueses operarios que sairam dos seus paises; (para não passarem fome e para que seus filhos não fossem mortos pelos governos autoritarios) e tambem de um ingles fundador do clube jorge campbel,pois a familia paulistana com o sobrenome campbel tem a sua descendencia no mesmo.

      Excluir
  49. Valeu...gostei da historia...pois sempre tem corintiano dizer que o palmeiras nasceu da dissidência deles...
    Os dois são grandes times , rivais sim mas nada além disso, que trazem a gloria para o futebol paulista e brasieiro .

    ResponderExcluir
  50. ai sãopaulinos o que vocês vão dizer da atitude do novo presidente de preconceitos contra a zona leste e contra as pessoas de baixa renda? vamos lá falem a vontade,vamos ver a desculpa que vocês vão dar para defender o vosso presidente?

    ResponderExcluir
  51. hitller gostava da raça ariana a qual pertencia,mas usava os italianos e japoneses a seu favor,os diretores e presidentes do são paulo(sou preconceituoso facista e corrupto) são da elite,mas usam os negros e as pessoas de baixa renda em seus elencos,para vocês que dizem que o spfc tinham negros no elenco desde 1937 em diante!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  52. 06 x 01 eterno.rsrs

    ResponderExcluir
  53. Excelente artigo! Parabéns! São essas coisas que tornam o futebol apaixonante! Pois qualquer coisa ou memória ligada ao esporte bretão é permanente e indissociàvel da própria formação da sociedade, no caso, paulistana.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.