Torcidas Organizadas?

No dia da apresentação do atacante Matias Defederico ao Corinthians, algo provocou uma certa indignação em parte da imprensa esportiva: o uso de um boné, de uma torcida organizada pelo novo jogador do clube.

Outro exemplo recente, foi na apresentação do volante Emerson ao Santos. Durante a coletiva de imprensa o recém jogador santista foi presenteado por alguém com um boné, de uma torcida uniformizada. Ele utilizou o boné durante a entrevista.

Este fato, sempre ocorre praticamente em todos os clubes brasileiros.

O motivo da indignação é que, para parte da imprensa, os atletas deveriam utilizar material dos patrocinadores e não material de torcida organizada. Eles definem as torcidas uniformizadas como parasitas, porque só existem em função dos clubes e não promovem nenhum retorno significativo, e nem positivo, para estes. Só os prejudicam, competindo na venda de camisas e produtos, utilizando seus nomes sem pagar por isso. Além disso, estes jornalistas acusam as organizadas em serem as responsáveis pela violência no futebol.

Estas alegações, trouxeram a tona, novamente, o debate sempre polêmico e intrigante da importância das torcidas organizadas para o futebol brasileiro:

1. As torcidas organizadas são benéficas ou maléficas para os clubes e para o futebol?

2. As torcidas organizadas cumprem bem o papel de fiscalizar a administração dos clubes ou são manipuladas pelos seus dirigentes?

3. As torcidas organizadas deveriam pagar royalties para os times ou a exploração que fazem da marca dos clubes tem algum ponto que os beneficiam?

4. As torcidas organizadas são os autores da motivação da torcida para incentivar os times ou os responsáveis pela violência no futebol?

5. As torcidas organizadas são representantes legítimos de toda a torcida de um clube?

Perguntas e perguntas, ou que vocês acham blogueiros?

4 comentários:

  1. Sou contra as organizadas, além de não trazerem nenhum beneficio, não pagam royalties ao clubes e usam sua marca. Além disso não representam a torcida comoo um todo.Ex. Onde já se viu a torcida do atlético fazer acordo com a do palmeiras, tendo o palmeiras e seu rival regional cruzeiro o mesmo infame passado de palestra itália? Além disso a explosão da violencia vem após a criação dessas facções criminosas,sendo joguetes nas mãos das diretorias dos clubes. SOU CONTRA 100%

    ResponderExcluir
  2. Tenho um meio termo em relação ao assunto.
    Apesar de achar as torcidas organizadas prejudiciais em várias áreas já citadas também temos que dar os parabéns as mesmas pois aquele jogo fraco que ninguém quer ver ou aquele jogo bem loooonge que não há como a maioria ir são sempre eles da organizada a maioria a seguir o time.
    Claro que a maior parte da violência nos estádios é responsabilidade das torcidas organizadas pois muitas são mais do que torcidas são facções criminosas, agora meia culpa nisso também para os clubes que através dos dirigentes que têm interesses políticos grandes acabam alimentando essas torcidas pois sabe do poder de apoio e influência que elas têm.
    O correto penso eu seria uma aproximação dos clubes com as torcidas para juntos terem visões claras do que cada um precisa pra sobreviver e seguirem uma linha que beneficie o clube e a torcida.
    Como estamos muito longe disso ainda eu creio que o problema "torcida organizada" nos assolará por muitos e muitos anos ainda.
    Infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO COM O ALLAN, SEM TORCIDA ORGANIZADA O FUTEBOL NOS ESTADIOS TALVES FOSSE CAFE COM LEITE, PORÉM ALGUMAS PESSOAS DO MAU QUE SE INFILTRAM NESSAS TORCIDAS É QUE ACABAM COM A PAZ. É COMO ESSE BLOG... ENQUANTO PESSOAS BOAS FAZEM PARTE DELE, É GOSTOSO, PRAZEROSO FREQUENTA-LO, MAS SE UM PICARETA MAL INTENSIONADO COMEÇAR A FAZER PARTE, COM CERTEZA NÃO SERÁ O MESMO.

    ResponderExcluir
  4. Ui eles gostam de torcida organizada ! kkkkkkkk'

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.