quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Simplesmente Palmeiras

As várias faces e os vários lados do Palmeiras!
(Por Dr. Allan, palmeirense desde sempre)



Olá amigos que acompanham e gostam desse blog querido.

Após várias acusações sobre o fato de eu supostamente não expressar minhas idéias quanto ao Palmeiras eu resolvi escrever esse post para de uma vez por todas deixar todas as minhas considerações sobre o time que eu torço, amo e acredito!

Resolvi fazer isso de uma maneira diferente, vou separar a situação do Palmeiras hoje (no conjunto da obra) em tópicos facilitando assim o entendimento e possíveis discussões (que acredito teremos).

Lembrando que são opiniões MINHAS e por isso são passivas de julgamentos e discordâncias, por isso existe a parte de comentários e lá podem falar o que quiserem e eu na medida do possível irei responder a todos que escreverem.
*Favor manter a ordem e a educação, aqueles cujos comentários forem totalmente deslocados do contexto, ofensivos, perjorativos e nessa linha serão devidamente deletados (sendo membros ou Doutores).




Começando não posso deixar de afirmar, AMO O PALMEIRAS!
Falar sobre algo que você nutre tamanho sentimento é extremamente complicado (aos que não acham isso tentem comentar sobre seus times dentro de uma visão apolítica, desprendida e real que não venha dos cordéis ou contos de era uma vez).


De fato o momento do Palmeiras hoje é ruim tanto dentro como fora de campo, a politicagem no Palmeiras vem sendo um grande câncer em suas entranhas a muitos anos (isso começou muito antes de eu nascer, na época de seca de títulos), piorou e se agravou quando a Parmalat que veio como um divisor de águas (e de fato foi) saiu e deixou o futebol que andava tão bem naquele tempo(com dinheiro tudo anda bem) em uma situação deplorável escancarando a discussão de até onde vale a pena parceria nesse molde? Quem deve comandar o que dentro de uma gestão desse nível?
Enfim, muito se começou a debater antes, durante e depois dessa época!



Disparado o Palmeiras é o clube brasileiro com problemas administrativos mais eminentes, desde os presidentes que sempre começam seus mandatos na esperança de mudar algo e já caem de paraquedas na função de “apagadores de incêndio” e se enganam mais ainda quando sonham com momentos de paz quando na verdade passam o mandato inteiro apagando incêndio e saem deixando o fogo ou do mesmo jeito ou ainda maior do que antes.
Ainda com todos os lados puxando o cabo para seu território a estrutura se modernizou e hoje o Palmeiras tem um dos melhores centros de treinamento do país com ampla estrutura de recuperação de atletas e todo o que de melhor se tem na área preparatória e médica no futebol.



Desde 2001 (até 2000 o time conseguia engrenar e fazer boas campanhas em 80% do que disputava) o time e departamento de futebol como um todo sofreram uma baixa tremenda de rendimento e isso considero a grande causa dessa jornada de 10 anos sem um titulo digno da grandeza palmeirense (não contamos ou nos contentamos com o paulista 2008, damos a importância que ele tem SIM, mas na verdade Paulista é o tipo de titulo que se o time ganha é bom só diante de sua torcida, pois os rivais não se importam e se perde não vale nada pra você e os adversários chacoteiam).


Já vi meu time enfrentar algumas crises dentro de campo e se sair bem, mas dessa vez parece que as coisas independem das 4 linhas como nunca.
No passado recente eu vejo alguns pontos a serem citados, como a motivação do presidente Luiz Gonzaga Beluzzo que acredito ter sido boa mas o resultado não saiu como esperado, ele veio como esperança pois ficamos anos na mão da corja dominada por Mustafá e sua gangue e poderia ter sido Belluzo ou Tiririca que levariam da mesma forma a esperança do torcedor de novos rumos.


Dos momentos mais recentes e ruins o Palmeiras soube passar o tal “bom e barato” da época da série B, soube passar a falta de motivação dos atletas em vir jogar no Palmeiras nos anos seguintes, a escassez de ídolos (Pra ficar claro quando eu falo de ídolos eu falo de jogadores a nível de Marcos, Arce, Evair, Edmundo, César Sampaio, Rivaldo, Djalminha, Alex, Ademir da Guia, Dudu, Chinezinho, César Maluco, Luís Pereira, Djala Santos e tantos outros....Nao desmerecendo os que surgiram recentemente como Pierre, Kleber, Valdívia e outros é que eu acho que pra ser ídolo tem que ser mais do que atrativos de mídia, tem que se ganhar CANECOS e marcar o nome na história do clube), e em 2009 viveu sua frustração maior que foi não concretizar um projeto caro e arriscado (montou um belo time visando o titulo nacional e não conseguiu).


Ainda falando de Belluzo não há dúvidas de que é um dos maiores economistas do país, porém como ele mesmo disse dirigir algo que não é uma empresa e sim uma paixão acaba cegando qualquer foco e deixando até os mais experientes sem ação, isso ainda mais se falando de Palmeiras que tem dentro do seu staff alguns carcamanos inescrupulosos que só visam lucro ou status próprio e estão ali como carrapatos que passam de geração em geração sem que haja poder vindo de sei lá onde que os tirem dessa mamata que parece eterna.


Muito se fala sobre a origem do Palmeiras e que talvez isso atrapalhe a instituição(Até com declarações de dirigentes que acreditam que muitos brasileiros estragam o “sangue italiano” do clube), pura besteira e eu vejo essa questão das raízes de forma totalmente contrária.


Acho que dos times brasileiros um dos que mais tem orgulho (talvez o que tenha MAIS) de sempre dizer como nasceu e respeita suas tradições é o Palmeiras, e isso eu acho correto e deveria ser feito por tudo e todos.
Aprendi que quem nega suas origens dificilmente tem foco e sucesso no seu objetivo, negar as origens é negar o começo, é começar uma história do meio pra frente e isso é muito irracional no meu modo de ver e repito, não só no futebol.

Hoje o palmeiras está numa verdadeira montanha russa (em queda), porém há de se separar o momento do time do momento da torcida e do que é ser Palmeirense.


A torcida palmeirense tem sua paixão inabalável e não há tempo ruim que a diminua, claro que uma ou algumas campanhas melhores teriam feito do crescimento da torcida algo mais considerável, mas quem disse que o foco é quantidade de gente que torce (ou diz torcer)?
Torcedor não é eleitor, torcedor é parte da família e como toda família cada uma tem suas características, umas mais numerosas outras menos, umas mais ranzinzas e outras mais alegres, outra ainda mais homogênea e outros mais miscigenadas e por ai vai.

O Palmeirense é um ser que é escolhido a ser palmeirense e não escolhe torcer por esse time, já disse isso a vocês aqui no Blog. Explicação cientifica pra isso não existe, só digo que É ASSIM que se identificam os palmeirenses e eu não sou diferente, todos acham que você palmeirense deveria torcer pra outro clube, se você tivesse domínio sobre esse sentimento até poderia ter escolhido outro, mas você foi selecionado e ai não tem jeito, são coisas do coração!
Talvez somos os insanos com algum teor de filosofia ou então o corajoso com um fundinho de cautela, essas são algumas das lacunas do DNA Palmeirense e o fato é que nossa paixão nos cega até certo ponto (como todo torcedor) mas não tiram nossa esperança e lucidez de ver que dias melhores sempre virão (demorem quanto tempo for).


Para tentar me colocar em um patamar diferente vamos imaginar se hoje eu fosse presidente do Palmeiras, e assim espero responder a algumas críticas que recebi do Dr. Du sobre minhas posições quando se trata de Palmeiras.
Logo de cara faria algumas mudanças:



a) Demitiria toda a diretoria de futebol (Frizzo e CIA) e faria desse departamento que é o coração do Clube algo feito por pessoas que amam, se comprometem e trabalham pelo Palmeiras (Sejam elas brasileiras, italianas, alemãs, argentinas, angolanas ou qualquer coisa), admito que gostei da contratação do Cesar Sampaio para diretor remunerado de Futebol, é alguém que não vai buscar massagem ao ego e sim boas situações para o Palmeiras e seus torcedores, foi um bom começo essa atitude e eu não faria melhor.


b) Demitiria o Felipão (Surpresos meus críticos?) e não por que não confio no seu trabalho ou acho que ele é caro, chato e tudo mais (de fato é), simplesmente o demitira por achar que certas coisas precisam dar “liga” e ele nessa passagem até então não tem dado essa liga, considero o Felipão um dos 5 maiores treinadores do futebol mundial e nada disso que ele tem passado ou gerado no Palmeiras arranha essa minha visão sobre o seu trabalho, contrataria um treinador do naipe de Dorival Jr. (Sobrinho de um grande ídolo Palmeirense o Dudu da Academia e o qual já declarou sua paixão e torcida pelo Palmeiras), talvez daria uma chance com maior ênfase ao Jorginho (que prova a cada dia ser acima de um grande treinador um grande agregador de pessoas e home de caráter) e por essa linha teríamos até algumas outras boas opções.


c) Sobre o elenco de 2011 vejo o time é deficitário em todos os setores, tentou agregar juventude e experiência mas a dosagem de cada uma foi errada ao meu ver.

Se você tem um time jovem ai vale a pena trazer 2 ou 3 atletas experientes, e se tem um time experiente então lançar jovens sem pressão é muito mais fácil. No caso o Palmeiras não havia nem uma coisa nem outra e os treinadores que passaram ultimamente juntaram os ingredientes de maneira aleatória, como num “achometro” e isso acabou não dando o resultado que o torcedor esperava, talvez o Felipão(ou outro que virá) tenha tempo de ajustar de melhor forma cada setor e fazer a máquina funcionar dentro de uma regularidade, vamos ver.


d) Acho que jogador de futebol tem que ser tratado como qualquer subordinado seja ele em que ramo de atividade for, se eu cometer uma falha em meu trabalho sou penalizado e corro risco de demissão ou prejuízos em meus vencimentos, no Palmeiras as vezes o jogador tem sido super protegido ou super desvalorizado, não há necessidade disso e só se resolve isso tratando-os como profissionais que são.
Exemplos não faltam, no “caso Kleber”, acho que agiram errado pelo fato de usarem só a imagem dele como desagregador e rachador de elenco, há mais gente no grupo que fez isso e apoiou os atos do Kleber quando este falou pelo elenco, porém só ele pagou o pato, acredito que quando o Flamengo se prontificou a contratá-lo e se for verdade que o próprio Kleber queria ir então deveriam ter vendido, ninguém descontente rende nada em lugar nenhum.
O Valdivia eu acho que até então ele não disse para que voltou, mas isso não pode me cegar para o fato de ser um grande jogador e com potencial para definir partidas como poucos, necessita de um acompanhamento melhor do que tem tido e ai sim renderá o que ele quer e o torcedor sabe que ele pode, é difícil cobrar uma postura de seriedade se o cara não tem esse exemplo de cima, exemplo disse é que com o Caio Jr (que considero do segundo ou terceiro escalão de técnicos hoje) ele rendia absurdamente bem, o problema do mago é rédea curta, é tipo saber cutucar ele para render bem e ao mesmo tempo respeitar a hierarquia.
No caso João Vitor (Que a torcida bateu no jogador perto do centro de treinamento) eu gostaria de nem comentar por que acho repugnante todo e qualquer ato de violência não só contra jogador de futebol e sim contra qualquer outra pessoa (Ainda mais covardemente como foi toda a briga).
Devem punir exemplarmente torcedores envolvidos, agremiações envolvidas e todo o suporte deve ser dado ao atleta sobre esse caso, bacana até os rivais que estiveram ao lado do jogador naquele momento e até uniram-se para uma possível greve caso se fizesse necessária. Enquanto encararmos isso como “pressão normal” nada vai mudar, isso em qualquer esfera de nossa sociedade!


O que eu acho do Tirone?
Ele está tendo as melhores intenções e tem até conseguido fazer um bom bolo com os ingredientes que tem e recebeu de herança.

Esse ano em futebol o Palmeiras ficou devendo por falta de investimentos e respaldo nas negociações, porém fora de campo as coisas se equilibraram e dívidas antigas e outras coisas mais deixadas na gaveta do Tirone estão sendo sanadas.
Agora a promessa é que 2012 seja um ano mais dentro da realidade e grandeza do Palmeiras com prováveis reforços mais “maduros” e não apostas duvidosas que se fizeram obrigatórias pela falta de bala na agulha.

Tirone equilibrou as contas e conseguiu puxar um pouco a sardinha para o lado do Palmeiras em outros quesitos e isso tem feito dele um militante até então sem rusgas grandes com o torcedor.


Sobre a Arena Palestra:
Eu Acredito SIM que seja um projeto muito sólido e viável e será um modelo muito seguido cada vez mais no futebol brasileiro e mundial, a WTorre tem feito seu papel e a obra toda (Não só estádio mas prédios administrativos) está dentro do cronograma e não depende de nenhuma aprovação mais para transcorrer bem até o final.
A parceria com a AEG que é a maior gestora dessas arenas mundo afora também é um passo adiante, assim teremos maior certeza que o projeto todo está sendo encarado com a seriedade e com a grandeza que merece.
Claro que a porcentagem de lucros do palmeiras é menor em relação ao parceiro, pensem no conjunto da obra e lembre-se que com o passar do tempo as porcentagens serão maiores em receitas ao Palmeiras.
As vantagens são muitas, já de inicio o time terá um moderno estádio, conseguirá arrecadar por jogo muito mais que fazia com o antigo Parque Antártica e ainda poderá fazer desse local um captador de recursos através de shows e outros eventos deixando o estádio sempre em evidência.
Ao meu ver é a única maneira de se ter um patrimônio renovado e conseguir fazer isso sem ajudas governamentais ou vindas de situações no mínimo duvidosas, é o futuro e a evolução que bateram a porta do Palmeiras e ele se dispôs a atende-los.




O que acho da imprensa em relação ao Palmeiras:
Claro que toda regra tem suas exceções (Graças a Deus) e por isso não podemos generalizar nada, porém os jornalistas em sua grande maioria querem “furos” e não noticias verídicas ou nem sequer ouvir os 2(ou mais) lados de uma história.
No Palmeiras isso é ainda pior, o momento que o clube atravessa não é dos melhores então tudo o que se comenta acaba “pegando” e vender jornal é muito mais fácil com escandalos, boatos ou noticias muitas vezes plantadas e vazadas de dentro do clube do que com a verdade ou notícias corriqueiras.


Na mídia televisiva o Palmeiras sempre é assunto na roda de polemicas e coisas assim, muito disso é merecido já que dentro de campo o time não vem correspondendo e ai pra continuar a gerar ibope se fala do assunto mais visível naquele momento, e no Palmeiras a algum tempo o assunto é crise, discussão, briga, corrupção e outras coisas mais e nesse barco entram praticamente todos os comentaristas esportivos do momento, salvando ai 2 ou 3 que conseguem ver algo bom (apesar da lama há sempre bons movimentos acontecendo), do restante querem sempre “enfeitar o saci” além do que ele é por si só.


Rivalidade:
Dentre o Quarteto Paulista (antes falávamos trio de ferro mas com a ascensão do Santos acho que isso Graças a Deus mudou) o Palmeiras é o mais turbulento ambiente hoje.
Sua escassez de títulos e constantes desentendimentos dentro do clube fizeram dele um gigante adormecido e deram margem para os rivais contestarem muitas vezes a real posição e importância do Palmeiras.
Hoje o Palmeiras é como um grande campeão de boxe que se retira por alguns anos mas todos sabem que quando ele retornar não terá esquecido o quão forte é e nem perdido a sua natureza de lutar para vencer sempre e o mais importante, não terá sua imagem nunca diminuída ou ameaçada!
O Palmeiras tem em sua história casos onde soube renascer rapidamente dessas crises, talvez isso tem incomodado o torcedor que não vê nas atuais condições essa reviravolta tão próxima, o momento de se levantar da contagem do juiz não está sendo curto como o torcedor quer e isso nos preocupa.


Aqui em SP as grandes discussões ficam no âmbito de quem é maior rival de quem, quem ganhou mais ou ainda quem tem mais ídolos além de outros tópicos puramente provocativos e bem aproveitados pela mídia que vendem muito em cima de tamanha troca de fárpas, o fato é que todos sabem a ordem das coisas e se vão contra elas é pelo simples fato de tentar arranhar a imagem de seu rival, o que nunca conseguirão.


Só para frisar a questão rivalidade, de uma vez por todas não há duvida de que o grande rival Palmeirense (e a recíproca é verdadeira) é e continuará sendo o Corinthians, talvez com um tom de “inimizade” fique o São Paulo pelos episódios do passado e o rival mais “respeitoso” seja o Santos(Pelos tempos de Pelé).

Tudo o que for falado fora disso é balela, as batalhas onde entram Palmeiras x Corinthians são as que param a cidade e o pais e por mais que um esteja dormindo e o outro aceso são sempre “eventos” de proporções astronômicas.


O que eu penso dos rivais (fora dos campos):
O São Paulo teve um grande crescimento nos últimos anos pelos títulos em seqüência, pelas boas campanhas e o bom trabalho de marketing, talvez aqui o São Paulo mereça os créditos de o "inventor da roda", através dessa bela empreitada outros tantos começaram a explorar o futebol como negócio de maneira mais respeitosa e séria.



O Santos cresceu muito desde que começou olhar a base como vitrine para novos torcedores (principalmente garotos) e com isso baixou a média de idade de sua torcida em quase 20 anos.
Hoje faz coisas que aos nossos olhos pouco tempo seriam impossíveis, seguraram um jogador do calibre do Neymar, Ganso e vem caindo no gosto do povo e terá nossa torcida no Mundial final do ano com toda certeza, é o time que encanta!



O Corinthians continuou crescendo mesmo depois de descer ao Hades da segunda divisão e se orgulha pela maior quantidade de torcedores que os dá a segunda posição nacional.
O foco talvez esteja pouco desbalanceado em perseguir e tomar do Flamengo a força de time de massa, possivelmente se ajustasse seu arsenal para os gramados levantaria mais canecos e continuaria crescendo e ai quem sabe como fizeram os 2 de cima não teria esperança em aumentar seu contingente pela imposição da mídia e sim por carisma e merecimento.
As idéias usadas desde a contratação de Ronaldo são ótimas e o clube vem crescendo muito, está as portas de conquistar seu canto pra chamar de SEU mesmo e isso acho válido (Apesar dos recursos serem discutíveis, mas vá lá... conseguiram ou estão caminhando pra isso), vejo como um bom artesão que lapidou a pedra que o São Paulo tirou das profundezas e tem se dado bem com isso.



E o Palmeiras? Nessa questão crescimento paramos no tempo, o time para agregar torcedores ao seu exercito precisa estar sempre em evidencia e o Palmeiras dentro das 4 linhas não está e por maior marketing que se tenha é ali dentro do campo vendo as camisas suarem é que se conquista o respeito que vira admiração e posteriormente AMOR.
Mesclando o que está dando certo nos rivais (Não só paulistas) teremos retomada essa jornada e os 16.000.000 (Aproximadamente) de torcedores podem ser muito bem 20.000.000 daqui a pouco tempo, basta revelar ídolos e trabalhar de maneira certa no marketing, o exemplo ta ai e copiar não é pecado, pelo contrário é respeitar a boa idéia vinda de fora, dar crédito aos inventores e quando moldá-la a seu estilo.





Resumindo:Hoje o time midiático, a “Meca” da venda de noticias e produtos é o Corinthians que merece os louros por suas ações de marketing desde que se desligou da desgraça chamada MSI, a torcida corintiana cresceu muito no momento de crise (Série B) e isso é um fator que todos os que passaram por esse calvário tiveram (Palmeiras, Gremio, Atlético-MG, Fluminense e outros), quanto maior a tribulação mais o amor cresce e isso é FATO.
O que impõe a curva de crescimento das torcidas chama-se continuidade, no caso do Palmeiras desde que saiu e em grande estilo da série B (como os outros citados) o time não engrenou mais, lampejos foram dados em 2008 e 2009 mas nada dentro do que o Palmeiras se acostumou a ter.


Finalizando!
Uma grande reviravolta precisa acontecer, algo que não se espera ou alguém que surja como cabeça dessa mudança (Um ídolo, um presidente, um parceiro não sei...Algum fator Extra).
Já é chegada a hora de acabar com as laranjas podres e toda a sujeira que elas deixaram no salão de festas, talvez não aconteça com a velocidade necessária(ou desejada), mas com alguns sinais de pés no chão o Palmeiras tem tudo pra começar a sair dessa marola que está como sempre fez, por cima.




Lembro a vocês!
Tudo isso é projeção de quem acredita que é possível mudar e se livrar dos ganchos que prendem o gigante chamado Palmeiras e não o deixam caminhar a passos largos rumo as vitórias e evolução em todos os sentidos.





Espero que tenham gostado e não esqueçam, podem comentar que responderei a todos na medida do possível.

Um comentário:

  1. Aehhhhh Allanzito. belo post. Apesar de usar a conversa fiada de raiz pra maquiar a puxante e nauseante mania de limpar bota de gringo como desculpa. Ter raiz beleza, mas isso não quer dizer ser pano de chão de gringo. Veja as marias. Tem as mesmas raízes da mama que vcs, e ao invés de ficarem com homenagem pra pais falido, fizeram uma terceira camisa homenageando a pátria amada.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!