quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Neymar o melhor do mundo

melhor jogador do mundo
Toda vez que fica na duvida e me deixo influenciar pela peleguice aos gringos do Dr Allan me dou mal. Fiquei em dúvida sobre Neymar e Messi e ao ler o blog do Rica Perrone (www.ricaperrone.com.br) sou obrigado a me desculpar com os leitores dos doutores por duvidar da supremacia brasuca quando o assunto é futebol. Sem mais delongas vou postar o texto do Rica aqui porque o cara humilha demais, e fala verdades indiscutíveis que sempre defendemos aqui nos doutores. Se deliciem:

"Ao final de 2011 Neymar terá feito cerca de 35 jogos contra times grandes. Ao final de 2011, Neymar será o campeão das Américas levando o time nas costas, assim como foi campeão paulista e pode ser campeão mundial.  Neymar tem 19 anos, joga no Brasil, não tem marketing internacional pra se tornar mito ainda.
Mas deveria. Na lista dos 23, pra mim, o melhor de 2011 é o brasileiro.
Eu imagino que milhares de pessoas discordam, outras concordam. Seja qual for seu ponto de vista, algumas questões precisam ser levantadas na hora de eleger o tal “melhor do mundo”.
Quantos jogos contra times grandes fez o Messi na temporada? Vamos ser bonzinhos? Uns 15. Neymar mais de 30.
Quantos adversários nível Getafe e cia, aqueles onde Messi e Cristiano fazem sua artilharia, Neymar encara por aqui? Uns 5 no estadual e um numa eventual Copa do Brasil?
Você pode ser ou não brilhante num clube, depende do time todo. Romário dizia bem isso. Bom mesmo é o cara que se faz na seleção. Em clube não depende só de você.
Até porque, imagino eu, deve ser bem mais complicado chegar lá jogando no Brasil ao lado do Durval e do Pará do que da constelação do Barcelona.
Assim, pergunto a você: Quem são Messi e Cristiano Borboletinha Ronaldo nas suas seleções?
Meros coadjuvantes. Não jogam nada.
Neymar, aos 19, em 15 convocações, fez 8 gols. Cristiano, em 85 convocações, fez 30. Messi, com 64 convocações, 18 gols.
Nenhum deles foi sequer razoável na Copa.
Eu não estou questionando se Messi e Cristiano são bons. Não leia que o verde é feio quando é apenas um elogio ao amarelo.
Mas é bem razoável notar, historicamente, que com grandes times todo jogador sobra mais do que de fato joga.  Neymar não joga numa seleção. Joga no Santos de Keirrison, Borges, Alan Kardec, Pará, entre outros não tão notáveis quanto Xavi, Iniesta, Ozil, etc.
Tem menos importância pro futebol até pela sua idade e por jogar num país onde o próprio povo e imprensa se auto-menosprezam.
Mas em 2011, Neymar foi o cara.
Só por ter obrigado a FIFA a olhar pra cá e recusado ofertas como as que ele recusou, já mostra uma personalidade que nem de longe o Iranildo argentino e a Borboletinha lusitana tem.
Neymar tem mais futebol que os dois. Não teve tempo ainda de mostrar tudo, é óbvio. Mas tem mais qualidade, mais personalidade e eu aposto alto que o reinado da dupla não dura mais 2 anos.
Só não acabou ainda porque Neymar ficou. Caso contrário, já tinham virado “plano b”.
Dos 23, sou mais Neymar. Ele não vencerá, pois se nem nós enxergamos o quanto somos fortes, imagine os gringos.
E sim, eu acho muito mais difícil meter 2 no Atlético PR do que 5 no Getafe. Simplesmente porque o melhor jogador de um time pequeno da Europa não jogaria nem na série B aqui.
A crise técnica no futebol é mundial, não brasileira.
O Barcelona faz cerca de 12 ou 15 jogos contra grandes num ano. O Real idem.
Sem pressão de torcida, sem a “guerra” que é feita aqui e com 10 vezes mais mídia.
Contra um Grêmio, no Olímpico lotado, eu aposto bastante dinheiro que nenhum deles faria algo muito diferente da maioria.
O Neymar, contra o Arsenal, na Inglaterra, eu aposto que dá caneta naquela zaga inteira e sai dando risada.
Não confunda o “futebol europeu” com a meia duzia de times que presta na europa.  A enorme maioria não aguenta a série B daqui.
E por isso meu voto vai no campeão das Américas que, com um time bem inferior aos dos concorrentes dele no prêmio, já pegou mais de 35 grandes em 2011 e saiu metendo gol em todo mundo.
Neymar não “É” melhor que Messi e Cristiano. Será, e em 2011, já foi.
abs,
RicaPerrone 

6 comentários:

  1. Pena a vaga de doente fanático e patriota aqui no Doutores já estar preenchida né Fabricio e Du?
    kkkkkkkkkk
    O Perrone é bom e gosto muito de suas crônicas, porém nessa ele foi totalmente "sardinheiro" mas tudo bem, eu prefiro olhar os dois mundos (europa e américa) e extrair o que tem de bom cada um deles!
    Pena o olhar clínico e embasado em fatos não valer muito quando a paixão e cegueira estão do lado adverso!
    Abraço e foi um excelente post!

    ResponderExcluir
  2. Não adianta Dr. Fabricio, chamar o Dr. Allan para falar dos europeus dele, mesmo sendo um deles ser argentino (que ele acabou de me acusar de ser um, em seu comentário) é perda de tempo.
    Ou ele baba ovo ou dá chilique para defender os caras.
    Neymar já é melhor que Messi e cia.
    Dr. Allan vai engolir tudo que está falando......

    ResponderExcluir
  3. Alguém em estado normal (sem estar bebado, louco ou drogado) não pode dizer que o Messi não é o melhor jogador do Planeta hoje.
    É a mesma coisa de dizer que o Vettel não é o melhor piloto, que a Espanha é a melhor seleção e que o Cielo não é o melhor nadador!
    Poupem-me por favor...
    Eeeeee patriotismo!

    ResponderExcluir
  4. Dr Allan, digo e repito nunca ví tamanho sentimento de colônia quanto vc têm. Meu Deus! Para o Dr Allan somos uma espécie de série B da europa. Digo e repito: Não existe campeonato no MUNDO mais dífícil e competitivo que o brasileiro nos moldes de ponto corrido.
    Fizesse uma liga Europa x Brasil, de cada 10, os times brasucas levantam no mínimo 6 canecos, metendo o chicote em barcelona, real madrid e essas outras porcarias de inglaterra e etc!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!