Campeão Mundial de Clubes e suas controvérsias

Começou o Mundial de Clubes da Fifa 2011. A grande expectativa deste mundial é o tão esperado confronto entre Santos x Barcelona, ou melhor, entre Neymar x Messi.
Apesar de ser inesgotável esse assunto, quero levantar uma outra questão sobre este mundial, ou sobre todos os mundiais organizados pela Fifa.
A Fifa adotou no Mundial de Clubes a mesma fórmula que ela adota na Copa do Mundo. Participam dos torneios os representantes continentais, que na Copa, são definidos nas eliminatórias, e no Mundial de Clubes, são os campeões continentais. Nesta fórmula ainda, participa o representante do país sede do torneio.
Desde 2000, ano do primeiro torneio Mundial de Clubes organizado pela Fifa, está fórmula vem prevalecendo, com exceção de 2005 e 2006, edições que o representante do país sede não participou.
É uma fórmula consagrada na Copa do Mundo.
O Brasil vai participar de 2014 sem participar de eliminatórias. A França foi campeão em 1998, sendo convidada por ser o país sede.
Mas esse princípio básico e simples, é contestado pelos anti-corintianos, que não aceitam que o Corinthians participou do Mundial em 2000.
Se a fórmula estabelece que o país sede seja representado e o Corinthians ganhou os Brasileiros de 98 e 99, nada mais justo o Timão jogar e representar o Brasil.
O problema foi que o Corinthians ganhou. Se tivesse perdido ou outro clube brasileiro tivesse jogado no seu lugar, não teria problema nenhum.
Os corintianos têm que ficar ouvindo ladainha tipo: torneio de verão, o time convidado deveria ser o campeão da América (o Vasco estava fazendo o que lá?), etc.
A grande verdade é que o Brasil deveria se orgulhar deste título. Porque ele é a prova da superioridade do futebol brasileiro em relação ao futebol europeu, porque a final de 2000 foi entre Corinthians x Vasco, os dois brasileiros que participaram do torneio, decidiram o título.
Nos outros anos, os representantes dos países sedes jogaram só para cumprir tabela. Foram café com leite.
Eu digo mais, o Japão não quer mais sediar o Mundial em 2013 e 14, e se o mundial acontecer no Brasil, o campeão brasileiro ganha de novo o título, independetemente de quem seja. É muito mais difícil ganhar um campeonato brasileiro do que um mundial. Por isso, afirmo que qualquer um dos times brasileiros que disputarem o Mundial, é favorito.
Os clubes representantes dos países sedes foram:
Corinthians (Brasil) 2000
Urawa Reds (Japão) 2007
Gamba Osaka (Japão) 2008
Al-Ahli (Emirados Árabes Unidos) 2009
Al-Wahda (Emirados Árabes Unidos) 2010
Kashiwa Reysol (Japão) 2011

As pessoas, ou melhor os antis, que depreciam o Mundial do Timão, são os mesmos que receberam o NÃO da Fifa para o reconhecimento do seu Caninha 51, que declaram que são duas vezes campeões brasileiros de 67, e que são capazes de proporcionarem a cena lamentável abaixo:

    
É só esse pessoal com mentalidade de colônia, para apoiar um americano xarope que falou mal do Brasil, só porque o seu adversário, novo ídolo nacional, é corintiano. 
Torcer para um americano?
É a mesma coisa de torcer contra o Airton Senna porque ele é corintiano.
Deve ser por isso que o Dr. Allan acha que o Schumacher é melhor que o Senna.
Imagine o Anderson Silva perder o cinturão do UFC no Brasil, e um pessoal comemorar gritando: Palmeiras, Palmeiras! 
É o fim.
Infelizmente está mentalidade carente e colonial encontra espaço no futebol brasileiro.
Os brasileiros, ou melhor os imigrantes, têm que evoluir muito ainda.

E assim caminha a mediocridade......

7 comentários:

  1. Nossa outro?
    Só resumindo...
    Sobre o Sonnen já dei minha opinião, sobre o Schumacher ser melhor do que o Senna eu acho SIM.
    Não por que o Senna é Corinthiano ou por que foi um piloto ruim, mas o que o Alemão fez na F1 (na época dele) foi muito marcante!
    Cada um na sua época foi um gênio no Esporte, na soma total eu credito uma ligeira vantagem ao Schumacher.

    E Du, deixa o Santos brilhar não tenta falar MAIS UMA VEZ coisas do Corinthians, hoje MUNDIAL é SANTOS.... POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  2. Duzão, essa ladainha já entra por um ouvido e sai pelo outro nos meus ouvidos. Se o campeão tivesse sido o Vasco, ninguém contestaria, senão os rivais do clube no RJ. Os Palmeirense iriam adorar dizer " Gambás vices do Mundial ". E ainda para o clube Co-irmão deles que é o Vasco. Aí eles faria questão de reconhecer aquele tonreio.Ignore. Em qq veículo de comunicação onde o assunto Mundial de clubes é citado, o Corinthians é reconhecido sem problemas. Grande exemplo foi na matéria de 30 anos do mundial do Flamengo no Esporte Espetacular de ontem. Abraços!

    Cara, falei dos reforços do timão aqui, se pude passe lá, vlw!

    http://pablosantos.voceabolaeeu.com/

    ResponderExcluir
  3. a regra da FIFA eh basica... se um time do país sede for campeão do torneio continental... a vaga do país sede será aberta ao vice do torneio continental... pq em 2000 essa regra não foi cumprida?? o verdadeiro time no torneio de 2000 não deveria ser o TIMÃO e sim o Barcelona (vice da Libertadores 98)... infelizmente esse campeonato foi muito mal organizado... eu só irei comemorar titulo mundial quando ganharmos a LIBERTADORES!!

    ResponderExcluir
  4. Salve Rodrigo!
    Me parece que vc é corintiano.
    Mano, não se deixe enganar.
    Em 2000, a regra era está: uma vaga para participar do mundial é do representante do país sede. A confederação local que deve indicar o seu representante. Quem deve ser o representante nacional? O Campeão Nacional.
    Isso é claro, lógico e simples.
    Não tem discussão.
    Em 2007, a Fifa mudou a regra, instituindo a vaga ao vice-campeão continental, se o campeão continental for do país sede.
    Pergunta: por que a regra mudou 7 anos depois, ela anula o campeonato de 2000? É lógico que não.
    O acesso para disputar a Libertadores mudou várias vezes. Hoje o Brasil tem direito a 5 vagas. No passado era só 2.
    Se não aceitarmos a regra do Mundial de 2000, tb temos que contestar o possível título, do time que conseguiu a quinta vaga p/ Libertadores, já que antigamente só participavam 2 times brasileiros. Tem lógica uma loucura desta?
    Caro Rodrigo, esse título só é contestado, pq foi o Corinthians que ganhou, se fosse outro time brasileiro seria um campeonato legítimo. Olha esse lance de unificações de torneios nacionais. As pessoas conseguem achar lógica nisto, e encontrar problemas em um campeonato mundial oficial, organizado pela entidade suprema do futebol.
    Amigo, não se deixe levar pela epidêmica dor de cotovelo nacional de diminuir o Corinthians.
    Quando o Timão ganhar a Libertadores, vão inventar algum pretexto para desqualificar a conquista. Como estão fazendo com o nosso estádio.
    Abre o olho guerreiro.

    ResponderExcluir
  5. É Du, isso resume tudo.
    Eu sempre falei isso pra você, mas.......

    O fato é que o campeonato de 2000 é um mundial, porém contestado pelos moldes que foi organizado e pela entrada do Corinthians de maneira ainda hoje discutível.

    Você tenta justificar uma coisa com outra que não tem nada a ver, a unificação dos títulos que citou fica fora dessa polêmica não confunda alhos com bugalhos.......

    Bom que saiu da boca de um Corintiano ai você bem tenta contornar...rs

    Outra coisa, o dia que ganharem a Libertadores vão tirar a diferença um pouco mais para os outros da Capital que já a possuem!
    Só isso!
    ((Apesar que eu ainda acho que só no Playstation)).

    ResponderExcluir
  6. Dr.Allan, vcs falam falam dessa Libertadores, mas estão mortos e enterrados no passado. E a Libertadores é América, Mundial é mundo...portanto, estamos na frente. Não precisamos ganhar nada pra tirar diferença, quem tem de tirar são vcs...a unificação não é contestada? kkkkkkkkkkkkkkk PIADA. Todas as pessoas que são sensatas e coerentes, não aprovam isso. Aprovar isso é pra gente lelé da cuca, e gosta de puxar o saco da CBF.

    ResponderExcluir
  7. Palmeiras mundial também é só no Playstation...kkkkkkkkkk. Só sonho para vcs.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.