Em nome da Paixão, INVASÃO CORINTIANA!!!


A poucos dias de mais uma decisão inesquecível na história do meu Grande Corinthians, encontro na internet a notícia do lançamento de uma publicação fantástica sobre o Timão, o livro: "A INVASÃO CORINTHIANA".

Rodrigo Casarin, escreveu sobre o livro:

Escrito pelos jornalistas Igor Ojeda e Tatiana Merlino, o livro-reportagem A invasão corinthiana resgata um dos episódios mais marcantes na relação entre uma torcida e o seu time. Há exatos 35 anos, em 5 de dezembro de 1976, cerca de 70 mil corinthianos invadiram o Rio de Janeiro para apoiar o Corinthians na partida única da semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano contra o Fluminense de Roberto Rivellino, equipe conhecida na época como Máquina Tricolor.
Das 147 mil pessoas presentes no Maracanã, estima-se que metade eram torcedores alvinegros, que se deslocaram de ônibus, trem, carro, avião, barco, bicicleta e até mesmo a pé para apoiar um time que amargava duas décadas de fila.
O rigor jornalístico baseado em uma profunda pesquisa e nas 30 entrevistas realizadas pelos autores faz deste livro um documento de memória e um registro histórico de como o futebol está entranhado na sociedade brasileira. As experiências de jogadores, jornalistas e torcedores que participaram daquele momento ajudam a costurar o feito histórico da torcida corinthiana com o contexto social e cultural vivido na época.
Nas palavras de Juca Kfouri, que assina a quarta capa do livro, A Invasão Corinthiana é uma história única e muito bem contada: “Contada por quem a viveu simplesmente como torcedor, como jornalista ou por meio do que a imprensa, à época, dezembro de 1976, publicou. E da perplexidade de jogadores experientes ao experimentarem algo que ninguém mais havia visto ou voltou a ver. Os autores remontam os altos e baixos da trajetória corintiana para que tudo faça sentido ou para que nada faça sentido – seja apenas sentido”.
O lançamento da obra acontece no dia 5 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho (nº915), em São Paulo. A Invasão Corinthiana é uma publicação da LF Editorial e tem o preço sugerido de 49 reais.
Eu fico com água na boca de ler esse livro, porque a invasão corintiana é um acontecimento inédito e insuperável na história do futebol, que estabelece definitivamente a torcida corintiana, como a mais fiel de todas as torcidas. 
A torcida do Corinthians é o seu maior patrimônio, por isso uma publicação desta, emociona a qualquer corintiano, e sem dúvida a invasão é motivo de orgulho e com certeza conquistou o coração de muitos loucos por esse amado Corinthians.
Vai Corinthians!!!!!

5 comentários:

  1. Que bela produção, uma grande escrita do que foi aquele dia, e como tudo era sentido, vivido e presenciado. Infelizmente não moro em São Paulo, mas se tiver um modo de comprar pelos correios ou pela internet, é algo para se pensar e muito. Dr.Du, Corinthians é isso, movimenta paixões, veja quem nessa época ainda não tínhamos nenhum título nacional, ao contrário dos nossos rivais Palmeiras (já com 2 títulos brasileiros, além dos 4 títulos do Robertão, Reconhecido de maneira amadora e patética, após décadas, mas enfim reconhecido). e Santos ( já com 6 títulos do Robertão ). O que motivou então esses mais de 70 mil fiéis a irem ao Rio de Janeiro, dizem muitos. Para ver um time regional? Pois esse é o amor inexplicável que a toricda tem pelo clube. Naquela época, era muito fácil torcer para Palmeiras, Botafogo, Vasco, Santos, eram as máquinas da época, os melhores do Brasil. Mas as pessoas que não foram com a maioria e não tiveram vergonha de ir ao RJ mostrando o amor ao timão, estão de parabéns ate hoje. Todos os clubes tem uma torcida, mas só a nossa torcida tem um clube. Saudações alvinegras!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Dr. Pablo, sempre belas e sábias palavras.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Um belo relato de uma bela passagem do corinthians.
    Toda ideia que relate ou reviva uma passagem historica sempre vale destacar.

    ResponderExcluir
  4. E ai doutores, parabens pelo blog nota 10 e passarei a me consultar periodicamente.

    add o meu blog em sua lista de indicações, por favor

    http://tomdebola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Clériston seja bem-vindo, seu blog já linkado.

    Saudações

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.