Depois da unificação dos títulos brasileiros a CBF reparou outro erro que estava ocorrendo, reorganizou os clubes em seu novo ranking contabilizando todas as conquistas nacionais desde que elas começaram a ser válidas.
Normal para uma conta que agora agrega mais 11 anos de história e com justiça segue a linha de considerar as glórias dos clubes brasileiros na época de ouro do nosso futebol.
O ranking de clubes brasileiros para a temporada 2012 traz como líder o Santos, campeão paulista e da Libertadores de 2011, com 2358 pontos(saltou da décima posição, na listagem anterior, para a primeira)
Com a unificação dos títulos o Santos somou mais seis conquistas em sua pontuação e assumiu a ponta do RankingO segundo colocado é o Palmeiras, que acumula 2306 pontos, o Verdão assim como o Santos se beneficiou da pontuação conquistada nas competições antes de 1951 e que foram unificadas no ano de 2010.
O Vasco aparece em terceiro, com 2234 pts.
Em quarto aparece o Grêmio 2208 pts.
Em quinto o Flamengo 2207 pts.
O Corinthians campeão brasileiro de 2011 é o sexto com 2197 pts
O Cruzeiro é o sétimo com 2114 pts
Em seguida Internacional na oitava posição com 2111 pts.
O São Paulo que é maior vencedor da era de pontos corridos aparece em nono lugar com 2109 pts
E fechando os 10 primeiros aparece o Atlético-MG 2080 pts.
Depois de unificar (temos um post só sobre isso aqui no blog) os títulos desde 1959 a CBF tinha por obrigação fazer essa reestruturação em seu Ranking.
Ainda mais agora que ele passa de apenas informativo para decisivo nas disputas da Copa do Brasil principalmente.
Muitos clubes subiram bastante e outros cairam na mesma proporção, o que fica claro é que agora se tem um padrão e uma regra criada.
Ainda há muito trabalho pela frente, considerando agora o passo talvez mais complicado que é de se recontar os artilheiros daquela época, gols marcados por cada clube e várias outras variantes que serão alteradas com esse estudo aprofundado.
Com toda certeza estamos caminhando e evoluindo na busca das mais completas e reais estatísticas e números do nosso futebol brasileiro.
Voltando para o assunto ranking em si poderemos observar na imagem abaixo um comparativo em relação aos anos de 2011 e 2012 onde poderão notar as mudanças.
O Grêmio em 2011 estava no topo da lista, seguido de Corinthians, Flamengo, Vasco, São Paulo, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro e Santos.
Em 2012 a ordem se alterou porém os 10 primeiros são os mesmos, hoje o Santos lidera seguido de Palmeiras, Vasco, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Internacional, São Paulo e Atlético-MG.
Segue a imagem do site da CBF:
Até o ano passado, a entidade só contabilizava os pontos de 1971 em diante.
Com a nova fórmula soma-se agora os campeonatos de 1959 em diante.
Vale ressaltar que o Ranking não leva em consideração as competições internacionais.
Os pontos para o ranking são distribuidos da seguinte maneira:
Campeão da Série A soma 60 pontos
Campeão da Série B soma 40 pontos
Campeão da Série C soma 20 pontos
Campeão da Série D soma 10 pontos.
*O vice-campeão de cada uma das divisões fica com um ponto a menos que o campeão, e assim sucessivamente até o último colocado.
*No caso da Série C, a partir da 12ª colocação, a soma é de um ponto.
*Na Série D, o mesmo acontece começando no décimo lugar.
O Ranking computa ainda os pontos da Copa do Brasil, o campeão desse torneio soma 30 pontos, o vice fica com 20 e os semifinalistas com 10.
Os times que chegarem às quartas de final ganham 5 e os que só alcançarem as oitavas ganham 3. Quem passar da primeira fase soma 2 pontos.
Os clubes que apenas participarem da competição ganham 1ponto cada.
Espero que nosso futebol se organize em outras áreas como vem se organizando em seu ranking e registros de conquistas de seus clubes.
Acredito que com transparência e seriedade poderemos dar ao mundo o espetáculo que esperam em 2014.
Grande abraço!
Grande abraço!
Este ranking, é mais um deserviço da CBF para o futebol brasileiro.
ResponderExcluirÉ claro que os vencedores nacionais da década de 60, deveriam ter somado os pontos dos torneios da época.
O que está errado neste ranking e que frauda os números, é a tal unificação dos títulos nacionais.
A influência deles é está, por exemplo: os campeões dos Brasileiros, da Taça Brasil, e do Torneio Roberto Pedrozza, contabilizaram 60 pontos, já o campeão da Copa do Brasil 30 pontos. O Palmeiras venceu as duas taças em 67, e contabilizou 120 pontos pelas conquistas. O Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil e o Brasileiro em 2003, e contabilizou apenas 90 pontos, dá para acreditar?
É ridículo este ranking, são apenas alguns números que sempre serão ignorados e ridicularizados pela história.
Pobre dos torcedores que precisam destas fraudes numéricas para experimentarem os louros das conquistas.
Para ser campeão é necessário vencer o campeoanto cujo o nome está no troféu, e não quando se rebatiza o nome torneio 40 anos depois.
É tão difícil de entender isso?
não chore garoto, são apenas números
ExcluirPela Lógica se o Brasileiro mudar de nome ninguém mais será campeão nacional e o Brasileiro não somará nenhum ponto. Titilo Brasileiro é título Brasileiro não importa o nome amigo.
ExcluirFalou o cara que teve que brigar na FIFA e pagar milhões pra regularizar algo totalmente fora do regulamento do campeonato.
ExcluirMundial né?!
O seis nem se classificavam para disputar antigamente, hehehe
ExcluirO seis nem se classificavam para disputar antigamente, hehehe
ExcluirEu que rebato a pergunta!
ResponderExcluirÉ tão dificil entender ISSO?
Vi o ranking, e é como se tivesse chovido no molhado. Vou resumir, pois cansei de bater boca:
ResponderExcluirPlaneta Terra, mentes e cabeças que não aceitam hipocrisia e coisas sem sentido. Palmeiras Tetra campeão Brasileiro, Santos Bi, e etc..
Terra do Peter Pan, da mula sem cabeça...Palmeiras e Santos Octa campeões.
Ranking da CBF não me é necessário para saber que o meu time tá bem melhor que muitos outros gigantes com técnicos estrelados. Eu não preciso ler rankings para sorrir com meu time, mas se tem quem precisa, tenho de respeitar, fazer o que né. Abraços!
Eu tb to trankilo com o meu, o maior do Brasil.
ExcluirPois é: A tríplice coroa do Cruzeiro foi MIL vezes mais difícil do que os 4 torneios antes de 71, que o Palmeiras ganhou. Ranking da CBF, PIADA.
ResponderExcluirO Corinthians só tem títulos regionais, por isso está mal posicionado no ranking, e estaria ainda mais, se lhe tirassem os títulos antigos do começo da década, que nem era Campeonato Paulista ainda !!!!!!!
Excluiresse ranking ta mais correto e justo eu vejo.
ResponderExcluirse os maiores campeoes sao santos e palmeiras entao tem que estar na frente dos outros...
nada a ver o de antes que o gremio era o melhor.....melhor e quem ganha mais e o gremio nao ganhou mais que corintians sao paulo, flamengo e outros ai...Ficou mais certo 2012
Esse ranking da CBF, da Ifhhhssseeeeetcettt é a mesma porcaria não serve pra nada, nem pra papel higienico! Quem tá se lixando pra essa idiotice???
ResponderExcluirpalmeiras e o maior campeao de todos os tempos seus troxa vcs nao sabem e so soma todos os titulos nacionais e internacionais coisa q o corinthians nao tem bando de gambaa hahaha!!!
ResponderExcluirAnônino, vamos fazer contas nos campeonatos que ainda existem: Paulista: Corinthians 27 ou Palmeiras 22? Brasileiro: Corinthians 5 ou Palmeiras 4? Copa do Brasil: Corinthians 3 ou Palmeiras 2? Libertadores: 1 x 1 oh empataram uma; MUNDIAL: CORINTHIANS BI-MUNDIAL ou Palmeiras (não sei o que é isso). kkkkk
ExcluirAnônino, vamos fazer contas nos campeonatos que ainda existem: Paulista: Corinthians 27 ou Palmeiras 22? Brasileiro: Corinthians 5 ou Palmeiras 4? Copa do Brasil: Corinthians 3 ou Palmeiras 2? Libertadores: 1 x 1 oh empataram uma; MUNDIAL: CORINTHIANS BI-MUNDIAL ou Palmeiras (não sei o que é isso). kkkkk
Excluirpalmeiras bi serie-B
ExcluirEste ranking do Dr. Allan, vai se ridicularizando cada vez mais, a medida que vc vai se inteirando do assunto.
ResponderExcluirOlha quantos jogos cada campeão jogou para conquistar a Taça Brasil:
Palmeiras - 1960 - 4 jogos
Santos - 1961 - 5 jogos
Santos - 1962 - 5 jogos
Santos - 1963 - 4 jogos
Santos - 1964 - 6 jogos
Santos - 1965 - 4 jogos
Palmeiras - 1967 - 6 jogos
Como pode um título de 4 jogos valer 90 pontos neste ranking, e um torneio de 12 jogos no sistema de mata-mata valer 30, como é a Copa do Brasil.
Este ranking é ridículo em todos os aspectos.
Por isso, só palmeirene carente que leva a sério essa joça, e todos nós sabemos porquê.
kkkkkkkkkkkkkkk
Magoa de corintiano é assim mesmo sempre se acham os melhores e não se conformam com o verdão estar a frente
ExcluirCHORA GAMBÁ, OCTA-BRASILEIRO NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirAinda poderá haver uma mudança, isso por que o Roberto Gomes Pedroza de 1967 não está contando nesse ranking.
ResponderExcluirA CBF deve alinhavar essa pontuação ainda o que mudará algumas posições.
Du, quem tem tem e quem não tem chora nenêm!!
Gostando você ou não!!
Só para lembrar tb, o Brasileirão hoje tem 38 jogos para cada participante, e vale os mesmos 90 pontos da Taça Brasil de 60, onde o Palmeiras disputou 4 jogos para ser campeão.
ResponderExcluirE tem gente diz que isso se trata de uma correção histórica da injustiça que o futebol fazia ao pobre Palmeiras.
Porcada vai tomar banho, que tá fedendo!!!
O seis nem se classificavam para disputar na época, poca vergonha de timinho. conseguiram participar quase 10 anos depois, só em 67, lembra do faz me rir.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirkkkkkkkk, observou bem Dr.Dú? O Dr.Allan vive dizendo que encara os fatos de frente, que gosta de argumentos, que não nega fatos, mas ele é assim apenas para fazer análises a favor do clube dele, por mais absurdas que sejam as coisas, se for para beneficiar o Palmeiras, tá valendo, rs.
ResponderExcluirCopiando a hipocrisia e a falta de respeito com os campeões de 1971 pra cá:
Olha quantos jogos cada campeão jogou para conquistar a Taça Brasil:
Palmeiras - 1960 - 4 jogos
Santos - 1961 - 5 jogos
Santos - 1962 - 5 jogos
Santos - 1963 - 4 jogos
Santos - 1964 - 6 jogos
Santos - 1965 - 4 jogos
Palmeiras - 1967 - 6 jogos
Como pode um título de 4 jogos valer 90 pontos neste ranking, e um torneio de 12 jogos no sistema de mata-mata valer 30, como é a Copa do Brasil?
Responde DR.Allan, tem lógica? Não foge do assunto não, aproveita que vc deve estar feliz pelo seu time pelo menos no ranking hipócrita e sem sentido da CBF, estar bem posicionado(justamente por causa da forma equívocada e vergonhosa que foi feito o ranking).
Palmeiras TETRA Campeão Brasileiro, Santos BI Campeão Brasileiro, e este ranking é uma vergonha, uma desmoralização. PIADA.
Pablo Santos vai tomar no meio do seu cú, Vampeta inrustido, o Palmeiras é o maior Campeão do brasil de todos os tempos, ainda vão ter que suar muito para chegar lá timeco regional !!!!!!!!!!!!!!!!
ExcluirVAI CORINTHIANS, BI-MUNDIAL...LIBERTADORES INVICTO.
ExcluirNão fujo de assunto algum, só postei sobre o ranking seguindo a linha informativa da unificação dos títulos.
ResponderExcluirRanking é DETALHE e só postei informando, tanto que o Santos é o líder e mesmo assim ta ai informado pra todos.
O que me impressiona é a vontade e o ódio de vocês contra os outros times, contra o Palmeiras tudo bem que é rivalidade...Mas até postagem contra o Santos tem ai, o blog ta se perdendo infelizmente.
Espero que tenhamos tempo de salvar alguma coisa!
Aos que gostam de informação vou continuar buscando isso fiquem tranquilos!
Dr. Allan, o ranking p/ vc é detalhe???
ResponderExcluirConta outra.
Vc não é doutor de números e fatos?
Vc sempre defendeu isto aqui no Doutores.
Doutor, vc não responder objetivamente a pergunta do Pablo, sem tirar o foco do assunto?
A pergunta seria por que os títulos de antigamente valem mais do que a copa do brasil atual?
ResponderExcluirSe é isso eu respondo, naquela época era o que havia para se disputar, o peso da conquista não se mede, não se explica, não se mensura.
O que pode gerar discórdia é a duração da caminhada pelo título como vocês sempre levantam, porém naquela época não havia estrutura, logística, tempo e nem a mídia empurrando que o campeonato deveria ter 10, 20 ou 50 rodadas.
E a copa do brasil hoje é otorneio secundário no cenário nacional ficando atrás do brasileiro.
Portanto igualando os titulos como BRASILEIROS desde 1959 fica óbvio que ela valeria como secundária, é dificil entender isso?
Lógico que não é difícil entender isto Dr. Allan, é impossível!!!!
ResponderExcluirQue coisa mais idiota!!!
A Taça Brasil (c/ 4 jogos) e o Roberto Pedrozza são torneios primários, e a Copa do Brasil secundário???
É a explicação mais imbecil que eu já ouviu.
Todos estes títulos são nacionais, e se não tem como medir a importância de cada título c/ vc disse, pq só a Copa do Brasil pode ser medida c/ secundária?
Que conversa mais fiada esta.
Aquele cocô de Mundial do Corinthians também é um lixo, precisar de ajuda de arbitragem contra um time Arabe e ser campeão sem méritos !!!!!!!!! DR Du voçe é mesmo um tonto aposto que não sabe nem jogar futebol !!!!!!!!!
ExcluirAtualizando 2013. BI-MUNDIAL...LIBERTADORES INVICTO COM 14 JOGOS. VAI CORINTHIANS.
ExcluirGrande Merda, MAIOR CAMPEAO NACIONAL, AVANTI PALMEIRAS!!
ExcluirO Dr.Allan não viu problemas em informar o Santos como líder, pq é o Santos, rival de pouca afronta. Se fosse o Corinthians, ele divulgaria cornetando, ou nem divulgaria.
ResponderExcluirDr.Allan, se a dimensão dos torneios antigos não pode ser medida, a da Copa do Brasil também não, portanto ninguém pode dizer que uma vale mais que a outra. Concordo que é um torneio secundário, mas veja os moldes do torneio, veja o rala que é para se ganhar, não é justo valer menos pontos do que um torneiozinho de 6 jogos.
Tenho só uma pergunta. Como o Palmeiras pode ganhar 2 títulos nacionais "primários" no mesmo ano?
ResponderExcluirisso e pra quem pode otario
ResponderExcluirPrimário é onde o DR DU devia estar, ele e esse burro chucro do Pablo! Não estão acostumados a ver bom futebol! Assistem aos jogos do Corinthians a muito tempo! Pra eles Romarinho, Wallace, Chicão são jogadores de nível de seleção kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirHouve um equívoco, pelas regras do ranking a pontuação para 1ª Divisão é 60 pontos para o campeão, e segue diminuindo 1 ponto a cada posição até 41 pontos para o 20º colocado, e a partir do 21º classificado cada clubes recebe apenas bônus de 4 pontos. Nenhum ponto foi dado aos clubes a partir do 3º colocado da Taça Brasil 1959-1967 e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1967-1970.
ResponderExcluirConforme as regras do ranking, a colocação dos clubes seria: 1º - Grêmio – 2811 pontos; 2º - Palmeiras – 2648 pontos; 3º - Cruzeiro – 2554 pontos; 4º - Atlético/MG – 2521 pontos; 5º - Santos – 2515 pontos; 6º - Vasco da Gama – 2428 pontos; 7º - Corinthians – 2421 pontos; 8º - Flamengo – 2405 pontos; 9º - Internacional – 2337 pontos; 10º - São Paulo – 2306 pontos; 11º - Botafogo – 2166 pontos; 12º - Fluminense – 2107 pontos; 13º - Bahia – 1894; e 14º - Coritiba – 1741 pontos.
Comentário feito por Miguel D Avila.
Vão criar vergonha na cara...
ResponderExcluirOs torneios da década de 60 criaram um abismo na pontuação, já que poucos times disputavam a pontuação deveria ser menor, isso não significa que o título vale menos.
ResponderExcluirai seus Corinthianos de merda vcs fala de mais ,para ta com dor de cu pe vai si fuuuuuuuuu , fica falando merda ai , e vcs que disputo um mundia convidado , ainda tem coragem de fala que é BI vai si fuuuu,, vcs nao peito pra fala muito bele
ResponderExcluiranalfabeto o Corinthians não foi convidado ele disputou como campeão do país sede assim como o raja que disputou a final do mundial 2013 contra o Bayern.
ExcluirTambém não concordo com esse ranque, não que eu seja contra esses torneios antigos. Mas a CBF vacilou com o flamengo em 87 , não dando o titulo de campeão brasileiro para o flamengo, sendo que o flamengo foi campeão no grupo dos 13 . Naquela época, em 87 a CBF se encontrava sem patrocinadores, ou seja estava sem dinheiro para realizar o campeonato, então não ia ter, os times brasileiros então resolveram criar um campeonato, liderado por flamengo, e são Paulo, os outros 11 times aceitaram, então conseguiram os patrocinadores, inclusive a coca cola, e a rede globo que patrocinarão. Ai a copa união começo entrar em andamento, ai a CBF vil que tinha feito errado e voltou atrás, criado o grupo amarelo, liderado pelo esporte. Então quando o flamengo foi campeão da copa união de 87, se recusou a jogar com o esporte, na minha opinião qualquer time se recusaria a jogar, depois de ser campeão. Foi o maior equivoco da historia, essa copa de 87.
ResponderExcluirPara mim, o pelé foi rei do futebol até parar de jogar futebol e só. De lá para cá, já surgiram vários reis do futebol, cada um no seu tempo, ex: Maradona etc... Porque só o pelé ficou eternizado? Nào é pura ignorancia. Isto porque,
ResponderExcluirnaquela época o pessoal jogava futebol de fraldinha. É o mesmo caso do Ran
king demonstrado.
Hoje a CBF não apita mais nada. Perdeu a moral. O Ranking tem que computar dos anos 70 para cá, um futebol mais jogado, marcacões cerradas,
ResponderExcluirfutebol moderno em nivel mundial. Atentam para a disparidade antigamente:
O Corinthians goleou o Santos em 1920 em plena Vila Belmiro em 11X0. Acreditem. Não fosse o jogo acabar aos 20 do 2o. tempo, por WO (expulsões), o placar final, talvéz seria uns 20X0. Muitos santásticos não sabem disso. Pesquisem! Hoje os times estão nivelados. Façam o Ranking agora.
o ranking atual só leva em consideração os últimos 5 anos.
ExcluirA VERDADE É QUE NÃO IMPORTA COMO FOI OU COMO DEIXOU DE SER, SOU PALMEIRENSE, MEU TIME NO MOMENTO ESTÁ UMA DROGA, MAS JÁ ESTEVE MUITO POR CIMA, COMO NOS ANOS 90. TEMOS QUE ENGOLIR QUANDO O TIME VAI MAL, PORQUE SE SEMPRE FOSSE O BOM SERIA O GLOBTROTER DO FUTEBOL,
ResponderExcluir