Depois da última rodada o assunto mais falado em relação ao FUTEBOL BRASILEIRO é um só:
ARBITRAGEM!
Não é de hoje que o tema é bastante discutido, também não é de hoje que erram e de maneira recorrente, mas afinal, o que faz da nossa arbitragem esse show de horrores a cada rodada?
Os erros apontados muitas vezes servem de escudo para clubes, quando perdem é quase que mecanismo de defesa creditar a derrota para o fator arbitragem e não que em muitas dessas vezes não tenham razão, mas se tornou até um vício.Agora o fator de histeria é o jogo SÃO PAULO x PALMEIRAS, e de um jeito extremamente exacerbado temos não só a reclamação do Tricolor, mas também do Flamengo que se sente um perseguido pelo suposto "esquema de favorecimento" ao Palmeiras.
Muita falácia, muitas palavras não ditas e teorias da conspiração envolvem o tema, nesses dias onde o futebol fica em segundo plano -mesmo se tratando de um clássico- nós vemos uma imprensa militante, torcedores simplistas que apenas repetem acalorados: "Estão roubando meu time, essa Leila está pagando os caras", tudo isso sem prova e com o puro suco da emoção.
Eu acredito que no fim das contas os árbitros erram por despreparo, erram por omissão e erram por não serem profissionais exclusivos dentro do espetáculo como um todo.
Olhando como negócio chega ser ridículo que um mercado que movimente bilhões todo ano fique a mercê de uma arbitragem que nem profissional é, 90% dos árbitros tem outras atividades e carreiras porque no fatiar das receitas eles recebem um pífio valor (não estou falando que recebem pouco) em comparação com o faturamento movimentando.
Aqui fica meu registro de discordância no modo como regem nosso esporte, é inadmissível que um jogador de clube mediano ganhe salários de 350 mil reais desempenhando bem ou não seu papel e ainda sim seja cobrado por isso principalmente por torcedores e imprensa, em alguns casos sendo ameaçado e vigiado até se o mesmo vai em um restaurante com a família e no caso dos juízes os mesmos recebam perto de 8 mil reais por partida (os que são FIFA) e por um erro sejam afastados, punidos e até excluídos da escala.
Não farei juízo de valor, mas o jogador e todos os outros que estão envolvidos no campo são profissionais, o juiz que está ali para fazer a regra ser obedecida não é. E agora o fator que eu acho ainda mais terrível hoje no assunto ARBITRAGEM.
O VAR:Ferramenta criada para AUXILIXAR o juiz nas decisões e nos possíveis erros que passem batido pela análise do árbitro, mas no Brasil não, aqui no Brasil o VAR é um outro juiz e tem opinião própria e desafiadora a autoridade do apito, aqui ele ENCONTRA algo, ele ACREDITA QUE EXISTA UMA AÇÃO ou ele RECOMENDA QUE VEJA ALGO QUE NÃO É CLARO, MAS ELE ACHA QUE É.
Ou seja, criado para auxiliar ele aqui no Brasil serve para confundir. Não tem um padrão, não segue uma linha comum de raciocínio e briga com a imagem. Além dos fatores ridículos da tecnologia como aquelas linhas parecendo traçadas por uma criança no jardim de infância.
Meus amigos, não se enganem.
NÃO EXISTE ESQUEMA PARA BENEFICIAR A ou B, existe um despreparo que vai seguir como está até o dia que os entendidos e gestores do nosso futebol direcionem uma fatia digna do ganho para fazer dos responsáveis pelo bom andamento das partidas -os árbitros- verdadeiros PROFISSIONAIS.
E você, o que acha dessa polêmica de arbitragem?
Deixe seus comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!