Bye Bye ilusão!

Meu amigo Dr Allan comentou a rodada com qualidade e nada tenho a acrescentar. O que vai fazer ferver a panela essa semana é a afirmação de Ronaldo Fenômeno e que fica cada vez mais visível. Essa história de Flamengo ser a maior torcida do país é balela da Tv Globinho e seus paga pau.
Faz tempo que não acredito nessa história. Moro no interior de sampa a 26 anos, viajo bastante por esse brasilzão e camisa do flamengo não é mais vista que qualquer outro time grande desse pais. No sul, irrisório, RS tem em sua esmagadora maioria de torcedores dos times desse estado. Sc e Pr além dos times locais, tem forte presença dos times paulistas. Sampa e Minas, se vê camisa do flamengo como se vê camisa de outros times do rio, de minas, do sul ou mesmo do nordeste. Nada demais como apregoa a rede do finado marinho.
No nordeste, o “novo orgulho nordestino” avança também nos clubes de futebol. Há um movimento crescente que condena essa história de nordestino não ter time da terra pra torcer. Vitória e Sport mantém-se a um bom tempo entre a elite do futebol nacional e conquistam cada vez mais espaço no orgulhoso coração nordestino. O Norte do Brasil realmente carece de clubes para torcer, aí Band e Globinho dividem a opinião do público com sua extensa e chata insistência em se transmitir os campeonatos ou jogos de times paulista e cariocas. Mas daí a dizer que o Norte é flamengo há uma diferença ENORME E BRUTAL. O Centro Oeste, além de ter a representatividade seus clubes é fortemente influenciado pelas mídias paulistas e cariocas. Corithians, Palmeiras, SPFC dividem espaço com os clubes cariocas nas tardes de domingo. Os clubes de MG e RS são extremamente prejudicados pela Tv Globinho, e o absurdo dos absurdos foi passar filme em SP e RJ na quarta em que Grêmio e as Popozetes decidiam vaga nas finais da libertadores.
Parabéns ao Ronaldo que teve coragem que falar a verdade sobre esse mito imbecilóide envolvendo os urubulinos do flamengo. Na minha opinião uma das torcidas mais “gargantas” do país. Creio que a nível nacional Flamengo, Corinthians e São Paulo há um bom tempo dividem a dianteira no preferência do publico de futebol, sem que exista essa tão ufanista afirmação de que o Flamengo seja “a super torcida do Brasil”. Alguns poucos times escapam de ser uma influencia regional, desses talvez o Palmeiras e Fluminense sejam uma exceção a regra. Os demais tem sua torcida localizada mais regionalmente, e na maioria das vezes representam sua região no cenário esportista mundial.

4 comentários:

  1. a inveja é uma merda 2

    ResponderExcluir
  2. Dr. Fabricio, concordo plenamente c/ vc!!!!!

    "Verdades" construídas a base de lendas, devem acabar e não se tornarem uma tradição imerecida.

    Que o Flamengo possa ter a maior torcida do Brasil, até pode ser, mas que maioria flamengista é um absoluto incontestável, é historinha p/ carioca rir!!!!!!

    O que o Ronaldo falou é a pura verdade. Na década de 80, pelo fato dos clubes do nordeste e centro-oeste não figurarem nunca na elite do futebol nacional, abriu-se espaço p/ a Globo vender a imagem do Flamengo e dos clubes cariocas p/ os torcedores destas regiões, adotarem estes clubes c/ mais uma opção p/ torcer.

    Mas este fenômeno não acontece mais, pq quase todas as regiões do Brasil tem os seus representantes, diminuindo a influência carioca nestes estados.

    As pesquisas que apuram a quantidades de torcedores dos clubes não é confiável. Pq elas divergem por uma "pequena" margem de 5 milhões de torcedores!!!
    Por exemplo, eu já vi pesquisas que afirmam que o Flamengo possui 33 milhões de torcedores, e outras, que ele possui 28 milhões. Com o Corinthians o mesmo caso, 30 milhões p/ algumas pesquisas, 27 ou 25 milhões p/ outras.

    Dá p/ acreditar nestas pesquisas?

    Tb concordo, que é uma "ditadura" imposta pela Rede Globo, a não transmissão p/ rede nacional, da partida da semifinal da Libertadores, sacanagem!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da pergunta que li na net:

    "Existem mais flamenguista no Rio ou mais Corinthianos em São Paulo?

    Qualquer coisa além disso, é torcedor não praticante!

    De nada adianta um lavrador do interior de Rondônia dizer que é flamenguista….isso já está superado!!"

    ResponderExcluir
  4. Minha visão é:

    VERDADE: Flamengo têm a maior torcida e até estranhamente eles não falam muito a respeito pela convicção de ter e maior torcida de fato, agora dizer que é esmagadora a maioria não é realmente verdade. O Flamengo deve ter ai a faixa de 33 a 34 milhões de torcedores e muitos deles influenciados por esquadrões com Junior, Adílio, Zico, etc...
    O Corinthians deve ter na faixa dos 26 milhões e dos clubes brasileiros é o que tem mais potencial de crescimento pelo seu grande trabalho de marketing e apelo midiático atual.
    O São Paulo divide o terceiro posto digamos com um empate técnico com outros 2 times, são eles Vasco e Palmeiras, o tricolor cresceu muito dos anos 90 pra cá e vêm sendo apontado sempre não só entre os maiores em torcida mas em estrutura e dos últimos anos vêm sendo o papa títulos e isso influencia e muito os novos torcedores, o Vasco que surpreendentemente tem uma torcida que vêm se apaixonando mais e mais pelo time(é o efeito série B) ainda figura entre os maiores clubes desse País indiscutívelmente, sua torcida cresceu muito entre os anos 80 e 00 dando uma queda nesse crescimento no começo dessa década, mas ainda os que viram Roberto Dinamite, Bebeto, Romário, Edmundo e outros nascerem no clube da Cruz de Malta ainda hoje palpitam o coração de forma feroz ao ver o time em campo e passam isso para filhos e netos.
    O Palmeiras nunca foi um time de quantidade arrasadora de torcedores, pelo contrário houve tempos onde em São Paulo era apenas a quarta força em termos de número de torcedores, porém hoje a torcida do Palmeiras se concentra não só no estado de São Paulo mas devido ao sucesso da era Parmalat tendo seu auge na conquista da Libertadores de 99 e seu tradicionalmente forte apelo midiatico tem mantido o Palmeiras entre os mais bem quistos clubes brasileiros.

    Discutir quem é maior em número de seguidores ou quem não é de nada adianta, porém o caminho para o crescimento é claro.
    Sócio torcedor + estrutura + conquista de taças importantes + estratégias de marketing inteligentes = PESCA BEM SUCEDIDA.

    Paixão é inexplicável, imaginem o que seria do A se todos gostassem só do B.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.