Parabéns SÃO MARCOS do Palestra Itália!




Hoje é um dia especial para o maior goleiro da história do Palmeiras, hoje Marcos completa 36 anos!
Se perguntarem para qualquer Palmeirense quem é seu ídolo no time vão sem sombra de dúvidas ouvir não só MARCOS mas "São Marcos", "Marcão" etc...
NUNCA, repito NUNCA houve um jogador com tamanha identificação com o clube, com o time, com o torcedor como Marcos, aliás a admiração pelo goleiro não se restringe somente aos Palmeirenses e sim a todos os torcedores desse País.
Houveram casos que saem da realidade por causa de Marcos, a torcida do Corinthians já gritou "Él Él Él, Marcão é da Fiél", ele já saiu aplaudido de um Morumbi tomado de São Paulinos e além desses, muitos outros casos de reconhecimento e admiração de rivais aconteceram na vida desse tremendo Marcão.
Sem sombra de dúvidas ele é um exemplo para os jovens que começam no prostituido mundo do futebol, lembro-me que quando o Palmeiras foi rebaixado ele recebeu uma proposta fantástica do Arsenal/Ing e fez questão de ir até o clube londrino para sentar na frente de seu presidente e dizer "eu não posso deixar o Palmeiras na segunda divisão, agradeço pela proposta mas não vou virar as costas para o Palmeiras e deixar o time na segunda divisão", isso em tempos capitalistas ou até canibalistas do nosso futebol é fato isolado.

Marcos também têm a sua grande história ligada a um único clube o PALMEIRAS, revelado na categoria de base Marcos debutou no gol do Palmeiras na equipe principal em 1996 em jogo vencido pelo Palmeiras por 4x0 e já na estréia pegou um penalti. http://www.youtube.com/watch?v=Z5CDO6qTJHg
Depois desse jogo Marcos permaneceu como reserva imediato do elenco até 1999 que foi o ano divisor de águas na carreira dele e também para o torcedor Palmeirense.
Meteoricamente em 3 meses ele saiu da condição de reserva de Velloso para se tornar a principal estrela do elenco campeão da América de 1999.
Seu momento mais especial nesse ano foi nas quartas de finais contra o Corinthians onde realizou 2 jogos espetaculares sendo o primeiro vencido pelo Palmeiras por 2x0 e o segundo pelo Corinthians pelo mesmo placar, mas nos penaltis brilhou o camisa 12 Palmeirense que viu Dinei jogar pra fora uma cobrança e defendeu o penalti de vampeta ajudando a classificar o Palmeiras para as semi finais daquele ano. (Video dos penaltis http://www.youtube.com/watch?v=ID6zmQDM74I)
Em 2000 mais uma vez mas agora pelas semi finais Marcos fechou o gol Palmeirense em várias oportunidades e a decisão da vaga para a final foi definida novamente contra o Corinthians e depois do primeiro jogo terminar 4x3 para o Corinthians e o segundo jogo 3x2 para o Palmeiras novamente a decisão da vaga foi definida nos penaltis e outra vez a estrela do SÃO MARCOS brilhou ao defender a última cobrança de Marcelinho Carioca levando o Palmeiras à final daquele ano. (Video dos penaltis http://www.youtube.com/watch?v=Fr85NlHs3S4)
Além desses anos em 2001 o santo voltou a ser decisivo em partidas de libertadores dessa vez contra o Cruzeiro ele pegou 3 penaltis e levou o Palmeiras a semi final desse ano. (Video dos gols dessa partida e dos penaltis http://www.youtube.com/watch?v=oT2lrYwk_Bg)
Em 2002 foi à copa do mundo como titular do gol brasileiro e honrou a camisa 1 fazendo grandes defesas e só não levou o título de melhor goleiro da copa por politicagem quando o premio serviu de consolação para Oliver Khan goleiro da vice campeã Alemanha (algumas defesas de Marcos na copa http://www.youtube.com/watch?v=lRdI4OU9vjM / http://www.youtube.com/watch?v=CiUFDaQ_ePk&feature=related)
Inclusive a defesa que realizou num chute de Neuville em cobrança de falta na final da copa foi eleita pela FIFA como a melhor defesa da competição. (video da defesa http://www.youtube.com/watch?v=okFL6QreATw)
Nesse ano foi eleito o quarto melhor goleiro do mundo atrás apenas de Oliver Khan, Iker Casillas e Buffon que tinham apelo midiatico muito maior do que o goleirão brasileiro.
Alguns momentos dificeis apesar desse grande momento marcaram a carreira de Marcos.
Em 2002 após a Copa do Mundo, o Palmeiras fez uma campanha ruim no Campeonato Brasileiro daquele ano e acabou rebaixado para a Série B.
Mesmo com o momento delicado no clube paulista, e com uma proposta do Arsenal/Ing para substituir David Seaman, a paixão de Marcos por sua família e pelo Palmeiras o fizeram permanecer no Brasil, para levar o time de volta à primeira divisão, o que ocorreu no ano de 2003.

Em 2007 sofreu uma contusão contra o Juventus no dia 11 de março pelo Campeonato Paulista. Voltou aos gramados como reserva no jogo contra o rival Corinthians em que o Palmeiras venceu por 1 a 0, porém uma nova lesão, em meados de 2007, o afastou mais uma vez dos gramados. Em 2008, depois de mais de 11 meses fora, Marcos voltou a ser titular no jogo contra o Guaratinguetá na 7ª rodada do Paulistão e depois disto, não saiu mais do gol alviverde, assumindo o posto de goleiro "favorito" do técnico Vanderlei Luxemburgo mesmo tendo Diego Cavalieri em grande ascensão.
No dia 4 de maio de 2008, como resultado de seu grande esforço de recuperação, sagrou-se Campeão Paulista (video das melhores defesas de marcos no Paulistão 2008 http://www.youtube.com/watch?v=LqB4-HcloAI video antes da final contra a Ponte Preta http://www.youtube.com/watch?v=sZ5vrS1LeME&feature=related). No dia 21 de setembro fez 400 jogos com a camisa do Palmeiras.
No dia 1 de novembro de 2008, perdeu o pai, o senhor Ladislau Silveira Reis, de 73 anos que, em consequência de problemas cardíacos, veio a falecer às 6 horas da manhã em Marília-SP (a 21 km da cidade natal de Marcos, Oriente-SP),e por isso foi poupado do confronto entre Palmeiras x Santos; no jogo houve um minuto de silêncio em homenagem ao pai do ídolo palmeirense.
No dia 1 de dezembro de 2008, o goleiro Marcos se surpreendeu ao ser merecidamente eleito o terceiro jogador mais popular do mundo pela IFFHS - Federação Internacional de Estátisticas e História do Futebol -, ficando a frente de jogadores como Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi e a frente do companheiro de posição Rogério Ceni. E ainda, para coroar sua volta por cima, foi eleito o terceiro melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 2008.
No dia 12 de maio de 2009, em jogo contra o Sport Recife válido pelas oitavas-de-final da Libertadores da América, Marcos teve a melhor atuação desde seu retorno. Com defesas incríveis durante a partida com no mínimo 3 praticamente impossíveis e defendendo três cobranças adversárias nas disputas de pênaltis, garantiu a ida do Palmeiras às quartas-de-final novamente. (video dos penaltis narrado pelo Pai do gol José Silvério http://www.youtube.com/watch?v=YFqc7g6QqOE)
Por essas e muitas coisas o goleiro Marcos é uma figura querida por todos os Palmeirenses e até rivais e fazem desse extraordinário Goleiro uma lenda viva do nosso futebol.
E como dizem alguns especialistas a cada ano que passa o "Marcão" fica mais espetacular, que assim seja São Marcos!

Para fechar alguns espetaculares números da carreira desse goleiro considerado por todos um CRAQUE!
Palmeiras
Melhor Goleiro do Campeonato Paulista - 1999
Melhor jogador da final da Copa Libertadores da América -1999
Melhor goleiro da Copa Libertadores da América - 1999
Único goleiro a ser eleito melhor jogador de uma edição da Libertadores
Único jogador da Seleção Brasileira a não ser substituído na Copa do Mundo de 2002
Foi eleito o quarto melhor goleiro do mundo - 2002.
Foi eleito o terceiro jogador mais popular do mundo (batendo jogadores como Kaká, Messi, Cristiano Ronaldo e seu companheiro de posição Rogério Ceni) -2008
Está na lista entre os maiores goleiros da história. - 2008
Terceiro melhor goleiro do Campeonato Brasileiro - 2008
É considerado um dos três maiores ídolos(se não o maior) da história do Palmeiras.

PARABÉNS MARCOS!

10 comentários:

  1. Parabéns ao goleiro Marcos do Palmeiras que é realmente uma unanimidade como goleiro, atleta, profissional, ídolo e figura desportiva.

    Ama o que faz e ama o Palmeiras, que lhe abriu as portas para que ele conquista-se tudo na sua carreira.

    Ele e o Rogério Ceni são, eu acho, infelizmente, os últimos verdadeiros ídolos do futebol brasileiro, o resto são apenas "profissionais" do mundo da bola.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Allan da onde que vc tirou isto:

    "a torcida do Corinthians já gritou "Él Él Él, Marcão é da Fiél""

    ?????????????????

    ResponderExcluir
  3. Veja na entrevista que ele deu ao Benja.
    Seguem os links, não recordo em qual momento ele fala mas ele fala claramente.
    Abraços:

    parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=K0dNYg0aKC4

    parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=VGaAocjKEDY&feature=related

    parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=OS8CfWwff7s&feature=related

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mesmo, Marcão é uma grande goleiro e talvez o maior ídolo da história do Palmeiras. "Caganera" como ficou conhecido depois da derrocada na final do mundial interclubes em 1999, se redimiu em 2002 quando fechou o gol com a amarelinha voltando a ser o fabuloso São Marcos!
    Parabéns Marcão!

    ResponderExcluir
  5. O "caganeira" veio só da sua boca.
    Mesma boca que disse que o "Aranha" era goleiro de seleção então DESCONSIDERAMOS o apelido infame que você colocou nesse EXCELENTE GOLEIRO e na minha opnião O MAIOR ÍDOLO DA ACADEMIA DE FUTEBOL!

    ResponderExcluir
  6. Dr. Fabricio!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só vc!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ora Allan, dei esse apelido carinhoso ao Marcão depois daquela saída de escanteio que acabou com os sonhos verdolinos de serem campeões da Copa Intercontinental. E AFIRMO, SPIDERMAN é seleção filhote! Foi eleito o melhor goleiro do campeonato paulista 2009, campeonato em que "Caganera" também jogava!

    ResponderExcluir
  8. são marcos o melhor goleiro do mundo sem duvedas ele se ama o palmeiras. muito obrigado são marcos por desmostra tamanho amor ao palmeiras por tudo q tem fieto e vai fazer.
    sou seu fan abraço.

    ResponderExcluir
  9. marcos o melhor goleiro que ja existiu são marcos e palmeiras uma união para sempre

    ResponderExcluir
  10. São Marcos este titulo é seu q mt fez por todos nós seras sempre nsoso idolu!
    #Puta q pariu, ele é o melhor goleiro do Brasil!
    Dale porco

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.