De todos os lados só se fala que a solução para todos os problemas do futebol é o tal planejamento, ou seja, um trabalho estabelecido com início, meio e fim.
Mas se fizermos uma análise fria do nosso campeonato brasileiro, o tal planejamento passa longe de ser a fórmula de sucesso do torneio:
1. A maioria dos times que figuram entre os primeiros colocados trocaram de técnico durante a temporada.
Um exemplo legal é o Palmeiras. O líder do campeonato já teve 3 técnicos esse ano, sendo que o melhor momento do time foi no comando do Jorginho (técnico interino), que assumiu o elenco e descubriu um bom futebol do grupo, mas não permaneceu no cargo.
2. Manutenção do elenco.
Todos de boca cheia afirmam que o elenco é o fator determinante para a conquista do Brasileirão, por ser um campeonato longo e de pontos corridos.
Mas as contusões, suspensões e principalmente as "janelas" (com as transferências de jogadores), foram responsáveis por desfalcar alguns times com até 11 jogadores sem condições de jogo, ou seja, seria necessário 1 time titular e 2 reservas para suprir a necessidade desses clubes neste momento de desfalques e mantê-los na briga do campeonato.
3. Relação clube/jogador.
Eu nunca tinha visto, tanta insatisfação e falta de profissionalismo de jogadores, e a necessidade tão grande, de um jogo de cintura das diretorias para se manter os times competitivos, como nesse campeonato.
Jogadores deixando os clubes para trás sem respeito nenhum (como o Keirrison fez com o Palmeiras); reclamações abertas na imprensa de jogadores que preferiam sair do seus atuais times (como o Miranda do São Paulo); falta de profissionalismo total e desrespeito (como o Kleber, no caso agora da torcida do Palmeiras); e as manobras dos dirigentes suando a camisa para manter os jogadores (como a diretoria do Palmeiras que comprou o Pierre do seu próprio "parceiro", para mantê-lo até o final do campeonato no clube).
Não gosto de campeonatos de pontos corridos, mas tenho que reconhecer que este ano o Brasileirão está disputado e emocionante, com vários clubes concorrendo para a disputa do título.
Mas enxergo que está competitividade não foi gerada por planejamento ou por uma certa "justiça", promovida pela disputa em pontos corridos (como defendem os admiradores de tal modelo de competição), mas sim, por problemas que levaram os clubes a oscilarem muito no campeonato. Problemas estes, que estão longe de uma solução e que vão exigir uma discussão ampla e profunda sobre: campeonato de pontos corridos; calendário do futebol; transferência de jogadores; "independência" do futebol brasileiro; priorização de torneios; etc, etc, etc.
Ainda bem que o jogo de cintura do brasileiro e a grande concorrência dos times estão salvando este campeonato longo e chato.
Imagina como deve ser os campeonatos de pontos corridos europeus: um pé no saco!!!!!!!
Comcordo plenamente Du!!
ResponderExcluirVou citar o exemplo do meu time!
O São Paulo é citado como um time de bom Planejamento, mas eu discordo da politica adotada pelo Tricolor!
Estamos a 3 anos tentando ganhar uma libertadores e não conseguimos, estamos a 3 anos ganhando uma competição que se torna prioridade após a eliminação da libertadores. Pra mim tem algo de errado no planejamento do Tricolor.
Será que montar uma equipe no começo do ano é realmente o melhor planejamento para se ganhar uma competição do primeiro semestre? Porque o tricolor só se ajusta apartir do meio do ano pra frente? Pra mim isso é falta de planejamento, pois um time que é formado no inicio do ano, demora pra atingir o topo do condicionamento/entrosamento, impossibilitando o clube de dar um máximo nas competições do primeiro semestre.
Acho que para o tricolor se sair melhor na liberta é necessário formar o time no meio do ano, e assim como o europeu, não termos férias no fim do ano, mas infelizmente enquanto a globo for dona das trasmições tenho certeza que nunca mudaremos o calendario do brasileirão.
Duzão, concordo e assino embaixo. Planejamento só existe na mente desses butequeros de plantão que se autointitulam comentaristas e na mentes das chacretes dos times como o Dr Allan e Dr Urubu com seus mundos de fantasia!
ResponderExcluirDu parabéns pelo post, com certeza o planejamento é muito importante e só penso diferente de você quando levamos em consideração o fruto do trabalho.
ResponderExcluirVocê acha que tudo é meio na sorte e não adianta um time se preparar pq dá na mesma coisa de quem não se prepara....
Há sim casos que comprovam sua tese mas na maioria o planejamento sobresai à sorte.
O Xus citou o São Paulo mas sem muito "baque" o São Paulo é a mesma equipe de 3 anos atrás, quando trocou e onde trocou o fez para melhor no caso dos volantes por exemplo e defensores também.
A Libertadores é a cereja do bolo e o brasileirão não é prêmio de consolação é sim o caneco mais importante do nosso futebol e o São Paulo o conquistou 3x seguidas devido seu planejamento e seriedade no trabalho, a libertadores não veio por ser muito dificil e TODOS entram pra ganhar sejam grandes ou pequenos, não há pensamento médio na libertadores e sim só pensamento de título.
O Palmeiras pela enézima vez foi citado por você pelo caso Keirrisson e eu já postei aqui no blog os por ques não ficou no Palmeiras o jogador em questão, o Pierre foi comprado por 2 motivos...1 foi parte do acordo de manter o elenco para o ano de 2009 e 2 por ser um símbolo que a torcida aprendeu a adorar e o Belluzzo intelige que é fez essa investida e pagará à longo prazo tranquilamente.
Sobre a falta de profissionalismo eu vejo diferente do que você diz.
O Miranda expressou a vontade de sair mas não por não gostar do SPFC e sim por querer ganhar mais $$ e isso envolve família, planos, sonhos e muita coisa que não pode ser resumido em falta de respeito, eu vejo ele como sincero no que falou e nem por isso deixou de defender e bem o São Paulo.
O Kleber é notório que cultiva um laço de carinho com o Palmeiras e seus torcedores e dirigentes, além do que pelo que corre na imprensa para ano que vem deve voltar a defender as cores do Verdão e não vejo nada demais ele participar de uma festa dada por torcedores que muitas vezes ajudaram a pagar seu salário e o consideram pelos serviços prestados ao Palmeiras.
Já o que disse o Fabricio é contraditório, ele sabe que o galo está bem devido à uma diretoria séria que está buscando estruturar o clube e já começa até precocemente colher bons frutos o que é excelente mas ele não acredita nisso talvez ele acredite que foi o bom comportamento do Tardelli que fez o galo jogar bem e estar onde está.
Mas tudo bem, são opiniões diferentes e eu respeito e muito à de vocês.
Abç
Dr. Allan, realmente o quesito sorte não pode ser incluido no "sucesso do torneio"(apesar deste ano acertar o campeão da competição ser uma loteria).
ResponderExcluirOs planejamentos são eficazes sim, porem o resultado nunca saia como o planejado, devido a diversos fatores que influenciam diretamente neste planejamento. Apesar das opiniões radicais em alguns momentos do nosso amigo Dr. Du , a falta de planejamento (ou poderiamos falar eterno replanejamento) é a constante mudança de planos no decorrer da temporada, sempre aparecendo diversos imprevistos e "previstos" no meio do caminho, conforme citado por ele.
Agora eu discordo de quando vc fala que a liberta é uma competição muito dificil, tiramos por base no inicio deste ano, a minha equipe e a sua equipe,não estavam jogando nada em comparação a equipe de hj, e o elenco continua praticamente o mesmo a unica coisa que mudou foi o técnico, pra mim foi o planejamento errado que não trouxe bons frutos da liberta para o brasil, esse lance de montar a equipe e logo partir pra competição é fria, ainda mais pra disputar a cereja do bolo, realmente o tricolor tem uma base mais sólida pois foram poucos jogadores que entraram na nova equipe, porem a quebra de ritmo e o pessimo condicionamento e o corpo mole(no caso do São Paulo) dos jogadores no inicio do ano influenciam em muito no desempenho, neste momento as equipes que disputaram a libertadores estão muito mais fortes que qualquer time de fora que disputou a liberta este ano, e se a libertadores fosse no final do ano teriamos trazido o caneco para o brasil, pois não acho a competição tão dificil assim, os times que dão mais competitividade são os brasileiros.
Xus, que bom ouvir de vc, um torcedor do maior campeão brasileiro da Liberta escrever umas verdades sobre tal torneio. Pelo que entendi, apesar de ser sulamericano, vc considera a Liberta menos complicada que o Brasileirão e levar esse CANECO, se alterado o calendário Brasuca, se adaptando ao modelo mundial, levamos 8 de 10 disputados. É mais ou menos isso Xus?
ResponderExcluirSó para entender, pq tem uma paquita aqui que não citarei o nome, que considera a Liberta algo mostruoso, um título que define a grandeza de um time, mas a opinião de um torcedor do time que detém a maior galeria de vitórias nessa competição parace não compartilhar a dessa delicada opinião.
Deixa eu esclarecer algumas coisas, porque parece que alguns não entenderam meu post.
ResponderExcluirNão sou contra planejamento. Muito pelo contrário. Sou a favor. E nem acho que as coisas acontecem por sorte.
O que estou questionando é a estrutura deste campeonato brasileiro, que prejudica qualquer planejamento de um clube para o ano.
Não dá para um clube manter um elenco com 30 jogadores com condições de serem titular; não dá para os clubes desfazerem os times no meio da competição e correrem para formar um outro time para o restante do campeonato; não dá para os clubes ficarem refens dos jogadores como estão agora; etc, etc, etc.
Concluindo, não sou contra o planejamento no futebol, sou totalmente a favor. Mas não vejo nenhum time entre os favoritos ao título com qualquer tipo de planejamento eficiente ou eficaz para alcançar o título. E responsabilizo essa situação, ao modelo de campeonato que estamos disputando e ao calendário brasileiro.
Obs.: Dr. Allan pela última vez!!!!!!!!! Não quero saber o que vc acha dos casos Keirrison, Pierre e etc. O que eu acho é o q todo mundo acha e sabe, agora se não quer aceitar e fica fantasiando é problema seu!!!!!!!!! E por último só citei exemplos do Palmeiras para exemplificar meus argumentos, pq foi os que eu lembrei na hora, não teve nenhum teor agressivo e nem depreciativo. O Palmeiras é o líder do campeonato, e seus exemplos tem mais força de argumentação.
Por isso, contenha-se periquita verde!!!
Puxa vida, eu tinha entendido isso Dú mas o Dr Allan faz uma bagunça digna de suas folclóricas opiniões. Essa pequena fada porcina insiste em defender a barrigada de aluguel do seu time e outras loucuras dignas de contos populares. Esse é Dr Allan, nosso bom amigo e contador de contos da carochinha, uma espécie de Forrest Gump do Parque Antártica, ou como prefere nosso TOM Hanks periquito, a arena multiuso international multiplayer master digital ômega interplanetary Palestra Itália. KKKKK
ResponderExcluirFabricio!!!!!!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkk
Realmente, ou o Dr. Allan por definição quer ser do contra ou ele é o protagonista do filme Jimmy Bolha. Fica trancado no quarto dentro na sua bolha, lendo o dia inteiro as comunidades do orkut do Parmeira.
Dr. Bolha a Terra é azul e não verde como a sua bolha!!!!!!!! kkkkkkk
É isso Fabrição, a liberta não é uma competição acima do brasileiro não, a diferença é a prioridade que o nosso time dá pra ela, é uma coisa lógica, temos que priorizar algum campeonato e o Tricolor prioriza a liberta, o pq não sei, depois que entrou o banco santander a premiação passou a ser 6 milhões de dolares, pode sewr por isso, antes era menos, acho que é mais que o campeonato brasileiro (não sei quanto é a premiação do brasileiro), talves esse seja um dos motivos, sem falar no requinte de titulo internacional e o acesso ao interclubes que dever ter uma boa premiação tbm.Mas fica registrado que o torneio nacional é muito mais competitivo que qualquer outro campeonato, seja ele nacional ou internacional.
ResponderExcluirDr Gambá, bom te ver, desta vez concordo com vc em todos os pontos! aí fica até chato né!
ResponderExcluirBom, vejo que há uma distorção de palavras por aqui e por esse motivo não argumentarei mais sobre o assunto.
ResponderExcluirCostumo me basear em fatos ocorridos ou em fontes seguras não no "achometro" mas tudo bem respeito quem o faz fiquem tranquilos.
Grande abraço!