A tão discutida UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS NACIONAIS

Olá blogueiros.

Devido a muitas discussões e pontos de vista sobre a questão eu resolvi fazer um post com a maior riqueza de detalhes possível sobre esse assunto.
Perdão pela texto longo mas tratando-se de um assunto tão complexo não havia outra maneira de colocar as claras todos os tópicos.
Vamos lá, primeiramente vamos explicar cada uma das competições que foram equiparadas e igualadas dando a todas o peso de definir ano a ano (desde 1959) o CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL.

Aos que tem preguiça de ler aqui seguem 3 vídeos com a entrevista do Historiador responsável pela unificação, vejam os 3 na ordem e terão uma excelente idéia do que foram esses campeonatos.





Vamos começar a fatiar essa história com mais argumentos.

O futebol brasileiro já era campeão do mundo em 1958 mas faltava-lhe um campeonato entre seus clubes que pudesse definir e apontar o campeão nacional.
Assim nasceu a Taça Brasil disputada entre 1959 e 1968, além da imcumbência de apontar um campeão nacional ela foi criada visando a indicação do clube brasileiro a disputa da primeira Libertadores da América(1960).
Claro que como todo "projeto piloto" ela passou por algumas remodelagens durante seus quase 10 anos de existência, mas o fato é que essa foi a primeira edição de um torneio nacional e a partir dela foi dada a largada para a busca do título de CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL.



Algumas curiosidades e particularidades da TAÇA BRASIL:
Participavam da Taça Brasil as equipes campeãs estaduais de todo o país, porém as equipes mais fortes disputavam apenas as fases finais. Em 1965 a Taça Guanabara foi criada e passou a definir o representante do então Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro). Até 1964 o representante da Guanabara era definido pelo Campeonato Carioca. Já o representante do Estado do Rio de Janeiro era definido pelo Campeonato Fluminense.
Normalmente apenas 1 equipe de cada estado disputava a competição, porém as edições de 1961, 1964, 1965 e 1966 contaram com 2 representantes do futebol paulista, enquanto que em 1967 houve a participação de 2 equipes mineiras. Em 1968, último ano da competição, nenhuma equipe paulista disputou a copa.

As edições de 1965 e 1968 não indicaram nenhuma equipe para a Copa Libertadores da América. No primeiro caso, pois o brasil entendia que a competição havia sido descaracterizada pela inclusão dos vice-campeões nacionais. No segundo, devido a atrasos na realização da Taça Brasil daquele ano, que só terminou após o início da Libertadores. Assim o Brasil não participou da competição sul-americana em 1966 e 1969.

*Observem que mesmo com pouco tempo de existência ela passou por alguns ajustes e desencotros por interesses políticos e regionais, isso prova que as ardilosas estratégias de bastidores fazem parte do nosso futebol a muito mais tempo do que imaginamos.

A competição era em formato MATA-MATA, sendo que os times eram divididos em grupos onde o ganhador do confronto se credenciava a disputar a próxima fase até que 2 sobrevivessem e formassem a grande final, muitos falam que era campeonato de poucos jogos e por isso não se pode comparar com os dias de hoje.

Para um comparativo nessa questão vamos analisar isso:
No campeonato brasileiro de 1993 haviam exatos 33 clubes, com outra desorganização da CBF o campeonato ficou inchado devido ao acesso de 12 clubes vindos da série B (naquele ano não tivemos série B no futebol brasileiro), o Palmeiras campeão daquele ano jogou 22 jogos, o Vitória segundo colocado jogou 24 jogos para se ter idéia de como era confusa a fórmula, o fato é que em 22 jogos o Palmeiras levantou o título, hoje deve-se jogar 38 partidas para termos o campeão, e ai vem a pergunta:
O título de 93 é "menos" título que os campeonatos disputados atualmente???
Com certeza não, e por que então os títulos de 1959 a 1970 seriam menos importantes do que os atuais ou posteriores a ele?
A primeira taça Brasil em 1959 apresentou o Bahia campeão com exatos 14 jogos, o Santos vice jogou 5 partidas devido aos privilégios concedidos aos times do eixo Rio São Paulo que entravam somente a partir da fase semi final.
Em 1960 o Palmeiras foi campeão com 4 jogos (novamente entrou na fase final do campeonato assim como o Santos no ano anterior), porém o vice campeão Fortaleza jogou exatas 10 partidas para chegar a decisão.

O que fica claro é que a falta de organização dava a esses campeonatos várias variantes onde times atuavam mais ou menos que outros, mas dai desmerecer todo o campeonato é complicado e descabido.
Lembremos que em 2005 houve anulação de jogos e vários times jogaram (valendo ou não) muito mais que as rodadas do campeonato, alterando até resultado final da tabela coisa que nesse tempo passado não existia, se ganhava no campo independentemente se jogou 1, 5 ou 20 jogos, muitos aqui defendem o mata-mata e se hoje disputassemos o campeonato com os atuais 20 clubes nesse padrão teriamos poucos jogos também lembren-se disso antes de jogar a pedra.

A lista dos campeões da Taça Brasil é:

Santos 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965  =  5 Títulos
Palmeiras 1960 e 1967 = 2 Títulos
Bahia 1959 = 1 Título
Cruzeiro 1966 = 1 Título
Botafogo 1968  = 1 Título

Era a época de ouro do nosso futebol, lembrando que nesse período de Taça  Brasil a nossa seleção canarinho ergueu a taça da copa do mundo em 1962, além de ter erguido anteriormente em 1958 o que prova que nosso futebol era sim VIVO e não era conto de fadas ou competiam por aqui de maneira amadora ou desestruturada.
Aliás naquele tempo os jogadores que serviam a seleção eram todos jogadores do futebol brasileiro.

Falemos agora do Roberto Gomes Pedrosa, ou "Robertão" como queiram:



Algumas curiosidades sobre o "Robertão":
O Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi uma competição nacional de futebol no Brasil disputada de 1967 a 1970, antes da criação do Campeonato Brasileiro. O torneio passou a ser considerado nacional a partir de 1967, quando o antigo Torneio Rio-São Paulo (cujo nome oficial era Torneio Roberto Gomes Pedrosa)[1] foi ampliado, passando assim a ser conhecido como "Robertão". Em 1967, este campeonato ainda foi organizado pelas federações carioca e paulista de futebol, e a partir de 1968 pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual CBF ) .

O nome foi uma homenagem ao goleiro Pedrosa, do São Paulo e da Seleção Brasileira (Copa de 1934), que morreu em 1954 como presidente da Federação Paulista de Futebol. Em sua segunda edição (1968), o torneio passou a ser conhecido também como Taça de Prata.
Considerado o embrião do Campeonato Brasileiro, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, apelidado de "Robertão", passou a ser considerado um torneio nacional a partir de 1967, quando o antigo Torneio Rio-São Paulo (cujo nome oficial era Torneio Roberto Gomes Pedrosa) foi ampliado para, pela primeira vez, reunir os principais clubes do Brasil: Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo e Portuguesa (de São Paulo), Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo e Bangu (da Guanabara), Internacional e Grêmio (do Rio Grande do Sul), Atlético e Cruzeiro (de Minas Gerais) e Ferroviário (do Paraná).
Em 1968 foram incluídos Bahia (da Bahia) e Náutico (de Pernambuco), e o representante do Paraná foi o Atlético Paranaense. Em 1969, o América subsitituiu o Bangu como quinto representante carioca, enquanto que os estados do Paraná e Pernambuco foram representados por seus campeões do ano anterior, Coritiba e Santa Cruz. Em 1970, o Atlético Paranaense voltou a representar o seu estado.

Em 1968, com o nome de "Taça de Prata", o "Robertão" passou a ser considerado a mais importante competição de futebol do Brasil. Com o atraso no término da Taça Brasil  o Robertão ainda seria escolhido pela CBD como forma de indicação dos dois representantes brasileiros para a Taça Libertadores da América, decisão tomada pouco antes do fim da competição. No entanto, por desentendimentos entre as confederações Brasileira (CBD) e Sul-Americana (CONMEBOL), o Brasil terminou não participando da Libertadores em 1969 e 1970, mas a CBD voltou a indicar Fluminense e Palmeiras, campeão e vice da Taça de Prata de 1970, que participaram normalmente da Taça Libertadores da América em 1971.

**Aqui outro embrólio entre CBF e outras federações deixando nosso futebol sem representante em duas libertadores que poderíamos muito bem ter mais 2 títulos para o futebol brasileiro.

Pois bem, vou colocar alguns dados aqui e depois lançar outra pergunta:
Em 1967 na primeira edição do torneio o Palmeiras sagrou-se campeão jogando 20 partidas.
Em 1968 o Santos ergueu caneco com 19 jogos.
Em 1969 o Palmeiras voltaria a vencer com 20 jogos disputados.
Em 1970 o Fluminense foi o campeão com 19 jogos.

Aos que dizem que era campeonato de fax, jogava pouco, não vale nada, blablabla ta ai a prova.
Pra comparação o Corinthians campeão brasileiro de 1990 jogou 25 jogos, o Coritiba campeão brasileiro em 1985 jogou 25 partidas, o Atlético Mineiro de 1971 levou com 27 jogos, o Grêmio de 1996 ganhou com 29 jogos, o Flamengo de 1982 levou com 22 jogos.....Sem citar outros vários exemplos da variação no número de partidas.
Assim sendo qual a diferença que alegam ter os campeonatos citados??? Se eram o número baixo de jogos estão sendo contraditórios.

A competição sofria como até hoje o campeonato sofre por suas constantes mudanças em sua fórmula de disputa tendo como motivadores as idéias (as vezes malucas) da CBF e CBD da época, mídia e outros vários fatores, porém nada tira o mérito dos clubes em ter ganho a competição seja em que ano tenha sido e com que nome era batizada.

Sobre o Campeonato Brasileiro que é disputado desde 1971 com esse nome todos já conhecem, talvez com as mesmas ou mais mudanças que os anteriores tiveram ele é hoje o campeonato que indica o Campeão Nacional e assim esperamos que seja durante muito tempo.








Uma última dúvida que muitos também perguntam:
Em 1967 o Palmeiras ganhou tanto a Taça Brasil como o Roberto Gomes Pedrosa e ai ficou a dúvida, são 2 títulos nacionais ou não poderiam ter sido considerados.
Sendo o primeiro ano do Robertão em 1967 ele demorou a sair do papel (como tudo no Brasil) e já havia sido realizada a Taça Brasil onde o Palmeiras foi campeão, a idéia era substituir os torneios o que de fato aconteceu a partir de 1969 somente com o Robertão no certame nacional.
A proeza de ter ganho 2 canecos em um só ano ficou a cargo do Palmeiras e principalmente pelos rivais da capital essa foi uma atitude errada (o reconhecimento de 2 títulos nacionais no mesmo ano), mas convenhamos que se fossem considerar os títulos nacionais como foram com pesos iguais não havia como dar outra sentença que não essa, entre os meios legais e que regem o futebol a decisão foi tomada, a diferença está em como os interessados ou não entendem isso, aqui segue minha opinião sobre essa visão:

100% Correto (Para os Palmeirenses)
100% Correto (Para a CBF)
100% Correto (Para os especialistas na área esportiva e jornalistas de QI aceitável)
50% Correto (Para a Imprensa Esportiva de calibre baixo e preocupada com ibope e mídia)
0% Correto (Para todos os outros rivais)

Meu resumo fica em fazer a seguinte comparação.
Falar que esses campeonatos tem pesos diferentes é o mesmo que afirmar que:
- Os títulos do Fangio, Fitipaldi e Senna não valem como os do Vettel; (F1)
- Os títulos de Bjorn Borg são menos expressivos que os de Nadal, Federrer ou Sampras; (Tênis)
- Os títulos de Muhammad Ali são menores que os de Mike Tyson; (Boxe)
- Os títulos do Boston Celtics são menores que os do L.A. Lakers; (Basquete NBA)
- Os títulos do Uruguai e Itália nas copas antigas são menores que os do Brasil ou Espanha atual campeã;

Bom é isso, se você concorda que há diferença então assine embaixo de todas essas diferenças que citei!

Espero com esse post ter aberto se não totalmente pelo menos um pouco da mente de muitos que não conheciam a fundo o assunto.


Quero deixar o espaço aberto a todos que talvez não concordem, aos que não conheciam a história direito e aos que possam agregar algum valor a postagem.
Falem o que pensar e na medida do possível responderei todas as dúvidas.

43 comentários:

  1. Dr.Allan, agora estou meio na correria, mas a noite eu venho para dar meus rabiscos, valeu! Vou ler atentamente o texto, até mais ver.

    ResponderExcluir
  2. Fique a vontade Pablo, você já é uma espécie de "Residente" aqui no nosso consultório...kkk
    Quem sabe um dia te damos uma cadeira no lugar da do Dr. Du (É contra o estatudo dos Doutores e dos bons costumes a convivência com 2 corinthianos simultaneamente,....rsrs)
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente seria mais do que justo unificar a Copa do Brasil a títulos Brasileiros, baseados na tese da CBF, e das torcidas dos clubes beneficiados. Mas cá entre nós, vcs devem ter ficado putos da vida com a Globo né, pq naquela série que passava nos intervalos dos jogos, eles falavam dos 40 anos do campeonato brasileiro, não incluindo esses torneios. E eles estão bem certos, kkkk! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. O Dr Pablo! Pra mim vc é doutor, e desmontou toda essa lenga-lenga que o Dr Allan escreveu. Dr Allan MEU PAI DO CÉU, busca uma caxinha de Rivotril meu truta! Se eu não te conhecesse pensaria que nessa sua caxola tem coisa errada.
    Comparar esses titulos a campeonatos brasileiros é uma xacota digna de Ricardo Teixeira e sua trupe.
    Volto a repetir minha tese aqui, titulo nacional, os pedrosas e taças brasil são. Sem dúvida, mas CAMPEONATO BRASILEIRO começou em 1971. Hoje no Brasil temos dois campeões nacionais, o Campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Por isso Pablo, vc pode contar as Copas do Brasil como títulos nacionais SIM. Campeão Brasileiro só a partir de 1971. Assim como campeão da Sulamericana partir de 2002.

    ResponderExcluir
  6. Dr.Fabrício, agradeço por vcs terem me dado o espaço para participar dos debates, pois gosto muito de argumentar as idéias, e em muitos blogs os autores nem respondem aos coments, criando uma barreira de comunicação com o seu leitor. Vlw, estamos aí para debater, discordar, concordar, numa boa e sem agressão, é sempre válido. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Drs Fabricio e Pablo, concordo plenamente c/ vcs!!!
    Dr Allan e o pessoal campeões por fax, estão usando de hipocrisia p/ defender a unificação destes títulos.
    Qdo nós dizemos q os títulos são nacionais e não BRs, não estamos desprezando a conquista, mas apenas separando BRs de nacionais, que contemplam tb a Copa do Brasil.
    Esses campeões atrasados que querem super valorizar a conquista e desprezar a Copa do Br.
    Hipocrisia, para defender interesses pessoais, não dá né?

    ResponderExcluir
  8. Mesmo a verdade sendo certa como 1 + 1 tem quem nao queira ver.
    Postei em video, fatos e fotos.
    Acho que vou tentar postar em 3d ai quem sabe.

    Quando o cavalo é acostumado no feno fica dificil alimentar com ração.

    Abraços e continuarei tentando trazer luz aos obscuros mundinhos de voces.

    ResponderExcluir
  9. Outra questão é:
    Releiam essa frase do Dr. Allan: Claro que como todo "projeto piloto" ela passou por algumas remodelagens durante seus quase 10 anos de existência, mas o fato é que essa foi a primeira edição de um torneio nacional e a partir dela foi dada a largada para a busca do título de CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL.
    P q o Dr. Allan não usa essa sua frase, para tratar o título do Campeonato Mundial da Fifa de 2000, que foi o piloto, e hoje depois de 11 anos, se estabeleceu com o mesmo modelo da primeira edição?
    P q um campeonato que não durou 10 anos (Taça Br) e o outro nem 5 (Robertão), tem tanta importância, e uma Copa do Mundo de Clubes que já dura 11, é torneio de verão?
    E p q um torneio de 51, disputado por times brasileiros e estrangeiros, tem que ser considerado mundial, e um mundial de verdade organizado pela Fifa, não vale nada?
    Tem lógica isso? Coerência? É digno de discussão tal imbecilidade?
    Dr. Allan chega das suas lamentações. Suas histórias sem fim são enfadonhas e extremamente interesseiras, não tem fundo de esclarecimento e nem de imparcialidade, mas de defesa de interesses clubísticos. Sua dor de cotovelo te cega.
    Vamos mudar de assunto e falar de coisas novas, deixa o passado para lá e vamos comentar o presente, mesmo que o seu presente não seja tão bom assim.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. O campeonato mundial foi sim realizado de maneira inicial em 2000.
    O que foi duvidosa e confusa foi o modo de escolher os times e ja debatemos isso aqui.
    Nao tiro merito do Corinthians em ter ganho, deram a chance e foi aproveitada.
    Nao Desmereço o que os rivais ganham, so gosto de argumentar com base em fatos reais e nao ficticios.

    Du voce Jamais adimitira nada que nao seja pro corinthians, mas essa é a graça por que sem bobinho nao teriamos a roda de risadas.
    ,
    Abram A mente , nao é vergonha ver merito nos outros clubes.

    ResponderExcluir
  11. Só pra constar:

    1) Pablo, esse termo "vendem a alma para o diabo por títulos" eu peço que retire (não deletei eu mesmo por respeito a você que sempre está aqui conosco), não aceitarei esse tipo de comentário em nenhuma postagem do blog, seja minha ou de qualquer outro Dr.

    2) Você comentou sobre as várias séries que o futebol deveria ter pra esses campeonatos terem seu respeito, digo que naquela época a estrutura era muito menor e veja em um dos vídeos o historiador diz exatamente o que você questiona como errado "Todos tiveram chances de ganhar e disputar", supomos que as séries que davam direito a disputa naquela época não eram B, C, D e sim os campeonatos estaduais vide a estrutura da época.
    O Corinthians se fosse campeão Paulista dos anos onde esse campeonato (Taça Brasil) foi disputado teria a chance de vence-lo, assim como teve a mesma chance de vencer o Robertão e não o fez, todos os times como São Paulo, Atlético-MG, Vitória, Guarani, Ponte Preta, Flamengo e outros tinham a mesma chance de se credenciar ao título da taça brasil e a ganhar o Robertão, não o fizeram por mérito dos outros times que SÃO CAMPEÕES BRASILEIROS dos respectivos anos (1959 - 1970)
    O Eixo rio são paulo tinha a condição de entrar na fase final assim como hoje o Santos e Barcelona tem a mesma condição no mundial, por sua qualidade técnica e nível das competições que os credenciou a disputa do caneco eles deveriam SIM entrar numa fase subsequente como era feito, engloba esse quesito a logistica da época e os recursos que se tinham para realização dos campeonatos, em um trecho do vídeo o historiador cita a ponte áerea começando a operar em 1959 pra você ver como era dificil se organizar algo naquele tempo, os times pediram até para que a FAB os levassem na disputa do campeonato por que não tinham condições de bancar do próprio bolso que era bem diferente de hoje.

    3) Sobre a copa do brasil que você defende unificação também é bom que veja novamente o vídeo onde o dossiê diz exatamente que o que vale é a INTENÇÃO PARA QUE O CAMPEONATO FOI CRIADO e não o tamanho, estrutura ou qualquer coisa do tipo.
    Portanto a copa do brasil hoje é um título de grandeza nacional mas não é por ela que definimos o CAMPEÂO BRASILEIRO de cada ano, prova disso é que times que disputam a Libertadores ficam fora da disputa do título da copa do Brasil, fato esse que tirou os melhores times do São Paulo nos últimos anos da briga por esse caneco, enquanto o tricolor buscava o título continental era privado de disputar a copa do Brasil, tais argumentos dentre outros são que não embasam a Copa do Brasil como uma competição que tem o poder de definir o CAMPEÃO NACIONAL, é uma excelente copa e todos os times que nela jogam buscam o caneco e a vaga na libertadores através do título, mas é um campeonato secundário e o CAMPEONATO NACIONAL é o Brasileirão que fique bem claro.
    Na época não tinhamos essas competições então o CAMPEONATO NACIONAL era Taça Brasil e posteriormente Robertão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Eu fico boquiaberto em perceber que pela dor de cotovelo e inveja do Santos, Palmeiras, Bahia, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense vocês não concordem que esses times foram os CAMPEÕES BRASILEIROS desses anos.

    Só para lembrar aquela era a época de OURO do nosso futebol, de 1959 a 1970 pra se ter idéia 99% dos jogadores que atuaram nas copas de 1958, 1962, 1966 e de 1970(no melhor time da história) desfilavam sua categoria nos gramados brasileiros e nesses campeonatos.
    Em 1968 tivemos uma final entre o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha.
    Em 1966 o Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes foi campeão sobre o mesmo Santos de Pelé.

    Mas vocês acham que não são titulos pelo simples fato de não terem a honraria em seus times.
    Esses títulos não tornam o Palmeiras, Santos e os outros vencedores MONSTROS, apenas tem mais campeonatos ganhos e isso como diz o vídeo com o tempo pode mudar radicalmente, vide a sequencia de títulos do São Paulo, a chegada do Flamengo no número de títulos, basta deixar o tempo se encarregar de quem vai ganhar mais ou não.
    Agora não reconhecer o passado por simples chilique é de dar dó...kkk
    Chega a ser patético me desculpem.

    ResponderExcluir
  13. Dr. Allan me faça o favor, não chame a gente de idiota e queira que a gente ponha a faixa ainda.
    Como pode vc quer que o Palmeiras seja duas vezes campeão brasileiro no mesmo ano e ache isso certo?
    O Palmeiras ganhou dois títulos nacionais e pronto.
    Nós não vamos concordar c/ vc, pq alguém conta uma historinha e a CBF por interesses políticos, inventa uma imbecilidade desta.
    Isto não tem nada ver com opinião clubista, mas com um mínimo de sensatez.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Allan vc diz:
    "O campeonato mundial foi sim realizado de maneira inicial em 2000.
    O que foi duvidosa e confusa foi o modo de escolher os times e ja debatemos isso aqui.
    Nao tiro merito do Corinthians em ter ganho, deram a chance e foi aproveitada.
    Nao Desmereço o que os rivais ganham, so gosto de argumentar com base em fatos reais e nao ficticios."
    Por que foi duvidosa e confusa a escolha dos times para o mundial?
    A Fifa usa o critério que foi usado, em todos os mundiais e tb na copa do mundo.
    E vc chama isto de duvidoso e confuso?
    Desde a primeira copa do mundo foi assim. Isto não é fatos reais?
    E vc chama de duvidoso e confuso.
    Bem coerente e imparcial a sua opinião, né Dr Allan?

    ResponderExcluir
  15. Ufa, terminei.

    O reconhecimento é valido e merecido, foram torneios oficiais e que levavam clubes Brasileiros á Libertadores. Mas eu vojo todos esses torneios, como uma mini Copa do Brasil de hoje em dia. O cara falou das condições nulas de viagem, sendo assim inviável realizar um torneio de pontos corridos. Ok, cada época nas suas condições, é preciso respeitar isso. Mas cabe uma boa curiosidade nisto tudo. Apenas depois que São Paulo e Flamengo largaram na frente dos títulos Brasileiros, e passaram todos os clubes, tendo 6 títulos cada um, é que Palmeiras, Santos, Cruzeiro, tiveram esta "vontade de ter o reconhecimento". Isso se deu mais como uma pressão a CBF, e um orgulho de não ficar atrás de São Paulo e Flamengo, do que qualquer coisa.

    Eu entendi os argumentos citados no texto, são ótimos para defender a tese, mas eu sigo com meu pensamento: Assim como não se pode deixar de reconhecer aqueles títulos, e respeitar as condições da época, é preciso respeitar os módulos atuais. Vc citou que em vários Brasileiros, o campeão fez menos de 25 jogos. Mas mesmo desta maneira, não eram colocados clubes diretos nas fases finais, como acontecia antigamente.

    Essa unificação está cheia de hipocrisia. A Copa do Brasil de hj é 10 vezes mais difícil do que aqueles torneios, tendo em vista que quase todos os times da época eram "maquinas", e hoje em dia o futebol mudou, e ganhar a copa do Brasil é pedreira, e em vários anos a taça não ficou com um clube gigante. Vamos unificar então, 64 clubes jogam, e a competição dá uma vaga na Libertadores, a exemplo desses torneios. Mas não, pois o Flamengo iria a 8 títulos Brasileiros, e o Corinthians a 7. Que coincidência, os dois times mais odiados do Brasil, a CBF jamais nem pensara no assunto.

    Um campeonato brasileiro precisa de sub-ligas como série B, C e D, para dar chances a quase todos os times do Brasil, de chegarem a série A. Seria justo Dr. Allan, se a partir de 2012, só times grandes jogassem o BR? Ou seja, só 12 equipes? Seria justo arrancar a chace dos médios e pequenos de brilharem? Naquela época, somente o Bahia foi campeão, fora do rol dos gigantes. Porque não havia um Robertão série B, uma taça de prata série B? Só os grandões tinham chance? As vagas para esses torneios vinham ods estaduais. " tá aí, os pequenos tinha chance", só não se classificavam. Mas todos sabemos que naquela época, se um gigante entrasse em campo, a vitória era certa praticamente, e todos sabiam os campeões estaduais e classificados para o Robertão, e tal. hoje não, hj nivelou tudo.

    Meu caro, nós rivais jamais vamos concordar, e não podemos ser taxados de mal entendedores, ou que nossa opinião vale menos. Apenas enchergamos uma hipocrisia sem tamanho nessa unificação, mais uma grande lambança da desorganizada CBF. Baseado nesta tese de vcs, A Copa do Brasil tem o mesmo valor. Afinal, qual a diferença entre Copa e Torneio? Mas a CBF como entidade fraca e desorganizada, "mijou nas calças", porque tem o rabo preso, que dirá Ricardo Teixeira.
    O que vale para um, vale para todos. Se houvesse justiça, a Copa do Brasil seria unificada também. Hipocrisia eu não aceito de jeito nenhum. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. A pedido do Dr.Allan, foi excluída a parte citada por ele, evidentemente que o tom da expressão não foi literalmente isto, até porque todos aqui são pessoas de bem, que seguem um Deus justo e bondoso. Mas já está retirada, peço desculpas aos 4 Doutores, se foi um exagero de minha parte, não foi minha intenção.

    ResponderExcluir
  17. Dr.Allan, O Palmeiras é TETRA campeão brasileiro e TETRA campeão das taças reconhecidas. 8 títulos nacionais, não 8 títulos Brasileiros. A mesma coisa com Santos, Cruzeiro, Bahia, e outros clubes. Se fosse realmente tão importante e válido, porque ninguém brigou por esse reconhecimento, no primeiro ano onde o Brasileirão foi disputado? (1971). Esperaram tantos anos para brigar por isso, se coloque nos nossos sapatos Dr.Allan, imagine vc torcendo pelo seu clube durante 38 rodadas, vendo ele subir e descer da liderança, fazer conta o campeonato inteiro, pra talvez depois de 8 meses ser campeão, ganhar 1 titulo Brasileiro a mais na sua conta. E ai outras equipes por terem ganho Taças Nacionais que levavam a Libertadores, torneios eliminatorios que beneficiavam os gigantes os colocando nas semi-finais ( Seria a mesma cosia se o Barcelona e o Real Madrid entrassem nas semis-finais da liga dos Campeões, sem jogar a fase de grupos. Uma loucura, uma injustiça.) Veja bem, até mesmo no Mundial de Clubes eu não acho correto colocarem os campeõs Europeus e Sul-Americanos direto nas semis, quanto mais em um torneio nacional, que inicialmente era mais um Rio-São Paulo, do que uma copa nacional.

    ResponderExcluir
  18. Pablão o Dr Allan concordava com essa sua afirmação até a data em que o Ricardo Teixeira(um dos seres mais vís do futebol mundial) passou um fax dizendo que os robertão da vida tinham virado brasileiro. Esse é o famoso título MIOJO pronto em tres minutos. Allanzito, não adianta meu amigo, não confunda título nacional com Campeão Brasileiro. Palmeiras 8 vezes campeão nacional, ninguém discute. O título de Campeão Brasileiro só passou a existir a partir de 1971

    ResponderExcluir
  19. Dr. Palmeirense, eu digo e repito: Não é certo vc rebaixar a nossa opinião a "feno", porque não concordamos com a unificação. Usando esta expressão vc nos dá a impressão de que tem dois cérebros, e nós apenas um, ou que não somos capazes de raciocinar ao seu nível. Temos os nossos argumentos e vc os seus, e não é porque nunca vamos concordar, que somos inferiores e incapazes de raciocinar.

    ResponderExcluir
  20. Kkkk, essa é boa DR.Fabrício, título miojo..

    Veja sem tem justiça: Um time joga quase 40 partidas em 8 meses de disputa, enfrenta todos os problemas, e se for o melhor time, ganha 1 título Brasileiro a mais na conta.

    Do outro lado, o lado da hipocrisia, depois de décadas, a CBF resolve unificar torneios nacionais ao Campeonato Brasileiro, por pressão dos clubes beneficiados, porque a CBF tem o rabo preso e abaixa a cabeça para os clubes que ela mesmo tem sob o seu sapato, hehe, é uma coisa do outro mundo.

    Um bom jogador de futebol, fatura na faixa de 150 mil reais no mês, enquanto um médico que tem a vida das pessoas como responsabilidade, não ganha 2000 reias, na grande maioria das unidades de saúdes públicas. Ou seja, o médico rala mais e ganha menos.

    Mesma coisa com o Campeonato Brasileiro. Um time rala 8 meses, troca de técnico ( maoria ), perde jogadores importantes por contusão, precisa jogar hoje em dia mais de 35 partidas, turno e returno, para depois de muito suor, ganhar o título Brasileiro.

    Do outro lado, um time ganha torneios onde as vezes só jogou 4 jogos, no máximo 6, 7, e o título tem o mesmo valor do Campeonato Brasileiro? E o pior de tudo: Depois de décadas ainda, depois de tanto tempo, fazer essa injustiça com os campeões a partir de 1971?

    Dr.Allan, talvez isto que eu diga agora te agrade, preste atenção:

    Se quando se iniciou o Brasileirão de 1971, esse reconhecimento fosse feito, até hoje ninguém discutiria, pq ninguém ainda teria passado um ano inteiro para ser campeão Brasileiro, ninguém teria feito ainda mais de 30 partidas para ser campeão, ninguém teria enfrentado primeiras faes para depois chegar no mata-mata, enfim..mas depois de 40 edições, a CBF vir com essa? Não, de modo algum amigo. Abração!

    ResponderExcluir
  21. Dr.Du, a fórmula do Mundial de Clubes de 2000 foi confusa porque o campeão foi o Corinthians. Todos sabem que entre Palmeiras e Vasco existe um "amor", das torcidas, uma espécie de união, se tratam como irmãos, e se o campeão tivesse sido o Vasco, o DR.Allan não faria críticas ao torneio.

    Aliás, veja bem, o Palmeiras já tentou transformar um torneio com o nome de Taça Rio, em Mundial de Clubes, kkk. Se a moda pega galera, vai virar uma bagunça geral. Na Europa não existe isso, existe ordem entre os torneios, e não existem esses conflitos. A CBF tem toda a culpa nisso tudo.

    Nós fomos valentes, ficamos 23 anos sem um título qualquer, e não precisamos pedir títulos por fax a CBF, nem pedir que ela transformasse Copas e Torneios, em títulos Brasileiros. Os Palmeirenses infelizmente não aguentam estar há 12 anos sem um título que satisfaça a torcida, e acabam recorrendo a esses subterfúgios. Eu só lamento tal atitude e modo de pensar.

    Mas não tem problema, ninguém aqui é inimigo de ng por causa de debates, até porque os mesmos são necessários em qualquer blog. Valeu galera, abraços!

    ResponderExcluir
  22. kkkkkkkkkkkk eta assuntinho pra render hein! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA.

    ResponderExcluir
  23. Só uma correção.
    Na Europa não existe essas questões por que lá desde sempre os clubes tinham arquivo e organização muito melhor que o nosso.
    Ai no vídeo tem o exemplo do Genoa que foi o primeiro campeão italiando em 1898 se não me engano.
    Também era diferente e tudo mais, porém nenhum clube tira as honras do então campeão por que já tinham noção do que se tratava a competição e para que ela tinha sido criada.

    Hoje tem diferença de ontem, amanhã terá de hoje mas nada que altere o padrão de CAMPEÃO de cada ano!

    ResponderExcluir
  24. O restante de aceito ou não, gosto ou não, pq aconteceu comigo e com ele não????
    Essas coisas não vou mais dar tréla, afinal o tópico cumpriu seu papel de MOSTRAR OS FATOS.

    Doutores em nova fase, aguardem!!

    ResponderExcluir
  25. Dr.Allan,
    apesar do seu texto ser bem direcionado a sua verdade, confesso que é digna sua pesquisa sobre os fatos.

    Tenho comigo o seguinte pensamento. Cada competição tem o seu próprio mérito, indiferente da opinião de cada um.

    Mas entendo que são competições diferentes. A Copa Brasil, ou Taça Brasil, já na sua criação não dava os mesmo direitos a todos os competidores, você mesmo demonstrou isso comparando os números de jogos de cada equipe na competição. Por tabela a dificuldade também era em outro nível.

    Sobre o Robertão, esse eu o considero muito mais que uma Copa Brasil. O nível de dificuldade e o fato que todos os melhores times do país disputavam em igualdede de condições são muito mais próximos da competições que temos a partir de 1971.

    E ainda temos outro problema. Em duas oportunidade, pelo ato de reconhecimento da CBF, temos dois campeões brasileiro no mesmo ano, sendo que em ano só temos o mesmo time, o Palmeiras, com dois títulos no mesmo ano... ou seja, uma bagunça e sem critérios para tal afirmação.

    O ato da CBF é puramente politiqueiro e não de reconhecimento verdadeiro. Pois, se a ideia era tirar o representante do país na libertadores, o campeão considerado no ano que temos Palmeiras e Botafogo como campeões deveria ser apenas o campeão da Copa Brasil que era o que dava a vaga para libertadores naquele ano...

    São muitas as interpretações, vai do clubismo, bairrismo ao sensato pensamento, cada um fica com a melhor lhe couber.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Puxa Dr Allan mais um contra sua fabrica de blablabla. HUAHUAHUAHUAHUAHUA. Mandou bem cléber!

    ResponderExcluir
  27. Dr Allan, depois de tudo que foi dito aqui, vc não é mais réu primário. Se vc continuar c/ as suas conversinhas, vc será reincidente, não tem perdão!!!
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Cleber obrigado por participar desse debate, como você falou NUNCA chegaremos a um denominador comun, eu busquei apenas os fatos e as razões pelas quais a CBF homologou os títulos no mesmo nível deixando todos como CAMPEONATOS BRASILEIROS.

    O dia que os torcedores de outros clubes concordarem com isso (digo dos clubes que não ganharam canecos nesse período) ai sim vou acreditar em Saci Pererê ou Boi Tatá.

    Imagina para o Corinthiano assumir que Palmeiras e Santos tem mais títulos?
    Imagina para o Atleticano que tem que ouvir que o Cruzeiro ganhou além de mais que ele também antes dele?
    Imagina como é para o torcedor do Vasco e Flamengo vendo o Botafogo e Fluminense com mais canecos depois dessa homologação?

    Mas a vida é assim, há os fatos e há quem vá contra eles.....Eu prefiro a realidade ao sentimento de chateação!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Dr Allan, Dr Allan
    Vc coloca as coisas como se o problema seja dos críticos, que não concordam c/ sua tese, por causa de sentimento clubístico e não tem nada ver.
    É lógico que o Palmeiras e Santos tem mais títulos nacionais que o Corinthians. E eu não vejo problema de reconhecer isso.
    A única coisa que eu não concordo, que todos estes títulos nacionais sejam campeonatos brasileiros. E mesmo não aceitando que esses títulos da década de 60 sejam considerados brasileiros, eu dou toda a importância que eles merecem, assim como valorizo a Copa do Brasil, que inexplicavelmente vc menospreza.
    Como o Pablo já falou, não aceitamos a unificação porque não queremos ver os rivais c/ mais títulos, pq vcs já tem. Só não tem cabimento mudar o nome das conquistas.
    Para mim, mudando o nome dos títulos eles não serão mais valorizados, muito pelo contrário, serão ridicularizados. Os argumentos apresentados p/ mudar o nome (c/ se isso fosse importante), são tão ridículos, que as conquistas estão soando como títulos arranjados na canetada, perdendo assim, a sua relevância histórica.
    Não vejo que o campeonato brasileiro seja mais importante que as Taças de 60. Através das Taças, se estabelecia os campeões nacionais, como hj acontece com o Brasileiro e a Copa do Brasil. Todos os esses títulos são importantes, mas não são as mesmas conquistas, por isso não é necessário ridicularizar as conquistas do passado, rebatizando-as.
    Essa unificação é um tiro no pé dos legítimos campeões nacionais da época.

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o Dr.Du, cada campeonato é uma coisa. Os clubes que foram campeões desta época, merecem os parabéns e os méritos, mas aqueles torneios jamais poderão ser chamados de Campeonato Brasileiro, aqueles torneios tiveram um nome de batismo original, e este nome que vale, portanto o Cruzeiro é campeão da Taça de Prata, Palmeiras é Tetra do Robertão, e assim por diante.....a partir de 1971 as coisas passaram a ser diferentes, e outro campeonato, com outro nome, outro modo de disputa, mudou muita coisa, cada qual no seu lugar.

    ResponderExcluir
  31. Dr.Allan,
    eu nunca disse que era contra a CBF reconhecer ou não os títulos antes de 1971. Até fiz uma série lá no blog, tempos atrás, sobre essas competições, isso antes da CBF dar a canetada. Lá eu colocava que era totalmente a favor do reconhecimento, com ressalvas sobre os anos em que tivemos as duas competições no mesmo ano, onde temos o Palmeiras campeão das duas em um ano e Palmeiras e Botafogo campeões no outro ano. Ainda acho que só poderia ser considerada apenas uma competição, só isso.

    Mas o fato e o debate acaba sendo outro. O foco é o por que do reconhecimento e como se deu o mesmo. E partindo dessa discussão mais me convenço que "as verdade do futebol" são forjadas na conveniência dos fatos. A CBF hora pode ser corrupta, amadora, protetora de um time só, como também pode ser coerentre, justiceira, resgatando a história do futebol brasileiro. A politicagem, nessa caso, é apenas um detalhe.

    obs: mesmo com esses títulos, Botafogo e Fluminense não tem mais títulos que Vasco e Flamengo...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. A cada resposta dada vem outra resposta em cima..kkk
    Tópico mais comentado do Doutrores na sua história (que está chegando a 100.000 visitas)

    Cleber, eu não falei que eles tinham MAIS em quantidade mas sim somaram mais ao seu curriculo, me expressei errado.

    Não vou mais responder pra não atrair mais 200 respostas abaixo, tem mais tópico bom vindo ai e vamos virar a página.

    Abraço do Dr. que é OITO VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO. (Por gentileza não respondam mais...kkkkkk DUVIDO_

    ResponderExcluir
  33. Dr. Allan
    Duas coisas chamam a atenção das pessoas:
    1. As fantásticas, inteligentes, coerentes, etc.;
    2. As bisonhas, estúpidas, sem sentido, .......

    As suas colocações neste post, se encaixam perfeitamente no item 2.

    Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedroso = Campeonato Brasileiro
    Copa do Brasil = sei lá o que.
    Palmeiras = duas vezes campeão brasileiro de 1967 - depois de 40 anos

    São as alegações mais estúpidas que eu já vi, e só tem pessoas que defendem tais idéias, por fanatismo e por interesse clubístico, nunca por coerência e imparcialidade esportiva.

    O seu caso Dr. Allan, é claro que é fanatismo e interesse em defender o seu Palmeiras, pq sei q vc não estúpido e nem retardado, só mto apaixonado e cego, pelo seu Verdão.
    Dá p/ entender.

    ResponderExcluir
  34. Deixa Dr.Du, kkkk, coitado do Dr.Allan, se essa ilusão faz ele feliz, fazer o que né. Eu sou feliz na frieza e na coerência dos fatos com o meu time, hipocrisia e coisas sem sentido não compram o nosso coração corinthiano. Abraços, rendeu bastante o assunto!

    ResponderExcluir
  35. Observem o novo avatar do Dr.Allan, o pulmão do cidadão está até verde de tanto passar mal com esse assunto, né Allan?

    ResponderExcluir
  36. Nada compra seus coracoes corintianos com certeza, afinal quem pagaria algo por coisa estragada....kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  37. Será que daqui uns anos vão querer unificar os dois títulos da série B? hahahaha

    ResponderExcluir
  38. será que daqui uns anos o cor não vai ser freguês do palmeiras?

    ResponderExcluir
  39. Em 93 palmeiras foi campeão brasileiro jogando 22 partidas e não 38 como é hj. E aí? Foi fax então né? kkkk

    Vcs tem que aprender o seguinte:

    Tem um campeonato a jogar e todos tem chance. Depois ficar chorando que o campeonato era isso e aquilo é patético, nunca será igual o que é hj, o camnpeonato está sempre se reinventando e mudando a fórmula.

    Veja a Libertadores do ano que vem que aumentou o numero de participantes e irá até novembro! E aí os campeões passados serão via FAX tb?

    Chora na cama. CBF somente fez justiça com os campeões do passado.

    ResponderExcluir
  40. Alberto Fernandes26/05/2017, 17:32

    Se os clubistas acham que o nome "Campeonato Brasileiro" é tão importante, então precisam ser coerentes e apagar todos os títulos antes de 1989.
    Porque antes de 89 o Campeonato Brasileiro não existia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe Thales15/07/2017, 05:57

      Sem falar o fato que entre 67 e 70 a fórmula de disputa era IDÊNTICA a 71 e 72. E assim como na Taça Brasil, o time vencedor era declarado campeão brasileiro e junto com o vice iam disputar a Taça Libertadores.

      O motivo para não considerarem válida a unificação é unicamente clubista. Certos timecos nasceram em 1990, então é normal acharem que o futebol mundial nasceu em 2000.

      Excluir
  41. Sou palmeirense... se os títulos chamam taça Brasil, Robertão, campeonato brasileiro ou brasileirão... temos 13 títulos nacionais!!! Alguém tem mais? Então aguentem quietinhos!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.