Um novo modo de se jogar futebol

Bom dia Blogueiros.

Precisei sair das minhas férias a pedido do meu querido amigo Dr. Du, ele como sabe que sou apreciador e acompanho de perto o futebol europeu me fez o singelo pedido de destrinchar o que mostrou o Barcelona ontem no Mundial de Clubes!


Bom, mesmo pensando muito eu me pergunto sempre que quero definir esse time do Barcelona.....Que palavras usar? Que situações comentar? Quais os pontos fracos (se é que existem)?
Difícil até dizer ou pensar alguma coisa depois da aula dada pelo time catalão, aula essa que não se resume a ontem, eles vem lecionando dessa mesma forma a quase 4 anos!
A verdade é que o Barcelona não humilhou o Santos, o Barcelona não fez nada de novo (para eles), assusta mas quem acompanha sabe que isso é o 'trivial' desse time.

A reflexão que devemos fazer não é sobre o que o Santos poderia ter feito e nem sobre a partida em si.
Poucas vezes eu vi pessoas tão boquiabertas com um time de futebol, elogios não faltam ao time do Barcelona e o engraçado é que eles não fizeram nada de novo, repito...NADA!
Isso nos prova que DEVEMOS olhar para o outro lado do muro, logo ali pode estar a essência que tanto exportamos e hoje temos total abstinência dela!

Na entrevista depois do jogo o maestro da orquestra barcelonista que atende pelo nome de Pepe Guardiola foi direto ao dizer: "- Não fizemos nada de anormal, meus avós e pais contavam-me que vocês (brasileiros) que faziam isso".
Um tapa muito mais dolorido do que os 4 tentos colocados na rede santista, aliás o placar é o que menos importa...Segundo Edu Dracena o melhor que o Santos fez foi perder 'só' de 4 gols. E ele está CERTO!
Resumindo foi uma AULA DE FUTEBOL!

Esse time do Barcelona (informação aos que não os conheciam antes) ganhou 16 dos 19 últimos títulos que disputou, 85% de aproveitamento!! Isso é ANORMAL para nós e para eles é NATURAL.

Das várias lições (dentro e fora de campo) a mais importante foi a entrega de seus jogadores ao DNA desse clube, o Barcelona desde que começou a ter essa filosofia de possuir a bola e monopolizar o jogo em seu domínio foi evoluindo ano a ano, isso não é recente e tomou grande força no começo dos anos 70 já que vinham de um período difícil vendo o esquadrão do Real Madrid conquistar tudo na década de 60.
De lá pra cá várias e brilhantes gerações passaram por esse clube, o ápice de todos esses craques e anos de evolução é esse time, sem sombra de dúvidas afirmo que estamos vivendo a ERA MESSI!

Nesse e em diversos blogs haviam discussões sobre quem é melhor, Messi ou Neymar ou ainda Cristiano Ronaldo?
A resposta em duas vertentes é a mesma!
MESSI....Tanto individualmente como CRAQUE, GÊNIO, e por que não MITO!! Quanto no coletivo como DECISIVO, PARTICIPATIVO e CEREBRAL!
Messi é a cereja do bolo catalão, hoje temos a seleção espanhola como campeã mundial, esse time do Barcelona tem nada mais nada menos do que 65% dos titulares espanhóis + 'o tal' de Messi!

Para alguns a definição de craque passa por jogar bem, ter dribles em seu repertório e levantar a torcida! Messi prova o contrário!
Quem aqui viu (não só no jogo de ontem) o Messi fazer uma firula, uma 'gracinha', uma cutucada em seu adversário?
Pois é, ele ao contrário de Neymar e Cristiano Ronaldo aparece para o time e com o time, e o intrigante...o Barcelona não precisa do Messi pra jogar o que joga! O Argentino disse a seguinte frase quando questionado sobre sua qualidade no jogo de ontem: "- Com esses jogadores fica fácil"...E ele foi sincero!
Único quesito onde Messi é goleado pelos seus concorrentes é o fator mídia, mas se para jogar o que ele joga precise ser assim fechado então continue 'perdendo' nesse campo Messi, para o bem do futebol mundial.

Sobre a aula do Barcelona quero deixar aqui 4 pontos analisados de maneira fria e rápida e que fazem (na minha opinião) toda a diferença para eles formarem A MAIOR EQUIPE DOS ÚLTIMOS 35 anos, e uma das 5 MAIORES EQUIPES DE TODOS OS TEMPOS, só os deixo abaixo da seleção brasileira de 70, do Santos de Pelé, por pouca diferença do Real Madrid de Puskas e Di Stéfano e da Seleção Holandesa de 74 que não ganhou como esse time porém como esse time nos mostrou um novo jeito de jogar o velho futebol e influenciou e muito o clube Barcelona em sua filosofia e padrão de jogo!
Vamos tentar estudar esse time por esses 4 pontos:
a) POSSE DE BOLA: De maneira redundante eu digo, só faz gol quem tem a bola!! Óbvio não é? E quando se tem a bola por quase 4x mais tempo que seu adversário o que isso pode render?
Um time com jogadores magistrais na arte do 'bobinho', aquela velha rodinha antes dos jogos e treino o Barcelona trouxe para dentro do campo.
Xavi, Fabregas, Iniesta, Messi, Pedro e muitos outros sabem o tempo e dominam essa arte de tocar e não ser tocado, até para bater no Barcelona é dificil, e isso vocês acham que é treino? NÃO, isso é ESTILO que é implantado desde o nascer do jogador, desses que citei só Messi não é nascido no berço azul grená, porém está lá desde seus 13 ou 14 anos.
Todos eles tiveram implantados em seu DNA o modo Barcelona de jogar, e isso claro que se aperfeiçoa com o tempo, mas já é característica desde criança e faz toda a diferença!

b) OBJETIVIDADE: As vezes times aqui no Brasil e em outros lugares no planeta estão ganhando de 2x0 e já começam a fazer as famosas firulinhas, o Barcelona faz 3, 4, 5 e mais gols e não para, não muda o jeito de jogar e é sempre e incansavelmente focado no que precisa fazer e quer fazer.
Fazer placares elásticos não é humilhação, o foco deles não é esse...O foco deles é fazer o máximo que puderem para o bem DELES e não para a humilhação do adversário, talvez isso seja a maior demonstração de respeito ao adversário, jogar sempre da maneira que o torna o time que é!

c) SEDE DE VENCER SEMPRE: Já vi em diversos esporte alguns atletas dizerem "já ganhei tudo por isso estou parando", ou "vou parar no auge", não discordo quando se tem uma falta de objetivos e não se tem mais prazer em buscar algo novamente por já ter ganho antes.
No Barcelona isso é resultado do trabalho, os muitos títulos vieram e virão por que o time tem SEDE de vitórias, SEDE de títulos e SEDE por marcar seu nome no seleto grupo de melhores times da história.
A competição pode ser grande, pequena, curta ou longa....O Barcelona não menospreza nenhuma delas e da o valor segundo cada uma delas merece!
O "luxo" é que eles podem trocar 50% dos titulares e o modo de jogo não muda, aqui no Brasil nós mudamos 1 jogador e já temos o bordão "poupar" ou até "time misto", mais uma aula da equipe catalã, mais um ponto onde devemos nos atentar! TIME é mais que grupo de titulares, TIME é grupo de jogadores e mentalidades ligadas em pról de um objetivo comum, e o deles é VENCER TUDO!


d) HUMILDADE: Desde o treinador até o astro do time o Barcelona transpira a humildade, você vê os jogadores com o poderio que eles tem dando a mão pra todos, falando com todos, solícitos com todos.
Tem muito jogador por aqui que só por que foi capa de jornal uma vez já quer receber pra falar, quer aparecer mais que os outros....Isso é a soberba de quem já foi o centro das atenções e hoje ficou pra trás!
Lembre-se do que disse Guardiola, "só fazemos o que vocês faziam".

Por essas e outras o time do Barcelona é essa máquina, ou melhor máquina não por que mesmo as melhores quebram...Esse time do Barcelona é uma DINASTIA que está marcando época!
Acredito que esse time esteja na metade de sua caminhada, se continuar assim como vimos e com todas as possibilidades que tem de crescimento (tanto jogadores individualmente como o time coletivamente) eu poderei com certeza falar aos meus netos: "-Eu vi o Barcelona de Messi jogar", achei que só poderia ouvir tal frase quando meu pai me diz as vezes: "-Eu vi o Santos de Pelé jogar"!

O que eles estão fazendo é grandioso, é fantástico e é invejável!
Em termos do que tirar de lição temos que pensar mais em CATEGORIA DE BASE, FILOSOFIA DE TRABALHO, CONTINUIDADE DE TREINADORES e o melhor de tudo, VALORIZAÇÃO DO CLUBE ACIMA DE QUALQUER PARTICIPANTE DELE.
Messi é gigante? SIM...Mas o Barcelona é MAIOR!
Os teoremas sobre PRECISA JOGAR COM UM ATACANTE FORTE, ou ainda o SEM VOLANTE NÃO DA PRA VENCER foram por água abaixo, os famosos FATORES FÍSICOS que tantos hoje dizem ser 75% de uma equipe não se encaixam com esse time, acho que nós brasileiros devemos ser humildes o suficiente e dizer que paramos no tempo, que precisamos copiar, que temos que redefinir nosso modo de jogar futebol.
Eu ontem pude ver que mais importante do que inventar a roda é fazer ela girar de maneira mais eficiente!
A frase que usamos dizendo que os Ingleses inventaram o futebol e nós aperfeiçoamos está fora de moda, agora sendo atualizado podemos dizer que os Ingleses inventaram, nós aperfeiçoamos e o Barcelona está reinventando!
Vamos voltar a pensar do começo e se não der para implantar nada novo pelo menos copiar e nos embasar no que o Barcelona tem ensinado!
Fica uma frase minha sobre o assunto:
- Vergonha não é copiar, vergonha é não ver que há outro fazendo melhor que a gente e não ter a humildade de aprender com isso!


Abraço a todos!

3 comentários:

  1. Olha... Perfeita análise, concordo com tudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vergonha!!!
    Não do Santos, mas do futebol brasileiro.
    Quem ficou na roda ontem não foi o Santos, mas o futebol brasileiro.
    Ontem quem estava jogando contra o Grande Barcelona, foram o melhor técnico do país Muricy (que foi a primeira opção para treinar a nossa seleção), as duas últimas grandes revelações brasileiras Neymar e Ganso, e o Campeão da Libertadores da América 2011, Santos Futebol Clube. Ou seja, entrou em campo o melhor que o Brasil produziu nos últimos anos.
    Santistas, corinianos e todos os outros torcedores, vão discutir a humilhação santista, mas o que ontem aconteceu foi a queda de uma ilusão. A ilusão que nós brasileiros somos sempre superiores no futebol, independemente de todos as desastrosas atitudes dos brasileiros (jogadores, treinadores, dirigentes, torcedores e jornalistas) com a sua maior paixão: o futebol.
    Precisamos mudar a nossa mentalidade. Confesso que depois de ontem, eu já comecei.

    ResponderExcluir
  3. H U M I L H A Ç A O. Sintese desse jogo é só isso.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.