Sanfrecce Hiroshima vai disputar o Mundial, mas "não pode" ser o Campeão Mundial, pelo menos no Brasil


O Sanfrecce Hiroshima conquistou o seu primeiro título japonês (2012) e garantiu a classificação para o Mundial de Clubes do Japão, por ser o representante do país sede.

A Fifa adota este modelo na Copa do Mundo, onde o país sede não disputa a Eliminatórias para garantir vaga no torneio.

A entidade, "dona" do futebol mundial, repetiu o mesmo conceito no Mundial de Clubes, e em quase todos os mundiais realizados, como neste ano, o país sede teve o seu representante no campeonato.

Só que grande parte dos brasileiros veementemente não aceitam este modelo.

Em 2000, primeira edição do Mundial da Fifa, o Corinthians Bi-Campeão Brasileiro (98-99), foi o representante do Brasil, que foi sede do torneio, e conquistou o troféu.



Muitos torcedores, que podemos chamá-los de "Antis", não aceitam a conquista corintiana, porque o clube não ganhou a Libertadores e disputou o Mundial de Clubes, ou seja, para eles a participação do Corinthians no campeonato foi ilegítima. Não importa se o time alvi-negro jogou contra os melhores times do mundo do ano e venceu a competição.
Agora é a vez do Sanfrecce Hiroshima, representante do Japão. No Brasil, se o time japonês conseguir conquistar o título, não valerá nada, porque os japonês tiveram acesso ao Mundial, sem ser o campeão continental.

Ou será que com os japoneses será diferente, em caso de conquista hipônica?
Diferente também, é a visão brasileira em relação "aos mundiais de clubes".
O mundo entende que a antiga disputa entre o campeão da Libertadores da América e o campeão da Liga dos Campeões da Europa, chame-se Torneio Intercontinental de Clubes, como foi batizado desde o início e como está escrito na taça.
Já os brasileiros rebatizaram o torneio como "Mundial de Clubes", e rebatizaram o Mundial de Clubes de 2000, que o Corinthians foi o campeão, de Torneio de Verão.
Por que será que esta parcela de brasileiros têm o opinião tão diferente do resto do mundo?


 
Veja como os vencedores estrangeiros chamam o Intercontinental:
 

16 comentários:

  1. ISTO É DOR DE COTOVELO! ASSIM COMO O CORINTHIANS EM 2000, O PALMEIRAS EM 1951 E O FLUMINENSE EM 1952 FORAM CAMPEÕES MUNDIAIS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, eu não concordo c/ vc que a Taça Rio de 51 e 52 possam ser considerados mundiais.
      Mas se o seu raciocínio está certo, o Corinthians tb foi Campeão Mundial em 53 o SPFC em 55, por terem ganho a Pequena Taça do Mundo da Venezuela. Torneio que contou com grandes times do mundo, como Barcelona e Real Madrid, que se recusaram a participar de todas as edições da Taça Rio.

      Excluir
    2. Os times que o Palmeiras e Fluminense pegaram na época, eram Supertimes, eram seleções dos seus Países ! Então falar o que do Mundial do time de voçes, onde o Corinthians conseguiu somente ganhar o jogo da final e ser Campeão Mundial nos penaltys, pois se lembram muito bem o time Arabe que o Corinthians enfrentou foi roubado na cara dura! A maior vergonha do futebol!!!!!!!!Ganharam vários títulos Paulistas, sem ao menos ter sido criado o Campeonato Paulista !!!!!!!!Isto tem que ser muito bem observado,ok !!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Estádio Próprio

      Não concordo c/ o seu argumento.
      P/ vc o Palmeiras e o Fluminense devem ser considerados Campeões Mundiais, pq ganharam um torneio que contavam com algumas grandes equipes do mundo.

      Em 1951 (por exemplo), participaram da Copa Rio:
      Vasco da Gama - Campeão carioca de 1950
      Sporting - Campeão português da temporada 1950/51
      Áustria Viena - Campeão austriaco da temporada 1949/50 e terceiro colocado na temporada 1950/1951. Os dois primeiros da Liga Austríaca de 1950/1951 disputaram a Copa Mitropa em datas coincidentes com as da Copa Rio. Substituiu o Tottenham (Inglaterra)
      Nacional - Campeão uruguaio de 1950
      Palmeiras - Campeão paulista de 1950 e do Torneio Rio-São Paulo de 1951
      Juventus - Campeão italiano da temporada 1949/50 e terceiro colocado na temporada 1950/1951. Participou em substituição ao Milan, que disputou a Copa Latina.
      Estrela Vermelha - Estava na terceira posição na Liga Iugoslava de 1950/1951 quando do início da Copa Rio, porém acabou se tornando o campeão iugoslavo de 1950/1951,[60] tendo sido porém o primeiro clube indicado ao torneio pela Federação Iugoslava de Futebol. Supostamente substituiu o planejado representante sueco.
      Nice - Campeão francês da temporada 1950/51. Substituiu o Barcelona (Espanha).

      Vários clubes grandes do mundo não quiseram participar desta competição, como o Barcelona, Real Madrid, Milan e todos os times ingleses.

      Como pode um torneio deste conseguir consagrar um "Campeão Mundial", e um campeonato oficial da Fifa não valer nada?

      A rivalidade clubista deixa as pessoas cegas, incoerentes e com posicionamentos ridículos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. E aê, beleza?!

    Eu não concordo com este parâmetro de um clube do pais sede, participar do torneio. Mas para o Mundial ganhar maior visibilidade, para mim teria que ter mais times. Falando do título do Corinthians, esse Mundial ou Torneio de Verão é um dos principais assuntos colocados em palta na conversa de amantes paulistas de futebol.
    Agora, será o fim do mundo (literalmente) que o time japonês ganhe o Mundial (como se não bastasse o Chelsea vencer a UCL e o Corinthians a Libertadores).

    Abraços.

    Bola Furada d'Or 2012: Segunda edição começa na escolha do pior gol perdido e maior vexame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patryck

      Não concordar com as regras de uma competição é direito de todos.
      Mas não reconhecer um legítimo ganhador de um torneio, não tem nada a ver com esporte, justiça e bom senso, mas apenas rivalidade irracional.
      O que é mais coerente, um time ser consagrado campeão mundial disputando um torneio com todos os campeões intercontinentais, ou considerar campeão mundial um time que ganhou uma partida entre o campeão sulamericano e o campeão europeu?
      No mundo todo este jogo chama-se Copa Intercontinental, no Brasil virou Mundial, vc concorda?

      Saudações, volte sempre.

      Excluir
  4. PORQUE CÚRINTIANO SÓ FALA BOSTA? PORQUE É UM CÚRINTIANO NÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo
      Vc é mais um Anti, recalcado, invejoso, que não sabe discutir e ofende pq não tem argumento.
      O seu raciocínio é........., ou melhor, vc não tem raciocínio.

      Excluir
    2. Porque o anti é tão invejoso, porque sera hem....

      Excluir
  5. Professor Fabio16/12/2012, 20:19

    Como tem gente que só critica o que o Time do Povo ganha... Mas não tem a mínima base, conhecimento e nem sabe escrever direito. Meu Deus, continuem assim enquanto nós continuamos a ser o MAIOR CLUBE DO BRASIL, O MAIS ORGANIZADO, O MAIS RENTÁVEL, O DE MELHOR ESTRUTURA E O MAIS INVEJADO...

    CORINTHIANS BI-CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES 2000/2012.

    ResponderExcluir
  6. Calem a boca seus antis imundos, pra pricípio de conversa o Corinthians foi o campeão nacional aquele ano, e o camepão nacional sendo que a cede do Mundial é no seu país, esse clube ira disputar o Mundial! É assim que os clubes japoneses vão pro Mundial, estudem mais um pouco pra não publicarem merda como a maioria dos antis iguinorantes e invejosos, não aceitam tambem..... Chupa seus ótarios

    ResponderExcluir
  7. Corinthians primeiro Campeão do Mundo!!! Podem chorar a vontade....

    ResponderExcluir
  8. Parabens aos seus cometários DR. Du vc realmente mostra que sabe de futebol, obrigada por defender nossa nação, abraço amigo... somos Bi Campeões Mundiais!!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Corinthiano diz que é campeão do Mundo de 2000 sendo que o CAMPEAO DA LIBERTADORES de 1999 que deveria estar nesse "Torneio de Verão" POR DIREITO, nao foi chamado, Por que será? e o tal "Campeao do mundo" de 2000 foi ELIMINADO pelo CAMPEAO DA LIBERTADORES DE 1999 E VICE DE 2000, Ou seja, pode entregar a taça pra noiz gambazada que a gente ira guardar no msm lugar onde fica os nossos vinte e tantos Paulistinhas que pra a gente tem o msm valor!! Saudações do 1º Campeao do Mundo (1951) seus BI-ELIMINADOS!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!
Lembramos que a sua opinião é válida, mas não quer dizer que concordamos com ela.